CasaDecoraçãoInspirações

15 ambientes que ensinam como usar tons pastel

Por 25 de outubro de 2013 Sem comentários

Tons pastel reapareceram com tudo de uns tempos para cá. Mudaram seu nome para “candy colors” e fizeram um sucesso enorme na moda. Rapidamente, o sucesso se espalhou para outras áreas e as pessoas criaram adaptações. De repente, o tom pastel já estava em todo lugar.

Na decoração não poderia ser diferente, aliás, a decoração e a moda do vestuário andam de mãos dadas. Após alguns anos sumidas, designers abraçaram as candy colors novamente. Se você também é um amante desses tons, seguem algumas dicas de como incorporá~los em sua casa de maneira moderna e divertida.

Afinal de contas, o que é um tom pastel? Um tom pastel pode se referir a uma cor clara ou escura, no entanto, com menos saturação. Assim, são menos vibrantes, com menos brilho e mais suaves. Por isso são mais discretas, costumam passar uma sensação de paz e calma e, sem dúvida, deixam qualquer ambiente mais chique.

Vamos, então, a algumas dicas!

Uma ideia legal, ao usarmos os tons pastel, é usar diferentes intensidades de um mesmo tom. Assim, eles se complementam e acabam dando destaque às cores estão fora do tom.

tons-pastel-1

foto: Sophisticate Interiors

tons-pastel-3

foto: Design House of the Hamptons

tons-pastel-2

foto: 3 Doors Down Home Staging & Interior Redesign

Procure combinar tons pastel com com bastante branco. Quando você escolhe misturar várias cores pastel, não necessariamente no mesmo tom, o branco é o elemento ideal para equilibrá-las. Assim, o resultado é um ambiente claro, leve e bem alegre!

tons-pastel-4

foto: Bemz

tons-pastel-5

foto: My Scandinavian Home

tons-pastel-6

foto: My Scandinavian Home

Combine as candy colors com cores mais fortes e alegres. Quando você acrescenta uma cor que chama mais atenção que o resto, faz com que esse resto, ou seja, as outras cores pastel, atuem como cores neutras. Cores complementares, como azul e amarelo, ou verde e rosa, funcionam bem com essa técnica.

tons-pastel-8

fotos: Mark English Architects

tons-pastel-9

fotos: Houzz

tons-pastel-10

fotos: Willey Design

Use no ambiente que você quiser! Há quem diga que banheiros e cozinhas em tons pastel remetam àquelas cozinhas das nossas avós e, portanto, acham um tanto quanto ultrapassado. Usar tons pastel em texturas inesperadas nesses ambientes pode dar o toque de modernidade que faltava.

tons-pastel-11

fotos: Kristina Crestin

tons-pastel-13

fotos: Bathrooms and more store

tons-pastel-12

fotos: Homedit

Misture-as com materiais naturais. Isso inclui, madeira, pedra, tijolos, couro, plantas, enfim o que sua imaginação for capaz de pensar.

tons-pastel-7

foto: My Scandinavian Home

tons-pastel-14

foto: By Fryd

tons-pastel-15

foto: Jerry Jacobs Design

FATO

1. Sim, soa um pouco estranho, mas o plural de “tom pastel” é “tons pastel”.
2. O pastel da expressão se refere a bastões de pintura. Veja mais detalhes aqui.

Compartilhe com um amigo