Ambientes PequenosCasaDecoraçãoSala

Como decorar uma sala pequena, estreita e com um sofá um pouco grande para esse tipo de ambiente

Por 20 de abril de 2017 5 Comments

Quando o assunto é sala pequena, os desafios de decoração não fazem jus ao seu tamanho… Encontrar o equilíbrio entre conforto e estilo não é tão simples quando lidamos com um layout tão específico: estreito e com restrição de espaço. Normalmente não temos muitas escolhas e nossa cabeça precisa trabalhar dentro desse pequeno universo de possibilidades. O post de hoje vai explorar e trazer algumas soluções para o problema de uma leitora do blog, como sua pequena sala.



A história é que a nossa leitora morava em um apartamento alugado e com a chegada do seu bebê comprou uma casa. O problema é que a sala da nova casa não é apenas menor do que a sala do apartamento, mas também é integrada à cozinha. Se os desafios parassem por aqui… O maior problema é que ela tem um sofá de 2,40 metros de comprimento, e ela gostaria muito de não precisar se desfazer deste móvel. Outra sugestão dada por ela é tentar transformar a bancada que fica entre a sala e a cozinha em uma espécie de mesa de jantar.

Como o bebê vem por aí, o ideal é que a sala seja a prova de bebês. Sem mesas de centro nem nada que o bebê possa puxar, cair, bater…

Pelas fotos que ela nos enviou, a casa ainda não está 100% pronta, ou seja, uma tela em branco mesmo.

Casa em construção - 01




Casa em construção - 02

Casa em construção - 03

Casa em construção - 04

Casa em construção - 05

Depois de desenhada a planta, chegava a temida hora de encontrar um espaço conveniente para o sofá. Como o sofá era bem comprido e a sala um pouco estreita, colocá-lo de outra maneira que não fosse longitudinalmente na sala era impossível, a não ser que uma passagem de mais ou menos 45 cm fosse conveniente para qualquer casa do mundo cujo morador não é a Kate Moss… Pois é, precisamos de mais espaço para circular.

planta-cotas

Sendo assim, a gente precisava delimitar as circulações e ver onde a TV poderia ficar melhor. Sobram 2 paredes livres, uma oposta à parede da porta de entrada e outra perpendicular a esta. Mas como o sofá só cabe longitudinalmente e é preferível que os sofás fiquem de frente para as TVs, resolvemos testar a TV na parede “maior”.

Com isso, precisávamos deixar um espaço para a porta de entrada abrir sem bater no sofá – esse espaço de circulação deve ter no mínimo 70 cm, para que fique uma passagem confortável, mas, nesse caso, o espaço de abertura da porta que ditou essa largura.

planta-setas

Agora, restava-nos ver a largura do sofá e a largura que o rack da TV poderia ter.

planta

Para salas estreitas, a regra número um é substituir a mesa de centro por uma mesinha lateral. No caso da nossa amiga, a gente matou dois coelhos com uma cajadada só. A nossa mesinha lateral é constituída de dois banquinhos, ou seja, se chegar mais gente, não vai faltar lugar para sentar. O bacana da mesinha lateral é que ela não fica no meio do caminho, como uma mesa de centro, e é super útil para apoiar objetos como controle remoto, copo de água, mamadeira e etc.

1-sala-cozinha-americana-cores

O rack tem portas de correr, nada aberto ou com prateleiras. Os receptores de TV, Blue-Ray, ou seja, essa aparelhagem toda (bagunça), podem ficar dentro, se preferir. Só é preciso abrir a porta na hora de usar, se não o controle remoto não funciona. Deixamos um espaço perto da parte arredondada do rack com um cesto, que pode servir pra guardar brinquedos, almofadas, mantas, revistas, enfim, o que você preferir. Ou você pode usar esse espaço para guardar os banquinhos também!

2-sala-cozinha-americana-cores

A ideia era ter um ambiente claro e alegre, com toques de cores vibrantes, mas que fossem aconchegantes ao mesmo tempo. A madeira é um elemento muito importante para deixar tudo mais aconchegante, junto com a iluminação.

3-sala-cozinha-americana-cores

A cozinha foi escolhida para ser divertida. Usar de cores e materiais especiais, como a tinta lousa, ajudou a atingir esse objetivo. Uma ideia legal para a mesa-bancada é que parte de tampo possa dobrar pra baixo quando não estiver sendo usada, pois espaço aqui vale ouro.

4-sala-cozinha-americana-cores

5-sala-cozinha-americana-cores

Quer mais dicas e ideias para salas estreitas? Clique aqui e aqui.



  • Paula

    Amei! Amei!! Amei!!! Debora, você é talentosíssima, muito criativa!!!

    • 🙂 Obrigada, Paula! Fico feliz que tenha gostado! 🙂

      • Talize

        Ola… eu gostaria de saber onde encontro dicas para concertar a decoracao da sala, pois comprei um sofa muito grande e ficou desproporcional….

  • Jamile Rosa

    Adorei as dicas,e preciso de um socorro. Estou construindo mas errei um “pouquinho” nos cálculos e me sobraram somente 2,50 x 4,40 para sala, bancada de refeição rápida (1,10 de comprimento) e sala de jantar (obs: as entradas da sala e da cozinha estão aqui, então preciso reservar espaço para circulação) poderiam me dar ideias? Segue a foto da ideia que tive mas ainda estou perdida.

Compartilhe com um amigo