20 imagens para você amar o piso de cimento queimado

30 de setembro de 2013 Casa, Decoração, Inspirações

O cimento queimado está conquistando muitos adeptos por ser uma opção rústica, elegante e, pasmem, barata! Ele é um material coringa, combina com tudo desde cerâmicas à madeira. Engana-se quem acha que um ambiente com piso de cimento queimado é frio e impessoal. A gente está aqui para provar a sua versatilidade!

Ele não é nada mais que um piso fabricado a partir de uma argamassa feita na obra com a mistura de cimento, areia e água. Queimar o cimento não tem nenhuma relação com fogo. Esse é apenas o nome dado ao processo de jogar o pó de cimento sobre a argamassa ainda mole. Então, a superfície deve ser desempenada, espalhando esse pó, deixando o conjunto bem lisinho. Após secar, estará pronto o cimento queimado.



piso-cimento-queimado-1




foto: Kababie Arquitectos

piso-cimento-queimado-2

foto: Boudreaux Design Studio

piso-cimento-queimado-3

foto: Kimberly Peck

cimento-queimado-4

foto: Segev Photography

cimento-queimado-5

foto: Cornerstone Architects

O material, como já falamos, é extremamente versátil e durável, e pode ser usado não só no piso, mas também em paredes e até em bancadas. A limpeza é bem fácil, pois a superfície é lisa e, assim, evita o acúmulo de sujeiras. Pode ser usado em todos os ambientes da casa e, se você morar em algum lugar muio quente, ele vai ser muito mais que bem-vindo. Possui uma grande resistência à abrasão e é bem difícil quebrá-lo. No entanto, uma das características mais comuns do cimento queimado são as trincas e fissuras. Essas pequenas fissuras fazem parte da natureza do material e dão até um certo charme urbano. Porém, as grandes trincas podem comprometer a resistência e a durabilidade do piso.

cimento-queimado-6

foto: Truex Cullins

cimento-queimado-7

foto: PBElemental

cimento-queimado-21

foto: David Churchill

cimento-queimado-9

foto: Avenue

cimento-queimado-10

foto: David Vandervort Architects




Como tudo na vida, é necessário contratar mão-de-obra especializada e experiente a fim de evitar maiores dores de cabeça no futuro. Muitos pedreiros afirmam que sabem trabalhar com esse tipo de piso, mas a realidade é que muito poucos sabem realmente executar um bom cimento queimado. Juntas de dilatação de plástico, madeira, pedra ou metal ajudam a evitar as fissuras, além de aditivos que podem ser misturados na argamassa para que o piso adquira mais resistência, evitando, assim, as tais trincas.

cimento-queimado-11

foto: Cornerstone Architects

cimento-queimado-12

foto: Daniel M. Martin Architect

cimento-queimado-13

foto: Gelotte Hommas

cimento-queimado-14

foto: Fougeron Architecture

cimento-queimado-15

foto: EMC Arquitectura

Uma dica antes de contratar um profissional: procure ver alguns pisos feitos por ele. Observe se ele se preocupou com o correto nivelamento e veja se o piso apresenta trincas esteticamente admissíveis. Cabe lembrar que na hora de dar uma cor ao seu piso o colocador deve usar a mesma marca e lote de cimento em um ambiente, para que a tonalidade se mantenha uniforme.

Para a finalização do processo, quando o piso estiver bem seco, é preciso aplicar cera ou resina.

cimento-queimado-16

foto: Audrey Matlock

cimento-queimado-17

foto: Alan Chu e Cristiano Kato

cimento-queimado-18

foto: Pangaea

cimento-queimado-19

foto: Kaplan Thompson

cimento-queimado-20

foto: Fabre de Marien

É ou não é para se apaixonar?

Se gostou, dê uma olhadinha em 20 imagens para você amar o piso de cimento queimado (parte 2).



  • Amanda

    Ola, gostaria de saber como faz pra ele ficar com esse brilho!! Obrigada

    • Limão n’água

      Oi Amanda, existe uma resina que se passa depois do piso seco que confere um certo brilho ao piso.

    • Perla

      Olá Amanda, voce pode misturar oléo de linhaça e querosene. Terá esse brilho maravilhoso!

    • Matheus

      Olá Amanda, para que ele fique com brilho, é necessário passar uma resina a base de agua, a empresa Becker possui esta resina.

  • Bom dia

    Você teria o nome das empresas que executaram as obras que estão nas fotos,

    Atenciosamente,

    • Limão n’água

      Oi Tania,

      Muitos desses projetos são fora do país, e os responsáveis por todos eles encontram-se nas legendas abaixo das fotos. Talvez eles tenham a informação que você gostaria.

    • Matheus

      Tania, muitas empresas executam o cimento queimado, o unico problema é quantidade. As empresas normalmente não trabalham com residências devido ao fato da metragem ser muito pequena. Portanto para residencias vale a pena contratar algum pedreiro que conhece a técnica.

  • como preparar esse cimento

    • Ednalva

      Oi Lúcia,
      Por se tratar de uma solução barata, ele é bastante comum nas periferias e, por isso, a maioria dos pedreiros sabe fazer. O único cuidado que você precisa ter, é verificar se o contrapiso está bem regularizado, porque, se não tiver, vão aparecer várias rachaduras (o meu, graças a Deus, está perfeito)! Boa sorte!

    • Matheus

      Lucia, para preparar este cimento é necessário uma máquina que se chama “Alisadora de Concreto” ou também conhecidos como “Acabadoras”. Quando o concreto for lançado, é necessário fazer o acabamento com esta máquina para que a superfície fique lisa.

  • Eu fico encantado com os posts deste blog! Parece que cada cenário saiu diretamente de um filme para a vida real. Ele me inspira na criatividade fotográfica de ambientes. Obrigado e sucesso, sou fã de vocês!

    • Olá Ton! Agradecemos os elogios! Trabalhamos todos os dias para trazer conteúdo de qualidade para vocês.

      Gde ab

  • Carminha

    Olá! Seu site foi uma inspiração para minha troca de piso e hoje, estou aplicando o cimento queimado no meu apartamento. Estou na dúvida sobre qual a melhor resina para aplicar, evitar trincas, umidade, etc… Você poderia indicar algumas? Pensei em acabamento fosco ou acetinado. Agradeço a ajuda.

  • Edilene Duarte

    Olá, gostaria de saber se pode aplicar em cima de piso frio no caso ceramica, ou só pode fazer em cima de contra piso. Amei!!!

  • Priscila Rodrigues

    Bom dia, quero muito fazer o piso queimado, só gostaria de saber se esse piso acumula muito pó? tenho alergia respiratoria por isso gostaria de saber.

    • Ele acumula tanto quanto qualquer outro piso cerâmico…

    • Matheus

      Priscila, o acumulo de pó vai depender da quantidade de resina aplicada. Se apenas deixar o cimento queimado sem resina, sim, ele vai solta pó. Se voce aplicar resina ele não vai soltar pó devido ao fato da resina IMPERMEABILIZAR o cimento queimado.

  • Ednalva

    Olá pessoal,
    Obrigada pelo post!
    Eu sou apaixonada por piso de cimento queimado, tanto que fiz na minha casa! Fica realmente lindo!
    No entanto, para quem gosta de praticidade, não é tão fácil assim, pois ele exige um pouco mais de cuidado que os pisos de cerâmicas. Para manter o brilho, por exemplo, é necessário encerar sempre! E também é bom manter alguns tapetes, no inverno, já que ele é bem frio. Para o verão, é excelente!
    Estou bastante contente com minha escolha e aconselho para aqueles que gostam!

    • Rose

      Oi Ednalva, eu estou bem interessada neste tipo de piso, vc poderia me informar se a economia realmente vale a pena. Eu moro no Rio, vc saberia me indicar um profissional que faça este serviço. Um abraço Rose.

  • Rose

    Olá, como vocês já informaram, esses projetos são fora do país, mas, é como colocar doce na boca de criança e depois tirar rsrsrs. Preciso saber como achar um profissional que faça esse serviço no Rio. Agradeço antecipadamente.

  • Heitor Lotti

    Ola… tenho um piso de ladrilhos que quero substituir. Gostaria de saber se o cimento queimado pode ser aplicado diretamente sobre ele. Obrigado.

    • Normalmente isso não é possível, pois o piso tem que estar bem regularizado e sem o risco de que partes se soltem. É preciso estudar cada caso, entretanto.

  • Marcos Pereira

    Excelente solução! Ótimo resultado! Gostei muito!!

  • Lucia Moreira

    Amigos fiz o meu piso ,a cor eu amei ,,mas esta ecritinho o mapa do brasil,,cheinho de trinquinhas,,,fiquei muito triste,,,agora ñ sei o k faço,,pois o pedreiro me disse k ja tinha feito varios de vermelhão,,,bem so se eu quebrar tudo e fizer novamente,,e quero muito este piso,gosto de mais

  • Aline

    Bom dia, fiquei em duvida sobre as cores como faço pra fazer a cor q mais gostei ?

    • Basta escolher o pigmento, ou pigmento nenhum. Para tons de cinza mais claro há ainda que se utilize do cimento branco.
      🙂

  • Alexandre Leal

    Olá amigos. Parabenizo pelas fotos apresentadas, muito lindas sem dúvida. Moramos num prédio de 3 andares, composto por 4 blocos. No momento estamos reformando o hall de entrada e as escadas. Pergunta: vocês acham que poderia ser uma boa opção a utilização do piso queimado nas escadas do nosso bloco? Em tempo, a cidade é Brasília, cujo clima é bem seco. OBS: nosso hall de entrada possuirá alguns elementos rústicos. Agradeço a oportunidade de comunicação.

    • Alexandre,

      Respondemos para você via e-mail, obrigada pelo contato! 🙂

  • Alexandre Leal

    Olá amigos. Muito show as fotos apresentadas. Parabéns. Pergunta: Tal piso queimado pode ser aplicado diretamente sobre granitina ou precisa ser feita uma base apropriada (contra-piso) sobre essa granitina ? Obrigado.

  • rafael moreira

    ola,
    estou construindo mas nao sei oque vou fazer no piso, estava dando uma pesquisada e me interessei por esse modelo de piso,gostaria de saber como faço, para ter este resultado com esses efeitos como nas imagens acima?

    • Oi Rafael,

      Primeiro de tudo é necessário um bom profissional. Depois de aplicado o piso, existem resinas no mercado que podem ajudar na manutenção do mesmo e conferem um brilho bem bonito ao piso.

  • Elizabeth Maia

    Esses pisos são maravilhosos. Mas eu tenho uma dúvida: como garantir que ele ficará mais claro ou mais escuro? Meu apartamento é pequeno e eu gostaria que ele ficasse bem clarinho sem muita variação no tom da cor. Obrigada pelos artigos.

  • Richard

    Olá !!!!!
    Por favor gostaria de saber se a nata de cimento comum pode ser aplicada em um contra piso antigo ??

  • Tay Ribeiro

    Olá, adorei as ideias do blog, e esta do cimento queimado me deixou bastante interessada, estou construindo minha casa agora e estou descobrindo muita coisa bacana. Tenho uma dúvida: posteriormente, caso eu mude de ideia é possivel colocar o piso de cerâmica sobre este piso? precisa de algum tratamento? grata

    • Oi Tay,

      O maior problema de você colocar um piso por cima de outro é o nível das portas… caso você venha a fazer isso, suas portas vão abrir normalmente? Ou elas vão pegar embaixo, quando você subir um pouquinho o nível do piso?

      Mas no quesito colocar por cima do cimento queimado, se ele estiver nivelado corretamente, basta o pedreiro “arranhar” o cimento para que a argamassa do piso cerâmico grude e fique bem firme na hora do assentamento.

  • Fernanda Stocchi

    onde encontrar alguém em BH que faça este

    • Arone

      Olá Fernanda. Acabei de fazer o piso de um restaurante com a empresa BH Art Pisos. O pessoal trabalha bem e o serviço ficou muito bom. O dono de lá chama-se Alex 8531-0542.

  • Pedro Osorio da Rosa

    Ola Preciso saber urgente: posso passar nata de cimento comum misturado com cola branca em um contrapiso antigo e qual a espessura?

  • Vanessa Meloni

    Gostaria de informar que a empresa dacapo, de Matozinhos está fabricando cimento queimado pronto. Caso tenham interesse em mais infornações do nosso produto estou às ordens. Vanessa Meloni – Representante Dacapo – 31 8806-1307 31 9291-1018.

  • Anne

    Fiquei sabendo que o cimento queimado em apartamento racha por causa da movimentação do prédio. Trabalhar com as placas de cimento queimado seria a melhor opção?

    • Oi Anne, o cimento queimado bem executado tem juntas de dilatação para que se evite esse tipo de problema. 🙂

  • Theodoora

    Olá! Fiquei apaixonada pelo piso de cimento queimado “branco”! Nunca imaginei que poderia ser desta cor! Vocês poderiam me dar uma orientação de como é feito? Como faço para ficar branco? Obrigado

  • Ricardo Airton

    Obrigado pelo post. Eu estava com um problema e esse post me ajudou muito.

20 imagens para você amar o piso de cimento queimado

Compartilhe com um amigo