Boas IdeiasDIY

Faça você mesmo: cesto de roupas

Por 28 de agosto de 2015 Sem comentários

Faz tempo que a gente não mostra um DIY (faça você mesmo) aqui no blog, não é mesmo? E eu não sei vocês, mas eu andei olhando preço de cesto de roupa por aí e quase caí pra trás. Um cesto bonitinho não é nada, nada barato! Por isso mesmo, resolvemos compartilhar essa ideia super bacana.

1-cesto-de-roupa

Você vai precisar de uma base de madeira. O mais legal é que você pode adaptar o tamanho do seu cesto para o tamanho que for conveniente. Portanto, na hora de escolher a base, leve isso em consideração. Essa aí da imagem tem 45cm de diâmetro. Para protegê-la, você pode envernizá-la da cor que gostar mais.

2-base-madeira

Depois da sua base pintada, você vai precisar dessas telas feitas em arame galvanizado. Elas podem ser soldadas em quadradinhos ou em retângulos, como na imagem. A quantidade de tela vai variar de acordo com tamanho da sua base e de quantos cestos você vai fazer. Só pra facilitar a sua vida, a fórmula para você calcular o perímetro do círculo é:

C= 2πR, onde R é a medida do raio da sua base.

3-tela-aramada

Com um alicate, corte a sua tela no tamanho e no comprimento necessário para envolver a sua base de madeira.

4-tela-aramada-base-madeira

Com o próprio arame da tela você consegue emendar um lado com o outro, em forma cilíndrica, como mostra a foto a seguir.

5-detalhe

Para prender o cilindro de tela na base, você precisa soltar a ultima fileira de tela e, em seguida, dobrá-la e grampeá-la na base de madeira. A imagem esclarece bastante este passo.

6-tela-aramada-base-madeira

E para o seu cesto de roupa ficar prático de levar de um lado para o outro, você pode colocar rodinhas. Uma dica: as rodinhas de silicone são mais caras, mas não riscam o seu piso.

7-tela-aramada-base-madeira-rodinhas

Na minha opinião, essa é o passo mais difícil do nosso DIY. Costurar um saco de pano para colocar dentro do cesto. Para isso, há algumas opções. Se você souber costurar, ótimo! Se você não souber, peça para alguém fazer ou saia em busca de um saco de pano prontinho.

8-saco-tecido

E aí não tem mais segredo, não é mesmo? Coloque o saco dentro do cesto e pronto! Se você conseguir confeccionar dois cestos, um pode ficar para roupas sujas e outro para roupas limpas, ou um para roupas brancas e outro para as coloridas: você escolhe.

9-cesto-de-roupa

A graça do seu cesto está no tipo e na estampa do tecido que você escolher. Tecidos rústicos e resistentes são uma ótima escolha, assim como linhos e tecidos de algodão.

10-cesto-de-roupa

via: The Picket Fence Project

Compartilhe com um amigo