DesignMobiliário

10 curiosidades sobre as cadeiras Charles Eames

Por 17 de fevereiro de 2016 Sem comentários

Se você, assim como nós, cai de amores por uma Charles Eames, seja ela cadeira ou poltrona, esse post está cheio de curiosidades pra você. Você também pode ser dono de uma dessas e gostaria de saber um pouquinho mais sobre esse design clássico, afinal de contas, cada vez que alguém fala “que cadeira legal, onde você comprou?”, você sente aquela vontade de explicar melhor. Portanto, aqui vão 10 fatos curiosos sobre essa cadeira que é muito mais que uma simples cadeira!

10-charles-eames-mesa-jantar

foto: Emmanuelle Cohendet

1. A primeira cadeira Eames foi desenhada por Charles e era de chapa de aço. Contudo, como o aço era muito frio, era necessária uma camada de neoprene, o que a deixava muito cara para a produção em massa. Atualmente, ela é feita de uma resina plástica reforçada com fibra de vidro.

Cadeira-Charles-Ray-Eames-DSW

2. As cores originais das cadeiras eram bege, cinza e marrom. Essas primeiras cores foram escolhidas pela Ray, esposa do Charles, e logo foram acrescentadas as cores verde, amarelo e vermelho. Atualmente, podemos encontrá-las em pelo menos 14 cores diferentes, inclusive transparente.

1-charles-eames-colorida-mesa-jantar

foto: Kanvass

3. Charles nunca gostou muito da cor característica da fibra de vidro. Apesar desse look “vintage” estar super na moda atualmente, sua intenção sempre foi cores sólidas, uniformes e foscas.

2-charles-eames--mesa-jantar

foto: Granit Chartered Architects Ltd.

4. A cadeira Eames foi feita para uma competição da qual não foi a vencedora. Era uma competição para móveis de baixo custo de produção, realizada em 1948. O prêmio era de $50.000 e o ganhador foi Don Knorr com a cadeira da imagem a seguir.

3-don-knorr-chair

foto: 1stdibs Inc.

5. DAX? LAX? SAX? Essas são siglas que, frequentemente, encontramos para descrever um cadeira Charles Eames. Uma das coisas que fez as cadeiras venderem muito era sua adaptabilidade: tinha com e sem braço, com pés em madeira, em metal, de balanço… Esses códigos que classificam as cadeiras referem-se a essas combinações. As mais comuns são SAX (base de metal em H, sem braços), DAX (base em X, com braços), DSR (base torre eiffel, sem braços), DSW (pernas em madeira, sem braços) e RAR (de balanço).

4-charles-eames--mesa-jantar

foto: Barlow Reid

6. Uma cadeira de balanço original é uma peça rara. A cadeira de balanço Eames em fibra de vidro parou de ser produzida em 1968. No entanto, a empresa continuou presenteando suas funcionárias grávidas com esse modelo raro até 1984.

5-charles-eames--mesa-jantar

foto: Foresight PM

7. Uma versão miniatura foi desenhada, contudo, nunca foi produzida. Em 1959, os Eames desenharam uma versão miniatura de sua própria casa para ser comercializada como brinquedo, assim como todas suas peças de design. Nada disso entrou em produção.

6-charles-eames-mesa-jantar

foto: Frög Architecture

8. As cadeiras de fibra de vidro pararam de ser fabricadas em 1989 por questões ambientais. A química envolvida e o fato do material não ser reciclável levou a Herman Miller – empresa licenciada para produção das cadeiras – a encerrar a produção. Depois de explorar alternativas, a empresa começou a reproduzi-las, no ano 2000, em propileno reciclável. Em 2013, a Herman Miller anunciou a produção em uma nova fibra de vidro reciclável.

7-charles-eames-mesa-jantar

foto: Scheer & Co

9. A famosa cadeira tem uma prima não tão famosa em um dos aeroportos mais movimentados do mundo. Você sabia que os mesmos responsáveis pelas cadeira de fibra de vidro criaram um dos mais populares assentos vistos nos aeroportos em todo os Estados Unidos? A Tandem Sling Seating foi originalmente desenhada para o aeroporto Internacional O’Hare de Chicago.

8-tandem-sling-seating

foto: Herman Miller/a>

10. Sera que a Ray faria melhor? Charles repetiu várias e várias vezes: “tudo o que sei fazer, a Ray sabe fazer melhor”. Se ela estivesse a frente da equipe, em 1948, será que teriam ganhado aquela competição?

9-charles-eames-mesa-jantar

foto: hristian Rice Architects/a>

via: Apartment Therapy

Compartilhe com um amigo