ApartamentoCasaDecoração

Os prós e contras de se morar em uma casa de planta livre

Por 11 de janeiro de 2017 4 Comments

Uma tendência que começou em meados dos anos 80 e continua firme e forte desde então, a planta livre, ou seja, a casa ou apartamento sem paredes de divisão interna, é uma opção para os mais moderninhos. O quarto, salas, cozinha, todos dividem um mesmo e único ambiente.

Sem dúvida, a opção de planta livre é muito bacana do ponto de vista do estilo e design, contudo, não é adequado para todo mundo devido a algumas de suas características. Por isso, se você também gosta desse tipo de casa, mas ainda tem suas dúvidas, pontuamos alguns prós e contras que podem ajudá-lo a avaliar se essa opção é adequada ou não para você.



Vale dizer que partimos do princípio que essa solução é mais adequada para solteiros ou um casal sem filhos, pois sabemos que as plantas livres não são lá muito ideais para grandes famílias.

Prós

Utilização eficiente de espaço

A planta livre é uma solução muito boa, principalmente para casas ou apartamentos pequenos. Estão aí as kitnets que não me deixam mentir! Diferentes áreas misturadas e coexistindo em um único espaço deixam lugar para diversas soluções que podem agradar a gregos e troianos.

1-sala-detalhes-vermelhos-modernos-planta-livre




foto: Wentworth Studio

Custos de construção

Se você é construtor, investidor ou só está procurando maneiras de baratear sua obra, a planta livre pode ser uma solução para você! Na ponta do lápis, o custo de paredes, tijolos, reboco, tinta, portas, ferragens, pode te surpreender. Além de economizar em materiais, você também começa a poupar trabalho a ser usado para a instalação desses elementos. A economia resultante pode ser usada ​​para atender outras necessidades.

2-sala-parede-tijolinho-industrial-planta-livre

foto: Elad Gonen Photography




Decoração descomplicada

O trabalho de decorar uma casa, com certeza, fica facilitado quando se decora um grande espaço ao invés de vários ambientes separados. Você não precisa pensar em diversas cores para várias paredes ou em um design diferente para cada quarto. Escolha um estilo para o todo e você já tem aí 70% do trabalho feito.

3-sala-cozinha-cinza-modernos-planta-livre

foto: Artistic Designs for Living

Contras

Privacidade limitada

Conforme já citado anteriormente, as casa de planta livre podem não ser uma solução muito boa para famílias devido a falta de privacidade. No entanto, solteiros e casais sem filhos também recebem visitas e isso pode ser um pouco estranho se você não tem lá muita intimidade com os seus hóspedes. Sem contar o barulho, pois como não há paredes, o som que se ouve em um lugar também será ouvido em qualquer outro lugar da casa.

4-sala-cozinha-modernos-planta-livre

foto: Finn – Veja mais detalhes aqui

Bagunça

Se você é uma pessoa bagunceira, a planta livre também não favorece sua casa. Qualquer baguncinha ficará a vista para quem quiser ver.

5-sala-quarto-feminino-planta-livre

foto: LABLstudio – Veja mais detalhes aqui

E você se adequaria a uma casa com planta livre?



  • Rafaella D’Avila

    Esqueceu da grande probabilidade do cheiro de gordura, fritura e comida da cozinha se espalhar pela casa inteira, é uma “delicia”! hehehehe

  • Patricia M. M. Duwe

    Acredito que este estilo de casa funcione melhor pra quem tem um estilo mais minimalista, quem tem muita muamba sempre precisa de um lugar pra esconder da visita!!! kkkkkkkkkkkkkkk

  • Patricia Fontana

    Adorei. Tive problemas na minha construção, perdi muito espaço na area da cozinha e resolvi deixar aberta para sala. Ai ja requer um investimento maior nos armarios, que precisam ser mais bonitos pra entrar em harmonia com a sala, e formar um ambiente agradavel. Simpatizei com a cor Coll pra os armarios, e gostaria de uma dica sobre qual cor de porta ficariam mais em sintonia, ipe, jequitiba ou curupixa?

Compartilhe com um amigo