DIY

Os vasinhos de cimento mais fofos que você já viu (DIY)

Por 22 de julho de 2014 Sem comentários

Não tem como negar que esses vasinhos de cimento são enfeites alegres e perfeitos para qualquer casa ou jardim! Os moldes são feitos de material reciclável, garrafas pet, e a mistura de cimento e areia (famosas multimassas) não é nem um pouco cara. Você pode escolher a planta que achar melhor, mas as suculentas deram um charme todo especial ao nosso exemplo. Então, curioso para saber como fazer esses vasinhos?

Passo 1: separe tudo o que você vai precisar

vasinhos de cimento-materiais

Para o molde:

– garrafa plástica;
– uma caneta marcador;
– tesoura e estilete;
– fita adesiva;
– canudinho;
– óleo ou vaselina para untar o molde.

Para a mistura da multimassa:

– Multimassa;
– luvas para proteger suas mãos;
– um recipiente onde você possa misturar essa massa;
– água;
– alguma coisa para você mexer a massa.

Se você não achar a multimassa pronta, dá pra fazer com cimento e areia. Algumas lojas até vendem meio saco de cimento e sacos de areia, que custam, geralmente, menos de R$20,00.

Em um recipiente apropriado, misture uma parte de cimento para uma a duas partes de areia. Adicione água aos pouquinhos, sempre misturando, até ficar uma pasta não muito dura nem muito líquida. Se jogar água de uma vez só, pode passar do ponto e deixar a massa muito líquida.

Para o acabamento:

– tinta (acho que a caneta marcador também funciona);
– pincel;
– terra para plantar;
– plantas.

Passo 2: corte as peças para o seu molde

vasinhos de cimento-materiais-2

Se você quiser fazer a gambiarra acima para marcar seu molde, é só prender um clip em um imã forte e colá-lo na geladeira. Em seguida, é só rodar a garrafa que a linha sairá perfeita! Mas se sua mão for firme, você pode fazer isso a mão livre mesmo.

vasinhos de cimento-2

Depois de marcada, comece a cortar a garrafa com o estilete e depois termine com a tesoura. Em seguida, retire o bico da ponta ponta da garrafa, conforme indicado na foto.

vasinhos de cimento-3

Corte, então, uma tira que seja mais ou menos um dedo mais baixa do que a parte da ponta que você cortou.

Passo 3: monte o seu molde

vasinhos de cimento-4

Enrole a tira até que se encaixe no furo menor do seu molde. Deixe a tira desenrolar para que fique do tamanho desse buraco menor e, em seguida, cole com fita adesiva.

vasinhos de cimento-5

Repare que a tira não passa da altura do buraco maior. Ali vai ser o fundo do seu vaso.

vasinhos de cimento-6

Agora, passe a fita adesiva em todo o cilindro que a tira formou e feche o fundo, como mostra a figura.

vasinhos de cimento-7

Faça um furinho e passe o canudo por ali. Esse furinho vai ser o dreno, para que a água não de acumule dentro do vaso. Agora, unte bem o seu molde na parte onde você vai colocar a mistura de cimento.

Passo 4: misture a multimassa e transfira para dentro do molde

vasinhos de cimento-8

Você não vai precisar do saco todo de multimassa, contudo, olhe na instrução do produto a quantidade de água a ser utilizada para a sua mistura. Você pode misturar tudo isso em um balde com a ajuda de uma pazinha de jardim. Coloque a massa aos poucos no molde, dando leve batidinhas para evitar as bolhas de ar (exatamente como você faz com a forma com massa de bolo). Lembre-se das luvas, pois o cimento acaba com as mãos!

vasinhos de cimento-9

Deixe o cimento secar conforme diz a embalagem. Se você usou a mistura de cimento e areia, deixe secar por 24h. Durante a secagem, você pode borrifar um pouco de água, para a cura dessa massa. Depois de retirar os vasinhos do molde, coloque-os em uma mistura de água e vinagre do dia para a noite, para neutralizar a mistura.

Veja se o fundo do seu vasinho vai ficar bem nivelado.

Passo 5: acabamento

vasinhos de cimento-10

Pinte as carinhas com a tinta ou desenhe com sua caneta marcador.

vasinhos de cimento-11

Encha com terra e plante a plantinha que você escolheu para o cabelinho! 🙂

vasinhos de cimento-1

Vale lembrar que os vasos de cimento são muito permeáveis e a terra fica, portanto, mais seca nestes recipientes do que em vasos de barro, por exemplo. Então, você pode impermeabilizar o interior do vasinho com verniz, tinta acrílica ou qualquer outra coisa que tiver em casa. Se for plantar algum tipo de cactus, não precisa impermeabilizar, pois eles toleram bem a terra mais seca.

via Instructables