Como decorar quarto pequeno

2 de abril de 2013 Ambientes Pequenos, Casa, Decoração, Quarto

Se você acha que o seu quarto não tem estilo pelo simples fato de ser muito pequeno e por causa disso acha que não pode por muita coisa, devido a falta de espaço, você deveria repensar os seus conceitos. Seu quarto tem mais espaço do que você pensa para guardar suas coisas e ainda sobra lugar para uma corzinha aqui ou uma boberinha ali, para deixá-lo com a sua cara.

Estantes, armários embutidos e prateleiras podem fazer milagre. Cama-baú ou com gavetas, camas sobre plataformas que podem armazenar sapatos, colchas, cobertores e até livros, economizam espaço. Economia de espaço não significa falta de estilo. Quartos pequenos podem ser muito bonitos e confortáveis e cheios de lugares para as suas coisas. Vamos ver?

cama-bau cama-confinada

quarto-pequeno

1. Cuidado com o tamanho da sua cama

Dependendo do tamanho do seu quarto, sua cama muito provavelmente será o ponto focal. Se sua cama for muito grande, você vai se sentir sufocado e desconfortável. Considere ter uma cama menor, assim como mesinhas de cabeceira e demais itens de decoração, na mesma proporção.

Na maioria das vezes, a culpa pela falta de espaço nos quartos é a cama muito grande. Contudo, se você não pode comprar uma cama nova, lembre-se que há muito espaço debaixo dela para guardar suas coisas. Você pode elevar um pouquinho a sua cama antiga instalando rodinhas nos pés dela. Assim, fica mais fácil colocar caixas ou cestos embaixo para as suas coisas. Você é habilidoso com ferramentas? Faça a sua cama. Camas de pallets com rodinhas funcionam super bem.

cama-pequena cama-pallet

cama-papelao

2. Aproveite os espaços verticais e em volta da cama

O maior desafio dos quartos pequenos é como ter onde guardar as coisas e expor objetos decorativos ao mesmo tempo. E é aí que entram as prateleiras, os armários embutidos, as estantes, as mesinhas de cabeceira e etc.

Móveis planejados são uma ótima opção, porém costumam custar caro. Por isso, se essa for a sua opção, planeje muito bem, pois não há nada mais frustante do que um armário mal planejado.

Veja a metragem útil de parede que você tem. Com essa medida fica mais fácil enxergar o quanto você pode projetar para fora da parede. Opte por mobília com linhas retas, já que as curvas tendem a ocupar mais espaço.

cama-armario cama-prateleiras

cama-display

3.Deixe a luz entrar

Você pode achar bobagem, mas deixar a luz natural entrar faz com que um ambiente pareça muito maior. Ela adiciona instantaneamente espaço visual. Então, nada de janela fechada, cortinas muito pesadas: nada de escuridão. Você tem um espacinho perto da sua janela? Já pensou naqueles bancos que a gente guarda coisas dentro? Além de você aproveitar a vista da sua janela, você ainda pode guardar coisas como mantas, cobertores ou até aqueles livros que você não usa mais.

cama-luz-natural-01 cama-luz-natural-02

cama-luz-natural-3

4.Cuidado com as cores

Cores escuras, em um ambiente pequeno, podem fazer com o seu quarto pareça uma caverna. Se você gosta de cores escuras, use-as nos detalhes, como almofadas, tapetes e roupas de cama. Deixe as paredes e o teto com cores claras, que ajudam a dar uma sensação de espaço maior.

quarto-cores-01 quarto-cores-02

quarto-cores-3

5.Crie um ponto focal

Se você tem um quadro ou um pôster que você goste coloque-o na cabeceira da sua cama. Isso traz o olhar para esse ponto, tirando a atenção do resto do quarto. Ou ainda, se você tem uma cômoda bonita, dê cor a ela. Você pode colocar um vaso bonito em cima dela, por exemplo. Isso também tira a atenção do resto do quarto. Use sua imaginação para acentuar o que há de positivo no seu ambiente e tire a atenção do quão pequeno ele é.

ponto-focal-1 ponto-focal-2

quarto-ponto-focal-3

Seu quarto tem mais potencial do que você pensa. Para isso, basta aprender a olhá-lo de outra maneira. Você não precisa utilizar todas as dicas de uma vez. Tire proveito daquelas que te agradam. Não é tão difícil se acostumar com um espaço pequeno se ele estiver agradável aos olhos.

Com o tempo, aprendemos que, às vezes, o menos é mais.

  • Marta

    Perfeitos!!

    • http://Website samanta

      uma bosta

  • http://re_dias05@hotmail.com renata dias batista

    adorei são perfeitos

  • elisabeth braga martins

    Eu amei, todos os quartos, tem uma decoração linda! Voces estão de parabéns!!!!

  • Gigi

    Amei perfect !!!!!!

Não perca nenhuma atualização! INSCREVA-SE