DIY

Faça você mesmo: parede de cimento queimado

Por 24 de julho de 2015 2 Comments

A gente já falou do site Homens da Casa aqui outras vezes, e não é por menos. O site é muito bacana, muito bem feito, conteúdo de primeira e tem uns tutoriais de “Faça Você Mesmo”, um mais legal do que o outro. E encontramos exatamente um desses tutoriais que é tão legal, mas tão legal que é quase uma ofensa não compartilhar. Mãos à obra, pois hoje vamos fazer uma parede de cimento queimado.

Sempre que falamos em cimento queimado por aqui, a gente tem bastante retorno positivo, afinal de contas, é um material alternativo e muito bonito!

O Edu, do blog Homens da Casa, mostra como fazer uma Parede de cimento queimado de uma maneira super simples! Se você não tem lá muita prática e não gosta de colocar a mão na massa, mostre isso pro seu pedreiro, pois ele vai fazer isso com uma mão nas costas.

parede-cimento-queimado-diy

Você vai precisar de:

– Adesivo de alto impacto (exemplos: Bianco, Chapix Quartzolit…);
– Cimento;
– Resina à base de água;
– Lixa 220;
– Espátula e desempenadeira de aço;
– Rolo de lã (com cabo).

Primeiro, misture o cimento com o adesivo até obter uma textura de massa acrílica. Mexa bem até a mistura ficar bem lisa, mais ou menos uma textura de pasta de dente.

1-parede-cimento-queimado-diy

Em seguida, coloque um pouco da massa na extremidade da desempenadeira e aplique direto na parede. Sem lixar nem nada: direto mesmo. Passe a massa até cobrir tudo. Tente deixar o mais liso possível.

2-parede-cimento-queimado-diy

3-parede-cimento-queimado-diy

Para os cantinhos, coloque um pouco da massa na espátula para aplicar. Coloque fita crepe para demarcar o local e evitar que você suje a parede ao lado.

4-parede-cimento-queimado-diy

O Edu explica que, se o cimento tiver começado a secar e você perceber que ficou algum lugar sem massa, não tem problema, já que é possível remendar usando a espátula e mais um pouco de massa.

5-parede-cimento-queimado-diy

Depois da parede toda coberta, dê um tempo pra massa começar a secar (cerca de 2 horas). Em seguida, com a lixa 220, lixe para tirar as imperfeições.

6-parede-cimento-queimado-diy

Tire o excesso do pó com um pano úmido e espere o cimento secar totalmente (umas 12 horas). Para impermeabilizar e dar um brilho, use resina à base de água. Aplique usando um rolinho de lã. Se quiser a parede mais brilhante, espere a primeira mão secar e passe a resina uma segunda vez.

7-parede-cimento-queimado-diy

8-parede-cimento-queimado-diy

9-parede-cimento-queimado-diy

10-parede-cimento-queimado-diy

Dicas do Edu:

– “Tente fazer toda a parede de uma vez, pois o resultado será mais uniforme. Se mesmo assim você perceber manchas muito claras ou muito escuras, antes de aplicar a resina, dê uma demão de cimento diluído no adesivo de alto impacto. Tem que ser uma mistura bem rala mesmo, tipo tinta. Isso vai uniformizar toda a parede. Espere secar e aplique a resina normalmente;
– A resina você encontra em várias lojas de tinta;
– Não dá para aplicar essa técnica em piso;
– Para essa parede (3,5m X 2,80m) foram gastos um balde (3,6kg) e meio de adesivo e 10 kg de cimento.”

Pronto, agora você já um linda e moderna parede em sua casa!

  • Rafael Faria

    A única coisa que achei estranho foi a parede ficar com muito brilho … como poderia deixar ela com um “ar” mais cru?

    • Oi Rafael, você pode tentar outro tipo de resina impermeabilizante.

Compartilhe com um amigo