Arquitetura

Top 10 escolas de arquitetura do mundo

Por 5 de novembro de 2014 Sem comentários

Então você decidiu que quer se tornar um arquiteto. Não apenas isso, mas você também almeja transitar nos mais altos escalões da arquitetura. Embora não seja necessário, cursar uma faculdade de elite pode ser um grande passo nessa direção. Por isso, fizemos um ranking das 10 melhores faculdades e universidades de arquitetura do mundo. Lembre-se, entretanto, que este não é nenhum ranking oficial e é apenas o resultado de pesquisas e nossa opinião. Portanto, não se restrinja apenas a esse artigo para tomar sua decisão e nem se sinta ofendido se sua faculdade predileta não aparecer por aqui. Recomendamos, ainda, que você visite o site de todas as instituições.

Architectural Association School of Architecture

Architectural Association - 02

Architectural Association - 01

Fundada em 1847, a Architectural Association School of Architecture, ou AA, é a mais antiga escola independente de arquitetura do Reino Unido. Arquitetos famosos como Zaha Hadid e Rem Koolhaas (ambos ganhadores do Pritzker Prize, também conhecido como Nobel da Aquitetura) são apenas alguns dos grandes nomes da arquitetura que se formaram na AA.

Com uma reputação de proporcionar um dos ambientes de ensino mais dinâmicos do mundo, a escola é internacionalmente reconhecida em diversos ramos da arquitetura. As grandes empresas costumam assediar os alunos logo que terminam a graduação.

Localização: Londres, Reino Unido

Southern California Institute of Architecture

Southern California Institute of Architecture

SCI-Arc

A Southern California Institute of Architecture é umas das faculdades de arquitetura mais procuradas por estudantes de todo o planeta. Reconhecida internacionalmente como uma instituição que está sempre a frente de seu tempo, a escola desafia os limites do ensino tradicional e prepara futuros arquitetos através de experimentação, ou seja, mão na massa.

A SCI-Arc oferece um curso de bacharelado de 5 anos de duração e outro de mestrado, com 2 anos de duração. A escola também oferece cursos de verão de 4 semanas, que são ideais para estudantes que querem ter uma ideia um pouco mais profunda sobre arquitetura, antes de optar pela carreira de arquiteto.

Localização: Los Angeles, Estados Unidos

Harvard Graduate School of Design

gsd

gsd -02

A Harvard Graduate School of Design, também conhecida GSD, tornou-se renomada por seus cursos de graduação em arquitetura. No entanto, a escola também oferece uma gama de outros cursos para os já formados, como Mestrado em Arquitetura, Mestrado em Arquitetura e Urbanismo e Mestrado em Planejamento Urbano. Nomes de peso e ganhadores do Pritzker Prize integram o corpo docente da escola, a saber: Laureates Rafael Moneo, Rem Koolhaas e Jacques Herzog.

Localização: Massachusetts, Estados Unidos

Royal Danish Academy of Fine Arts

Royal Danish Academy of Fine Arts

Estudar arquitetura em Copenhague, uma das cidades mais bonitas do mundo, parece um sonho para os aspirantes a arquitetos. A universidade, fundada em 1754, engloba 5 faculdades, sendo uma delas a escola de arquitetura. Arquitetos como Jan Gehl, Finn Juhl e Alex Popov são apenas alguns dos bem sucedidos alunos que se formaram na Royal Danish Academy of Fine Arts.

A escola oferece cursos ministrados em inglês, como design para arquitetura e reformas, design de móveis e planejamento urbano. Os estudantes têm muitas oportunidades para mostrar seus trabalhos e, é claro, para aproveitar a imensa biblioteca, uma das maiores da Europa, com cerca de 2km ocupados por livros e periódicos.

Localização: Copenhague, Dinamarca

Universidade de Tóquio

Universidade de Tóquio

Os japoneses não são apenas conhecidos pela excelência em engenharia, mas também são líderes em design, deixando sua marca na arquitetura. A Universidade de Tóquio já provou ser uma escola de elite e a maior prova é a própria cidade de Tóquio, que, além de bonita, é funcional, mesmo com a alta densidade populacional e os desafios impostos pela natureza, como os temidos terremotos. Toyo Ito e Arata Isozaki são alguns dos ilustres ex-alunos da universidade.

Ah, como poderíamos nos esquecer de mencionar que o Homem Aranha também já assistiu a algumas aulas na prestigiada escola.

Universidade de Tóquio (homem aranha)

Localização: Tóquio, Japão

ETH Zurich, DARCH

ETH Zurich, faculdade de arquitetura

ETH Zurich, faculdade de arquitetura - 02

Fundado em 1854, o Departamento de Arquitetura (DARCH) do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, é reconhecido internacionalmente pelos seus cursos de arquitetura, arquitetura paisagista, planejamento e desenho urbano. Diversos ex-alunos são ganhadores do Pritzker Prize, como Santiago Calatrava, Hendrik Petrus Berlage, entre outros. Como o esperado, a competição por uma vaga é acirrada.

Localização: Zurique, Suíça

Escola de Arte de Glasgow

Escola de Arte de Glasgow

A Glasgow School of Art é a única escola de arte independente da Escócia, oferecendo cursos de arquitetura, design e arte. A escola fica em uma das construções mais famosas de Glasgow, considera a obra-prima de Charles Rennie Mackintosh, o aluno mais famoso da escola.

Aqui, o ambiente é um pouco diferente das outras faculdades apresentadas, pois os alunos entram em contato com os mais diversos profissionais de design, como pintores, fotógrafos e cineastas.

Localização: Glasgow, Reino Unido

American University of Sharjah

American University of Sharjah - 01

foto: Basil D Soufi

American University of Sharjah - 02

A American University of Sharjah foi criada pelo Sheikh Sultan III bin Mohammed Al-Qasimi, membro do Conselho dos Emirados Árabes encarregado de Sharjah. Sua visão era criar uma instituição educacional de elite para a região do Golfo Pérsico. Fundada em 1997, a universidade logo se tornou respeitada internacionalmente e é, seguramente, a melhor instituição de ensino do Oriente Médio.

A Faculdade de Arquitetura, Arte e Design possui cursos de formação em arquitetura, decoração e pós-graduação em planejamento urbano. A American University of Sharjah é a única instituição fora dos Estados Unidos a ter seus cursos reconhecidos pela National Architectural Accrediting Board.

Localização: Sharjah, Emirados Árabes Unidos

Universidade Técnica de Delft

Universidade Técnica de Delft

foto: Michiel1972

Universidade Técnica de Delft (biblioteca)

foto: Nol Aders

A Technical University Delft está entre as melhores faculdades do mundo não só em arquitetura, mas também em engenharia. Fundada em 1842 pelo Rei Guilherme II dos Países Baixos, tinha como propósito treinar pessoas para trabalharem nas Índias Orientais Holandesas. A escola logo expandiu o currículo, tornando-se uma escola politécnica em 1864, um Instituto de Tecnologia em 1905 com status de universidade e, finalmente, mudou o seu nome para Delft University of Technology em 1986.

Em maio de 2008, o prédio da Faculdade de Arquitetura foi destruído por um incêndio. Felizmente, a biblioteca com milhares de livros, mapas, maquetes e protótipos, incluindo cadeiras desenhas por Gerrit Rietveld e Le Corbusier foram salvos. Na época, a reconstrução da faculdade se tornou prioridade para o governo holandês. A escola foi reerguida e está melhor do que nunca!

Localização: Delft, Países Baixos

Institute for Advanced Architecture of Catalonia: IAAC

IAAC (Endesa Pavilion)

foto: Endesa Pavilion por ©Adrià Goula

Iaac

O Institute for Advanced Architecture of Catalonia é um centro dedicado à educação e pesquisa em arquitetura. Localizado em Barcelona, uma das capitais do mundo da arquitetura e do urbanismo, o instituto é uma plataforma para troca de conhecimento com estudantes vindos todos os cantos do planeta, como Índia, Itália, México, China, Estados Unidos, entre outros. Os estudantes trabalham simultaneamente em diferentes escalas (cidades, construções, fabricação) e em diferentes áreas do conhecimento (ecologia, energia, novas tecnologias), desenvolvendo habilidades para impactar o seu país de origem e o mundo.

Localização: Barcelona, Espanha

Compartilhe com um amigo