Boas IdeiasDecoração

10 maneiras de transformar seu imóvel em um verdadeiro lar

Por 27 de fevereiro de 2015 Sem comentários

Se sua casa está sem vida e falta aquele aconchego da casa da mãe ou da vó, esse post é pra você. Reunimos 10 dicas que podem transformar qualquer casa em um verdadeiro lar. Com elas, você trará personalidade para dentro dos ambientes de sua casa e, acima de tudo, melhorará significativamente o seu bem-estar!

1. Aromas, sons e texturas

Os três elementos são muito bem-vindos dentro de qualquer casa, pois são atraentes aos nossos sentidos. Um difusor de aromas em lugar estratégico do ambiente quase faz milagres. Experimente deixar sua música ou banda favorita tocando enquanto faz outras atividades, mas não precisa atrapalhar o seu vizinho: cuidado com o volume. O excesso de aromas também não é bacana, pode causar dor de cabeça.

1-Banheiro-madeira e pedra

foto: Alpha Design Group

2. Você não precisa seguir as vitrines das lojas

Quanto mais os interiores refletirem a sua personalidade, mais confortáveis serão para você, afinal de contas, nossas casas também servem para lembrarmos quem somos.

2-Sala-industrial-retro

foto: Chris A Dorsey Photography

3. Traga a natureza para dentro

Plantas, fontes, pedras e madeira dão vida aos ambientes. A antropologia explica que a floresta é um local confiável à espécie humana, por isso esses elementos trazem bem-estar. Faça um experimento e perceba como ambientes onde há elementos naturais, que seja em pequenos detalhes, parecem muito mais aconchegantes e confortáveis.

3-cantinho-vaso-de-planta

foto: Old Brand New

4. Sua casa precisa ser diferente do seu local de trabalho

É importante esquecer do local de trabalho e deixar a mente relaxar para, no dia seguinte, começar tudo de novo. A iluminação tem um papel muito importante nisso. Lembre-se que luzes amareladas trazem aconchego e relaxam.

4-home-office-estilo-escandinavo

foto: Minimal Desks

5. Pense nos seus hábitos e rotina

Pensar na sua rotina e no que você gosta de fazer antes de decorar a sua casa. Parece uma coisa óbvia, mas muita gente deixa isso de lado quando olha uma revista ou um site de decoração. Dê espaço ao que realmente importa para você, esqueça soluções prontas. Um exemplo para tudo isso: antes de adotar uma cozinha americana, toda aberta, perceba se ela se encaixa no seu estilo de vida.

5-oficina-aeromodelo-estante

foto: California Closets

6. Deixe a luz natural entrar

Se para a sua casa essa dica não se aplica por algum motivo, tenha pelo menos lâmpadas que imitem a luminosidade do dia. Combinação de luzes brancas e amarelas podem ajudar nesse quesito. A iluminação natural interfere diretamente no (bom) humor das pessoas.

6-sala de jantar com luz natual

foto: Rudolfsson Alliker Associates Architects

7. Resgate memórias

É muito bacana quando a casa conta um pouco da sua história com objetos de viagem, livros e fotos. Apenas tome cuidado para não exagerar e deixá-la com cara de museu.

7-sala de tv com posteres

foto: Jessica Helgerson

8. Não deixe de reformar sua moradia de vez em quando

Pesquisas de universidades europeias afirmam que fazer mudanças estruturais em um imóvel é essencial para se sentir realmente dono da casa. Isso ajuda a criar um elo emocional com o espaço. Mas isso também não quer dizer para você sair quebrando paredes e trocando pisos toda hora, pois uma tinta na parede, trocar os quadros de posição e almofadas novas já ajudam bastante!

8-sala-de-jantar-parede-turquesa

foto: GH3 Enterprises

9. Reaproveitamento

Reaproveite o que puder na decoração. Exercite a sua criatividade, isso faz você economizar uns trocados. Garimpe em brechós, na casa da avó… Perca tempo renovando e descobrindo novos usos para as coisas, pois assim elas ganham valor, originalidade e sua casa ganha muita personalidade.

9-quarto-criança-vintage

foto: Hide and Sleep

10. Para quem mora em um espaço pequeno: menos móveis

Investir em um ambiente com menos móveis faz milagre por seu espaço. Excesso de informação visual sobrecarrega a vista e seu cérebro não descansa nunca. Com muito informação, a sensação de amplitude, que é necessária ao relaxamento, fica bastante comprometida.

10-sala pequena e minimalista

foto: Kelly Deck Design

Compartilhe com um amigo