Os prós e contras do piso de cimento queimado

13 de novembro de 2013 Casa, Decoração

Depois do nosso artigo 20 imagens para você amar o piso de cimento queimado, ficou bastante claro como amamos esse tipo de piso. No entanto, como bem sabemos, nada nessa vida é feito só de maravilhas, não é? Por isso, resolvemos ser justos e listar os prós e também os contras desse material que gostamos tanto.



As coisas boas!

cozinhas-criativas-12




foto: Abramson Teiger

Esse piso é muito durável e bastante resistente: é bem difícil danificá-lo. Assim, você não precisa se preocupar com o salto agulha do seu sapato, com as unhas do seu cachorro ou até com o arrastar de cadeiras e mesas pra lá e pra cá, pois, a não ser que o pé dos seus móveis seja de diamante, é praticamente impossível arranhar sua superfície com nossas atividade diárias.

cimento-queimado-1

foto: Lovely Life

A utilização deste tipo de piso gera menos resíduo durante a obra, afinal de contas, para assentar qualquer piso de qualquer material, o contrapiso precisa ser executado de qualquer maneira. E o piso de cimento queimado não é nada além do próprio contrapiso desempenado.

tons-pastel-4

foto: Bemz

A manutenção dele é bem fácil. Normalmente, passa-se uma cera líquida a cada 5 meses mais ou menos. No dia-a-dia, água com algum detergente neutro já é mais do que suficiente.

Loft eclético

foto: Ecletic Trends




Se você cuidar direito do seu piso, ele durará, provavelmente, para sempre. Tudo o que você precisa é encerá-lo duas ou três vezes por ano, pois assim você protege a superfície, deixando-o sempre com cara de novinho.

cimento-queimado-2

foto: Hufft Projects

Caso você tenha optado, inicialmente, por piso de cimento queimado, mas depois decida colocar outra coisa em um lugar ou outro, você só vai precisar instalar o outro piso por cima desse, pois, como já dissemos, ele não é nada mais nada menos que o próprio contrapiso. Ele te dá a liberdade para escolher quaisquer outros pisos, já que você parte de uma superfície extremamente versátil e que aceita praticamente tudo.

E vale lembrar que o piso não precisa se limitar somente ao cinza. Há uma infinidade de cores que você pode escolher para o cimento queimado.

As coisas não tão boas!

cimento-queimado-21

foto: David Churchill

Dificilmente você vai ter esse problema com um piso de cimento bem feito, no entanto, se ele não for devidamente selado e polido, você vai ter um pouco de dor de cabeça. O cimentado é extremamente poroso, o que quer dizer que vai manchar se você derramar alguma coisa nele. O líquido penetra nos poros do piso e, dependendo da frequência com que isso acontece, podem aparecer mais do que simples manchas de umidade, como fissuras e trincas.

cimento-queimado-15

foto: EMC Arquitectura

É um piso muito duro e frio e isso pode causar um certo desconforto, principalmente em dias frios. Tapetes minimizam esse problema, mas se você não gosta deles, o recomendável é um piso mais confortável ao toque, como os pisos laminados ou os de madeira.



  • Vicky

    Oi.
    Eu adoro cimento queimado e estou pensando em coloca-lo no meu apartamento novo, mas tenho achado muito dificil encontrar alguém de confiança para faze-lo. Só vejo grandes empresas com “produtos próprios” e um custo altíssimo – a ponto de um porcelanato que imita cimento queimado sair mais em conta. Se vocês pudessem dar dicas de pessoas que executam esse tipo de pios ia ser bem bacana, é o tipo de coisa que é dificil achar em blogs e sites.

    Obrigada

    • limaonagua

      Olá Vicky, tudo bem?

      Nós também temos a mesma dificuldade que está enfrentando. Realmente, é muito difícil encontrar um profissional de confiança e já procuramos por alguns em nossa cidade, especificamente para o assunto cimento queimado. Infelizmente, no momento, não é possível fazer nenhuma recomendação.

      No entanto, caso surjam nomes, entraremos em contato.

      Abs,

      Breno

    • Matheus

      Olá Vicky, é realmente difícil encontrar profissionais que executam tais serviços, por alguns motivos.
      1. Mão de obra – A mão de obra para este tipo de serviço é altamente especializada, portanto um pedreiro que trabalha dificilmente terá conhecimento de tal serviço.
      2. Maquinário – As maquinas para realizar o cimento são caras. É necessário uma empresa possuir tais equipamentos, ou no caso de um pedreiro que trabalha por conta teria que alugar o equipamento e como disse acima, saber como trabalhar com tal equipamento.

      A dificuldade em se encontrar uma empresa é por causa de dois motivos: metragem e localidade. Muitas empresas não teriam beneficio algum em deslocar uma equipe inteira para realizar 100 m2 quando eles poderiam realizar 1000 m2 no mesmo dia.

  • Anna

    É possível ter piso de cimento queimado em cima de outro piso? T

    • Matheus

      Olá Anna, pode sim, mas, não é recomendado. Pode haver trincas e fissuras que podem comprometer todo seu piso. O barato pode sair caro.

  • Alessandra Caruso

    oi, tudo bem, pode me ajudar, vou colocar cimento queimado na minha cozinha e não sei como fazer o roda pé,
    Alessandra Caruso

    • Oi Alessandra,

      Dá para fazer do próprio cimento, ou você pode comprar rodapés prontos, como os de PVC.

      Espero ter ajudado.

    • Matheus

      Olá Alessandra, eu não indico cimento queimado na cozinha por causa do fator: ASSEPSIA.
      Cimento queimado é indicado para sala de jantar e sala de TV.

  • Tou pensando em arrancar toda a cerâmica (velha e detonada) duma casa que tou pra alugar e largar cimento queimado nela. A dúvida é em relação ao custo que isso vai gerar e se o locatário vai concordar, porque nem todo mundo tem gosto pra isso, né? O bom é que depois pode meter qualquer coisa por cima, desde cerâmica até mesmo um laminado. A dúvida persiste, mas gostei demais do seu artigo! @limaonagua:disqus

  • Octavio

    Olá, preciso de um piso provisório. Estou pensando em cimento queimado. Posso assentar porcelanato no cimento queimado quando for fazer o acabamento definitivo?

Compartilhe com um amigo