CuriosidadesDecoração

4 erros de decoração muito comuns

Por 23 de setembro de 2016 11 Comments

Sabe quando a gente decora a nossa casa, faz tudo (ou acha que fez) aquilo que vemos em revista e blog, mas mesmo assim tem alguma coisa estranha? São detalhes, mas que no resultado final fazem toda a diferença. E para ninguém repita esses pequenos errinhos, listamos os 4 principais. Acredite, são detalhes que fazem sim toda a diferença!



1. Quadros pendurados muito baixos ou muito altos

quadros




Na verdade, não existe muito segredo na hora de pendurar o seu quadro na parede. De modo geral, os quadros devem ficar a uma altura padrão de 1,60m (altura medida do centro da peça até o chão). Essa distância permite que tanto pessoas baixas quantos altas tenham uma boa visualização das obras. Isso funciona também para vários quadros. Nesse caso, você deve considerar o centro como centro do conjunto das obras.

2. Ambientes mal iluminados

Iluminação

Quantos quartos, quantas salas e quantos home-offices que vocês já viram por aí e que são mal iluminados? Afinal de contas, quase todo mundo pensa que apenas uma lâmpada no meio do teto é o suficiente. Pois é… Na maioria das vezes, não é.

Esses ambientes deveriam ter pelo menos 3 pontos de luz! E isso não inclui aquela luz no meio do teto. O uso de iluminação indireta é mais do que desejável, o que implica o uso de luminárias, pendentes ou até spots apontados para paredes. Esqueça um pouco aquela lâmpada sem proteção no meio do seu teto.

Iluminação complementar, na altura dos olhos, como abajures, luminárias de chão, arandelas e etc, também são boas opções. Não tem nada mais bonito do que uma iluminação bem feita!

3. Excesso de cores neutras ou falta de cores vibrantes

cores

Todo mundo tem uma cor favorita. Então, por que a maioria das casa são brancas, bege ou off-white? Não que tenhamos nada contra as cores neutras, mas um pouquinho de colorido é essencial! Também não estamos sugerindo pra você sair pintando todas as paredes de azul turquesa e magenta…

Comece aos poucos e traga um pouco de cor aos seus ambientes no pequenos detalhes, como em algumas almofadas ou um tapete, quadros, vasos, plantas, enfim! Uma vez que você experimenta o mundo das cores, vai ver como a sua casavai ganhar vida.

4. Não utilizar tapetes

tapete

Eu juro que não entendo o descaso com os tapetes… Eles dão cor, aconchego, protegem seus pezinhos de pisos frios, demarcam ambientes e ainda ajudam na acústica dos cômodos! Taca-le o pau nos tapetes!



  • Patricia M. M. Duwe

    Sempre reneguei os tapetes, mas depois que arrumei dois cachorros comprei alguns pra deixar eles confortáveis, principalmente nos invernos, e percebi que fazem uma grande diferença na decoração da casa, tanto que comprei dois maiores recentemente, um pra sala e um pro quarto. Amo seu blog, as dicas são maravilhosas e estou aproveitando muito enquanto espero minha casinha ficar pronta!!!

    • Patrícia, obrigado por compartilhar sua experiência conosco e com os outros leitores do blog. E que legal que viu a diferença que alguns tapetes podem fazer na decoração. 🙂

  • Juliana Alves

    Tapetes são lindos e dão charme, mas você já pensou que algumas pessoas são alérgicas e simplesmente não pode tê-los? Então acho que uma decoração sem tapete não é necessariamente um erro;

    • Na verdade, no mercado já existe uma gama bem grande de tapetes anti-alérgicos… Contudo, decoração é uma questão de gosto e há quem deteste tapete… Nesse post a gente só tentou tratar do senso comum, mas não é uma regra! 🙂
      Um abraço!

      • Juliana Alves

        O que quis dizer é o acúmulo de poeiras, pois não é algo que se possa lavar todos os dias, e por mais que é passado aspirador, ainda assim fica passível a poeiras. Assim tb como cortinas de tecido.
        Subject: Re: New comment posted on 4 erros de decoração muito comuns

      • MariD

        Quando existir tapete que não fique com pêlo de animais, poeira, que não suje com coisas derrubadas nele, favor publiquem então. Só da trabalho ter tapete, não compensa a “beleza”.

      • Juliana Alves

        Eu gosto do seu blog e de suas matérias, não me entenda a mal por favor.

        • Juliana, sinta-se sempre à vontade para nos criticar. O debate educado é sempre bem-vindo. 🙂

    • Bruna

      Eu descobri há algumas semanas que tenho asma, sendo assim tive que me livrar de todos os meus tapetes. Senti uma melhora absurda sem eles. Então tapetes na minha casa são fora de cogitação.

      • Juliana Alves

        Pois é galera, isso que estou dizendo. Por mais que tapetes e cortinas sejam anti alergicos, eles não são anti-pós. Quem tem alergias mais graves, simplesmente não pode ter esses elementos em sua residência, por isso ele é não pode ser julgado como erro de decoração. Concordo que dão um charme a mais se vc os tiver, mas não é errado não ter.

  • Fabricia

    Bom tambem acredito que ambientes mal iluminados são um problema, a iluminacão certa dá vida ao ambiente, e concordo mais ainda que tapetes deixam a casa mais decorada e aconchegante.
    Quanto a alergia , tenho asma grave, e nunca deixei de ter tapetes. Toda a semana passo o aspirador e por ultimo lisoform . Ele mata os acaros e deixa tudo limpo.
    Ter uma casa arrumada demanda tempo, e principalmente vontade de ter um lar aconchegante! Ahh antes que me critiquem, trabalho fora, não tenho empregada, minha casa é grande e tenho um bebe de 4 meses”
    Amei a matéria!

Compartilhe com um amigo