Ambientes PequenosArquiteturaCasaDecoração

3 lindas casas estreitas e inspiradoras

Por 27 de janeiro de 2017 Um comentário

Quando uma casa é mais estreita do que a média, é natural que apareçam uma série de desafios. No entanto, é fascinante ver como arquitetos e designers lidam essas restrições impostas por espaços pequenos. No caso de espaços estreitos, há restrições impostas ao projeto, execução e uma série de desafios aparecem para que vai morar ali. Então, separamos 3 lindos e surpreendentes exemplos de casas pequenas e estreitas, que além de modernas e confortáveis, possuem abordagens diferentes quanto ao armazenamento das coisas, mobiliário feito sob medida e que nos mostram que é possível viver muito bem em um espaço pequeno e estreito.

Por trás de uma fachada simples e tradicional do século XIX, no bairro Joo Chiat em Cingapura, o casal Ching Ian e Yang Yeo reformou e renovou uma casa que venera a tradição, mas que tem o olhar diretamente para o futuro.

1-casa-pequena-fachada-singapura

A casa é uma tradicional casa-loja: loja no térreo e casa nos andares de superiores.

2-casa-pequena-entrada-singapura

Logo na entrada da casa, temos a primeira surpresa, painéis de 3m de altura, em madeira, esculpidos à mão, comprados em uma feira de antiguidades em Pequim. Próximo aos painéis, bancos deixam o ritual de tirar os sapatos ao entrar em casa mais confortável. Além dessa entrada tão tradicional, temos uma agradável surpresa, uma casa linda e moderna, com toques minimalistas e contemporâneos.

3-casa-pequena-entrada-singapura

A planta livre foi priorizada no projeto, com isso, espaços amplos e bem iluminados tomaram o lugar de antigos espaços escuros.

O casal adora receber amigos em festas e jantares. Por isso, era crucial que a cozinha e sala de jantar fossem ambientes espaçosos e receptivos. A mesa de madeira maciça, trazida da Indonésia, tem 4 metros de comprimento, uma peça linda, robusta e que fez toda a diferença na decoração.

4-casa-pequena-mesa-singapura

Uma moderna escada caracol feita em aço leva aos andares superiores. Logo no primeiro andar, é dedicado ao estudo de Yeo acontece com uma sala de mídia, perfeita para um diretor executivo de criação de uma agência de publicidade.

5-casa-pequena-andar-superior-singapura

No terceiro andar está a suite do casal, com um incrível banheiro quase que ao ar livre, com direito a banheira e tudo mais.

6-casa-pequena-escada-singapura

7-casa-pequena-cozinha-singapura

8-casa-pequena-cozinha-singapura

9-casa-pequena-singapura

via: Dwell
fotos: Richard Powers

Jovens arquitetos, em algum momento de sua formação, acabam projetando uma casa para seus pais. Para a arquiteta canadense Julia Knezic, isso se tornou realidade: construiu a casa de sua mãe ao lado da sua.

Julia projetou uma casa com 195m² com ambientes abertos e amplos, com espaços integrados e um quarto. Foi pensada desde o início para ser uma casa de uma pessoa, contudo, precisava de espaço suficiente para receber toda a família. O resultado deste lindo projeto segue abaixo.

1-casa-pequena-fachada-toronto

2-casa-pequena-cozinha-toronto

3-casa-pequena-cozinha-toronto

4-casa-pequena-cozinha-toronto

5-casa-pequena-sala-toronto

6-casa-pequena-home-office-toronto

7-casa-pequena-entrada-toronto

8-casa-pequena-entrada-escada-toronto

via: Dwell
fotos: Sean Galbraith

Quando a maioria das famílias decide criar raízes e adquirir sua casa, normalmente, procura por casas grandes e espaçosas, com muitos quartos e um bom quintal. Assim, é na maioria dos países, e no bairro de Roncesvalles, em Toronto, as casas se encaixam perfeitamente na descrição acima, não fosse a casa da Karen, do David e seus dois filhos, uma linda casa bem estreita com uma fachada super moderna!

1-casa-pequena-fachada-toronto-2

2-casa-pequena-sala-toronto-2

Para o arquiteto Donald Chong o maior desafio era fazer a família caber e ficar confortável em um imóvel bem limitado.

3-casa-pequena-entrada-toronto-2

4-casa-pequena-sala-jantar-toronto-2

5-casa-pequena-cozinha-toronto-2

6-casa-pequena-cozinha-toronto-2

7-casa-pequena-cozinha-toronto-2

8-casa-pequena-quarto-infantil-toronto-2

9-casa-pequena-quarto-toronto-2

Morar em uma casa que tem apenas 3,65m de largura envolve um sacrifício ou outro, como não ter um quintal grande o suficiente para as crianças correrem. No entanto, não é tão complicado como tantas pessoas pensam. As fotos mostram isso, não mostram?

10-casa-pequena-quintal-toronto-2

11-casa-pequena-quintal-toronto-2

via: Dwell
fotos: Dean Kaufman

Qual a sua preferida?

  • Patricia M. M. Duwe

    Lindas, amei as duas últimas, nada que um bom planejamento não resolva!!!