Aprenda a fazer uma decoração aconchegante com estilo escandinavo

12 de dezembro de 2013 Casa, Decoração

Poucos estilos de decoração conseguirão combinar simplicidade e personalidade ao aconchego tão bem quanto o estilo escandinavo. Digamos que é um estilo com muito estilo! A grande característica da decoração escandinava é que ela parece estar mais próxima de nós, seres humanos comuns, diferente de outros estilos de decoração, cujo resultado é um ambiente lindo, pronto para aparecer em uma capa de revista, mas tão distante da realidade de muita gente. Por isso, todos temos muito a aprender com a decoração escandinava.

Hoje, vamos apresentar uma graciosa casa, que foi decorada seguindo as diretrizes do estilo escandinavo. Com ela, vamos aprender o que é importante para deixar o seu ambiente mais agradável e simples.



casa-sueca-01




A primeira coisa que devemos ficar atentos é à paleta de cores. Os ambientes são leves e agradáveis porque o branco e cores neutras, como o cinza e o nude, são predominantes nesse tipo de ambiente. Por isso, tudo é muito tranquilo e calmo.

No entanto, sabemos que muito branco pode deixar um ambiente muito frio com aquela cara de hospital. O estilo escandinavo quebra essa monotonia com pequenos toques de colorido. Observe nas fotos de todos os ambientes desta casa como há sempre detalhes coloridos. Às vezes, cores de destaque estão em pequenos objetos como copos, canecas e saleiros, outras vezes, estão um pouco mais presentes, como em almofadas, quadros e até em algumas paredes.

casa-sueca-02

A paleta de cores ganha mais vida com a iluminação natural.

casa-sueca-03

Os pequenos detalhes são muito importantes e podem fazer toda a diferença. Em todos os ambientes da casa encontraremos esse tipo de detalhe. Na sala abaixo, por exemplo, há dois bonequinhos em cima do quadro amarelo e na cozinha que aparece em seguida, há simpáticos penduricalhos na janela.

casa-sueca-04

casa-sueca-05

casa-sueca-06

A utilização de materiais naturais são outros elementos usados para contrabalançar a frieza das cores neutras. Madeira, lã, linho e pedras são muitos comuns. Logo abaixo, podemos observar o vime na despensa da cozinha.

casa-sueca-07

casa-sueca-08

casa-sueca-09

casa-sueca-10

Plantas também são muito importantes. Elas são outro pedaço da equação do aconchego e alegria. Assim, aparecem em grande parte dos ambientes da casa. Como podem perceber, nem o banheiro escapou.

casa-sueca-11

casa-sueca-12

casa-sueca-13

casa-sueca-14

casa-sueca-15

Uma coisa muito importante e talvez o maior desafio para muitas pessoas é a organização. A simplicidade deste estilo de decoração ajuda muito nessa hora. No entanto, é preciso estar atento, pois a bagunça pode quebrar todo o efeito de paz e calma que você quer atingir.

casa-sueca-16

casa-sueca-17

No ambiente a seguir, perceba como o trabalho com as cores segue as diretrizes que explicitamos inicialmente. O plano de fundo é totalmente branco e neutro. Os objetos coloridos, como sacolas e moldura do espelho, fazem toda a diferença na decoração, que fica mais alegre e agradável. Os efeitos desse tipo de detalhe vão muito além do visual, pois também mexem com o estado de espírito, afinal de contas, é um crime ficar de mau humor em um cômodo como esse.

casa-sueca-18

casa-sueca-19

casa-sueca-20

casa-sueca-21

casa-sueca-22

casa-sueca-23

casa-sueca-24

Admita, não é tudo tão gostoso? Os ambientes nos convidam, como quem diz “vejam como sou confortável, fresco e aconchegante”. Garantimos que, com um pouco de esforço e criatividade, qualquer um pode transformar o seu cantinho em um cantinho escandinavo!

fotos: Stadshem



Aprenda a fazer uma decoração aconchegante com estilo escandinavo

Compartilhe com um amigo