Ambientes PequenosDecoração

Arquitetos renomados dão dicas pra quem quer decorar uma casa pequena

Por 30 de setembro de 2016 Sem comentários

Você mora em uma casa ou apartamento pequeno e um arquiteto ou decorador não cabem em seu orçamento? Pois o limaonagua entrou em contato com renomados arquitetos que gentilmente compartilharam sua experiência conosco. São informações valiosas, que podem melhorar significativamente a qualidade de vida de quem vive em uma casa pequena. O mais importante: é de graça! Então, faça bom proveito.

Fizemos a alguns escritórios de arquitetura a seguinte pergunta: se você tivesse que dar uma dica para uma pessoa que vai morar em um espaço pequeno, qual seria ela?

BEP arquitetos

2-BEP-Apartamento-38m2-studio

Uma boa marcenaria!

Uma marcenaria bem feita aproveita cada centímetro do seu apartamento. Essa é a maior vantagem deste serviço. As demandas que mais chegam até nós, profissionais, são: guarda-roupa grande e mais espaço para guardar utensílios de cozinha. Pensando nisso, nasce o projeto de marcenaria.

Outra dica boa é não utilizar muitos padrões de madeira e escolher até três tons. Assim, é mais fácil criar ambientes harmônicos e aproveitar as peças em MDF.

1-BEP-Apartamento-38m2-sala-tv

Neste projeto, elegemos o destaque com o verde-limão em contraste com o cinza e o tom amadeirado. Optamos também pelo armário com portas de abrir que, além de ocupar 7cm a menos do que o armário com portas de correr, é mais barato, pois não inclui os trilhos.

Os detalhes fazem a diferença! Os puxadores estão cada vez mais camuflados na marcenaria, eles vêm no formato cava ou apenas um perfil em alumínio discreto.

3-BEP-Apartamento-38m2-sala-cozinha-americana

4-BEP-Apartamento-38m2-quarto

5-BEP-Apartamento-38m2-estante-sala

6-BEP-Apartamento-38m2-sala-de-jantar

site: BEP Arquitetos Associados
contato: (61) 3367-6162
instagram: @beparquitetos

 

Brunete Fraccaroli

3-Brunete-Fraccaroli-sala-tv-giratoria-a

A iluminação é um fator decisivo ao bom uso de espaços pequenos e a luz natural é a melhor opção

A primeira dica é o bom aproveitamento dos espaços, com móveis versáteis e, quando possível, ambientes integrados.

A iluminação também é um fator decisivo ao bom uso de espaços pequenos. A luz natural é sempre a melhor opção, porém, quando o ambiente não puder abrigá-la, focos de luz artificial ajudam a destacar certos espaços ou objetos e assim melhor distribuir o projeto.

Além dessas dicas, outros “truques” para melhor aproveitar estes ambientes é o uso de espelhos, que dão a sensação de amplitude, e de outros objetos específicos no décor. O tapete é um deles. O uso de um grande tapete retangular que envolva algum cômodo, como a sala de estar, também pode proporcionar o efeito desejado. Algumas estampas, como as quadriculadas, podem dar um efeito “ilusório” que é interessante para a ampliação dos projetos.

1-Brunete Fraccaroli-sala-tv-giratoria

2-Brunete Fraccaroli-painel-tv-giratoria

4-Brunete Fraccaroli-sala

5-Brunete Fraccaroli-sala-home-office

6-Brunete Fraccaroli-detalhe-cadeira

7-Brunete Fraccaroli-detalhe-mesinha

8-Brunete Fraccaroli-detalhe-estante

9-Brunete Fraccaroli-quarto-armário-espelhado

10-Brunete Fraccaroli-cozinha

11-Brunete Fraccaroli-banheiro

12-Brunete Fraccaroli-banheiro-amarelo

site: Brunete Fraccaroli
contato: (11) 3885-8309 – brunete@brunetefraccaroli.com.br
twitter: @bfraccaroli

 

Letícia Sá Arquitetos

1-Leticia-Sá-sala-cozinha-industrial-criativo

Móveis multifuncionais são essenciais

Neste projeto, por exemplo, pensando em quem gosta de receber amigos e familiares, mas dispõe de pouco espaço em casa, a equipe do Letícia Sá Arquitetos criou um armário de nichos que comporta 4 cadeiras de maneira surpreendente.

As cadeiras ficam encaixadas na estante como objetos de decoração. Os espaços entre elas se tornam nichos para objetos, livros, porta-retratos… Com a vantagem de não terem que ser removidos quando as cadeiras forem ser utilizadas.

As cadeiras foram projetadas pelo escritório e executadas por serralheiro, em ferro pintado em tom de vermelho “Coca-cola”, que ganha destaque na laca cinza chumbo do móvel.

Além dos nichos multiuso, o módulo superior do armário possui portas com sistema fecho-toque e prateleira interna.

2-Leticia-Sá-detalhe-cadeiras-estante

 

Yamagata Arquitetura

3-Yamagata-Loft-80m2-cozinha-quarto

Pesquisar os móveis com as proporções corretas é importantíssimo!

Acreditamos que o espaço reduzido seja mais desafiador, pois temos que ter móveis e ambientes mais versáteis, assumindo mais de uma função sem deixar de ser bacana, bonito e acolhedor, afinal isso é obrigação.

1-Yamagata-estudio-sala

2a-Yamagata-studio-quarto-detalhes

3a-Yamagata-estudio-banheiro-estante

Quando possível, aproveite o espaço vertical

Este projeto, o Studio 01 – Casa cor rio 2012, é supercompacto e segue a tendência dos grandes centros urbanos de apartamentos cada vez menores. Tiramos partido da altura (pé direito com 4,3m) para implantar 3 níveis. No primeiro, colocamos a sala de estar/tv, no segundo, a circulação e 2 grandes torres de armários, ocupando todo o espaço vertical, e no terceiro nível, pendurado por uma lâmina de vidro, está o mezanino de 7m² com a suíte. Destaque para a escada, tipo “santos dumont”, que dá acesso ao mezanino e ainda serve de estante para livros e objetos. Projeto vencedor do prêmio o Globo/Casacor Rio de melhor aproveitamento de espaço.

1-Yamagata-apartamento-sala-cozinha-americana

2a-Yamagata-apartamento-banheiro-pequeno

3a-Yamagata-apartamento-pequeno-quarto

4a-Yamagata-apartamento-cozinha-lavabo

Este apartamento foi projetado para um casal. Inicialmente, o apartamento contava com 2 quartos, sendo uma suíte, banheiro social, cozinha americana, sala e varanda. Após a reforma, conseguimos reorganizar os espaços e o apartamento passou a ter 2 suítes e 1 lavabo.

Para integrar mais os espaços optamos por uma paleta de cores neutra, utilizando o mesmo revestimento (mármore travertino romano bruto) em todo o apartamento. Os móveis foram cuidadosamente escolhidos para que oferecessem o conforto necessário. A escolha dos móveis foi muito feliz, pois, com o layout proposto, conseguimos dimensões que não são comuns em apartamentos pequenos (este apartamento tem área total 65m²). O sofá, por exemplo, tem 280cm x 90cm, a mesa de jantar 180cm x 90cm. Finalmente, para dar maior conforto e a versatilidade necessária, optamos por colocar poltronas na mesa de jantar que podem migrar para a sala de estar em algumas ocasiões.

site: Projeto: Paloma Yamagata e Bruno Rangel
site:
Yamagata Arquitetura
contato: (21) 3603-2430 ou (21) 3603-1868 – contato@yamagataarquitetura.com.br
instagram: @yamagataarq
facebook: www.facebook.com/yamagataarq
fotos: mca estudio

Ana Maria Coelho, Felipe Karam e Selma Milaré Rubim

05-apartamento-pequeno

Invista em móveis planejados

Morar em espaços compactos é possível sim, mas requer uma dose extra de planejamento, objetividade para determinar as prioridades e muita criatividade! Um bom projeto de interiores é fundamental para o resultado final. Setorizar funções, aproveitar os espaços, criar recursos que facilitem a dinâmica no dia-a-dia são aspectos muito importantes. Tudo isso aliado a recursos como cores, superfícies refletivas, texturas, iluminação e mobiliário planejado podem gerar projetos surpreendentes.

03-banheiro-pequeno

Neste apartamento, de apenas 32m², os arquitetos utilizaram todos estes recursos. O pequeno studio contempla cozinha com ilha e espaço para refeição; living com TV 65 polegadas, que pode ser assistida de qualquer ponto do apartamento; quarto com cama de casal e banheiro com espaço para ducha e banheira separados.

02-studio-moderno

A marcenaria sob medida e multifuncional da bancada com nichos fez a divisão dos ambientes cozinha, living e quarto, criando espaço para o bar e utilitários na área da cozinha. Também serve de móvel de apoio e cabeceira para o quarto.

01-quarto-apartamento-pequeno

Lançar mão de uma estante com profundidade reduzida explorando o pé direito, também é um recurso extremamente eficaz para guardar livros, coleções, adornos e criar espaço para a TV de tela curva, sem interferir na circulação.

Para finalizar, acabamentos que facilitem a limpeza e praticidade no dia-a-dia sem deixar de lado o conforto e a beleza. Assim, piso vinílico foi utilizado em toda área do apartamento, com exceção do banheiro.

site: Selma Rubim
contato: (19) 99702-7247 – selma@selmarubim.com.br

Compartilhe com um amigo