Ambientes PequenosBoas IdeiasDecoração

Dicas para sua casa parecer maior

Por 16 de maio de 2013 Sem comentários

Não é segredo para ninguém que muita gente está vivendo em espaços cada vez menores. A popularidade dos nossos posts sobre pequenos espaços confirma a tendência. E quem mora em um ambiente com restrição de espaço sabe que não é fácil. Não importa se você foi para um apartamento na cidade ou se simplesmente decidiu ir para uma casa menor, existem desafios que são comuns a todos os ambientes pequenos, como onde guardar todas as suas coisas, onde acomodar suas visitas ou simplesmente ter um quarto para você sentar e respirar sem se sentir confinado.

Quando não tem mais jeito e estamos realmente morando em um microapartamento, dicas para fazer nossa casinha parecer uma casona tornam-se valiosas. A seguir, veja algumas que podem te ajudar.

Cores claras

Arquitetos e decoradores vêm dizendo isso há muito tempo, pisos claros podem fazer o seu lar parecer mais espaçoso e arejado. É que nem na moda, sabe? Uma roupa escura não emagrece? Não faz você parecer mais esbelta? Só que em uma casa, a maioria das pessoas não quer esse mesmo efeito, não é?

Se mudar a cor do ambiente vai lhe custar muito dinheiro, como trocar todo o seu piso, por exemplo , um tapete bem bonito e claro já faz muita diferença. É uma alternativa simples, principalmente para aqueles que moram em casas alugadas.

Sala-pequena-1

foto: Houzz

Sala-pequena-2

foto: Hélène Dabrowski

Quarto-pequeno-1

foto: Funished by Anna

Transparências

Todos nós sabemos que um móvel muito grande para o ambiente faz com que ele pareça muito menor do que ele realmente é. Se a sua mobília pudesse fazer o contrário disso e, ao invés de atolar o ambiente, ela parecesse nem existir? Isso foi um exagero, mas ajuda a entender que mobília translúcida pode ser uma ótima opção para sua decoração sem pesar no resultado final.

Moveis-transparentes-1

foto: Holly Polgreen – Carlyn and Company

Moveis-transparentes-3

foto: Andrea May

Moveis-transparentes-2

foto: Vanillawood

Multiutilidade

Móveis multiuso são uma das melhores opções para o seu pequeno espaço. São mais caros que os normais sim, porém considere o espaço que você economiza quando tem uma escrivaninha/mesa de jantar ou quem sabe uma cama que guarda coisas dentro. Veja algumas ideias em nossa seção: mobiliário.

Moveis-multiuso-1

foto: Mascheroni Construction

Moveis-multiuso-3

foto: Younes Design

Moveis-multiuso-2

foto: Matroshka Furniture

Pé direito mais alto

Além do seu espaço ser pequeno o seu pé direito é baixo? Um pouco de tinta pode te ajudar nessa questão! Uma das soluções é pintar o teto com um tom um pouco mais claro que suas paredes ou faça uma borda de uns 10cm ou 15cm no teto em volta de todo o ambiente e use a mesma cor das paredes. Essa borda chama a atenção do olho para cima, da parede para o teto, criando a ilusão de um teto mais alto.

Também evite luminárias pendentes do teto, isso acentua o pé-direito baixo. Escolha, portanto, as embutidas.

Teto-baixo-1

foto: Homedit

A foto acima mostra como um teto baixo consegue “diminuir” até um ambiente grande. Por isso, todo cuidado é pouco.

Teto-baixo-2

foto: Freshome

Teto-baixo-3

foto: Inhabitat

Compartilhe com um amigo