Decoração

25 dicas importantes para você que vai decorar ou redecorar sua casa inteira

Por 31 de maio de 2016 Sem comentários

Está de mudança para uma casa nova? Está a fim de reformar a casa onde você mora? Então você está no post certo. Na hora de você transformar sua casa em um lar, a falta de experiência pode transformar a decoração em algo cansativo e difícil, afinal, são muitos detalhes. Mas não desanime, pois separamos nada mais nada menos do que 25 dicas e ideias para cada pedacinho e cantinho da sua casa. Corra lá, pegue uma pipoca e role esse mouse aí.

Pintura

01-sala-decorada-estilo-escandinavo-branca

foto: Alvhem – veja mais imagens de salas aqui

– Em qual cômodo você passa mais tempo na sua casa? Para muita pessoas a resposta é a sala. É o lugar onde você relaxa, tira o sapato, põe o pé no sofá e assiste a um bom filme. E como é aqui que você passa mais tempo, a tendência de você enjoar desse espaço é muito maior do que nos outros cômodos. Portanto, na hora de pensar nas cores de tintas aqui, mire nos tons neutros. Na hora que você quiser trocar o tapete, as almofadas do sofá ou o quadro da parede, você vai me agradecer por ter escolhido tons que combinam com tudo.

02-cozinha-branca-alegre

foto: Stadshem – veja mais imagens de cozinhas brancas aqui

– Cozinhas servem para cozinhar, ler receitas e lavar louças. O resto que você faz lá, ou quer fazer, são ações coadjuvantes. Quem passa muito tempo em uma cozinha sabe que boa iluminação é super importante para desenvolver essas tarefas. Portanto, lembre-se que cores claras ajudam muito a distribuir a luz. Superfícies lisas e brilhantes também. Na dúvida, o branco sempre será uma ótima escolha!

03-parede-quarto-de-casal-cinza-textura

foto: Chris Jovanelly – veja mais imagens de quartos aqui

– Quando chegamos ao quarto, as opções são infinitas, mas como a ideia aqui é filtrar, tenha em mente os tons frios. Cores frias como azul, verde e cinza são ótimos para relaxar. E faz todo sentido pintar o quarto onde você dorme com uma cor relaxante, não é verdade? Mais escuros ou mais claros, não importa. Mas se você me perguntasse, eu iria de cinza.

04-banheiro-pastilha-porcelanato

foto: Re|Structure Design-Build – veja mais imagens de banheiros com pastilhas aqui

– Quebrando a cabeça pensando na cor do banheiro/lavabo? Aqui, se você gosta de um certo exagero, vá em frente! As opções de papeis de parede, porcelanato, pastilha e azulejos são tantas que eu nem me atreveria a dar uma sugestão.

05-quarto-bebe-vintage-escandinvo-suave

foto: Sissy+Marley – veja mais imagens de quartinhos aqui

– Todo mundo adora um quarto de bebê fofo e suave. E o que pode ser mais suave que tons pastel? Se você gosta de azul para meninos e rosa para meninas, não se acanhe. Contudo, verde clarinho e cinza clarinho podem ser ótimas opções também.

Janelas

06-sala-persiana-estante-branca-tv

foto: Houzz – veja mais imagens de salas aqui

– Tratamento para janelas podem ser um tanto quanto confusos. Duvida? Você já foi em uma loja de cortinas e persianas? Pois é… E, em se tratando de sala, essas decisões podem variar muito. Às vezes, é preciso de blackout, às vezes, um tecido leve apenas para privacidade. É preciso ver a necessidade. No entanto, se você quiser e puder ter a opção de não colocar nada, essa tendência está super em alta, e é ótimo para quem gosta de plantas, pois a iluminação natural faz muito bem a elas.

07-cozinha-retro-com-persiana

foto: Houzz – veja mais imagens de cozinhas aqui

– Cozinhas tendem a ser um cômodo quente, não só por causa do forno e fogão, mas porque normalmente fica na orientação da casa onde bate muito sol, para que os outros cômodos como salas e quartos possam ser poupados. Se esse for o seu caso, persianas são ótimas opções, pois são fáceis de limpar e ajudam a controlar essa entrada de sol.

08-cortina-azul-ate-o-teto-quarto

foto: Kropat Interior Design – veja mais dicas de cortinas aqui

– Se você é dessas pessoas que precisam de completa escuridão para dormir, você pode ir de persianas com blackout ou de cortinas bem pesadas. Pode misturar as duas opções também, persianas e cortinas mais leves. Pessoalmente, gosto muito de cortinas para os quartos, pois elas ajudam muito a deixar o ambiente mais aconchegante.

09-banheiro-mámore-piguês

foto: GP Martin Photography – Design Discoveries – veja mais banheiros aqui

– Para o banheiro, um local úmido e quente, cortinas de tecido e persianas não são escolhas muito espertas, ainda mais porque as janelas vivem abertas. Normalmente, em banheiros, as janelas são altas, o que faz que sua privacidade seja preservada e a necessidade de cortinas seja nula. Mas caso você ainda precise, vidros jateados são perfeitos. Deixam a claridade entrar e não dificultam em nada a limpeza.

10-quarto-bebê-conza-cortina-tecido

foto: Baby Bedding – veja mais dicas para quartos de bebês aqui

– Para o quarto do bebê, persianas ou cortinas levinhas dão conta do recado, uma vez que esse cômodo não demanda escuridão total. Cortinas levinhas e com uma padronagem legal podem fazer milagres pela decoração do quartinho.

Chão

11-sala-estar-tapete-PB

foto: bsf Design – veja mais sobre tapetes aqui

– Vamos falar de tapetes agora. Se você não é fã deles (eles sempre são motivos de discórdia por aqui), sugiro que pule este item. Existem tantos, mas tantos tapetes que a gente poderia se perder. Mas quando estamos falando de sala, há uma dica muito legal que ajuda você a filtrar suas escolhas: estampas ajudam a disfarçar aquelas marcas de caminho por onde as pessoas transitam mais, sabe?

12-cozinha-colorida-passadeira-PB

foto: Sweet William Prints – veja mais sobre tapetes aqui

– Já na cozinha, um tapete perto da pia, sempre é bem-vindo. Ajuda a enxugar aquela água que espirrou na hora de lavar a louça. No entanto, escolha um tapete de material lavável, pois precisará lavá-lo com certa frequência.

13-quarto-tapete-peludo-branco

foto: Elad Gonen Photography – veja mais sobre tapetes aqui

– Para o quarto não há filtros. Pode ser liso, estampado, de fibras sintéticas ou naturais, o segredo aqui é acertar o tamanho. Tapetes muito pequenos deixam o ambiente muito esquisito. A dica é que ele entre debaixo da sua cama até um pouco mais da metade da cama e que ele passe pelo menos uns 60cm de cada lado que sobrar. Comprar um tapete macio pode ser uma boa pedida, uma vez que é nele que você pisará descalço todo dia na hora de levantar da cama.

14-banheiro-pequeno-pastilha-vermelha

foto: Nika Vorotyntseva – veja mais banheiros aqui

– No banheiro, um tapete se torna interessante se você tem espaço pra ele. Fora isso, fique somente com aqueles feitos de toalha pra você sair do chuveiro e não molhar tudo por aí.

15-quarto-bebê-moderno-verde-com-tapete-colorido

foto: Dvira Interiors – veja mais quartinhos aqui

– Para o quarto do bebê, considere 3 coisas. A primeira delas, se seu bebê é alérgico, porque, se for, esqueça. Segundo, apesar de qualquer alergia, esse tapete precisa manter-se limpo, afinal de contas, é onde o seu bebê vai engatinhar, brincar, etc. Terceiro, como é ali que o seu bebê vai ficar, brincar e engatinhar, ele precisa ser muito macio ao toque: nunca esses tapetes que pinicam.

Não seja muquirana

16-sofa-multi-cores

foto: Adrienne Derosa – veja mais sofás coloridos aqui

– Olhe para sua sala. O que você acha que deve ser priorizado no seu orçamento ali? Sim, o sofá. Se você respondeu a TV, experimente sentar em um sofá ruim pra assistir TV… É importante que o seu sofá obedeça a 3 critérios: confortável, durável, e que você o ame de paixão. Afinal, você não troca de sofá a cada dois anos, não é?

17-cozinha-amarela-revestimento-ceusa

foto: Luis Gomes / Editora Globo – Revista Casa e Jardim – veja mais cozinha amarelas aqui

– Na cozinha, as estrelas são os eletrodomésticos, até porque eles consomem boa parte do seu orçamento! Um bom fogão, forno e geladeira, não vão só compor o seu ambiente, mas vão te deixar mais feliz por um bom tempo. Sem falar na economia na conta de luz a longo prazo.

18-quarto-neutro-com-quadro-colorido

foto: House+House – veja mais quartos aqui

– No quarto, acho que o item onde você não deve economizar não é segredo pra ninguém, não é? O colchão. Nada vale mais do que uma noite de sono bem dormida e o colchão é o grande responsável por isso!

19-ladrilho-hidraulico-parede-e-piso-banheiro

foto: Granada Tile – veja mais ambientes com ladrilho hidraulico aqui

– A não ser que seu encanamento esteja uma porcaria, sua pia e seu vaso sanitário não funcionem mais, você pode gastar aqui com um revestimento incrível, seja ele, pedra, pastilha ou azulejo. Tenha em mente que um bom revestimento muda toda a aura do seu banheiro. Mas se o seu problema aqui é estrutural hidráulico, não pense duas vezes em alocar seu orçamento para corrigir esses problemas.

20-quarto-bebê-moderno-cinza

foto: Houzz – veja mais quartos de bebê aqui

– Quando se está comprando coisas para um bebê que está por vir, o dinheiro vai que nem água. Mas se tem alguma coisa que você não pode economizar é no berço: adquira um bom, confiável e com selo do Inmetro. É lá que o seu bebê vai ficar por um bom tempo. Questão de segurança, mesmo.

Detalhes

21-plantas-sala-de-jantar-cento-de-mesa

foto: Leaf&June – veja mais sobre plantas aqui

– Sem sombra de dúvidas, plantas são as melhores peças de decoração existentes. Deixam o ambiente mais alegre, leve, com mais vida e frescor. Sem restrição, na sala, no quarto, no banheiro ou na cozinha. Cada folhinha vale cada centavo!

22-composição-tamanhos-variados

foto: Bar Architects – veja mais sobre ambiente com quadros aqui

– Porta-retratos e quadros na parede podem mudar todo um espaço. Fora que fotos trazem personalidade à sua casa. Quadros e imagens que signifiquem algo pra você transformarão sua casa em um verdadeiro lar.

23-cozinha-branca-prateleiras

foto: Whitstable Island Interiors – veja mais cozinhas aqui

– Prateleiras não são somente úteis, mas complementam qualquer decoração. Na cozinha, podem servir para armazenar potes, canecas, xícaras e o que mais te der na telha. No banheiro, podem servir para colocar toalhas, papel, cestinhas, aromatizador de ambientes… Na sala e no quarto, servem para expor livros e porta-retratos. As opções são infinitas.

24-sala-com-espelho-grande

foto: Darren Palmer – veja mais dicas para ambientes pequenos aqui

– Espelhos ajudam na iluminação e aumentam consideravelmente um ambiente. Deixam o ambiente moderno e muito charmoso. Na sala, no banheiro e corredor, são muito versáteis. Podem vir com ou sem molduras.

25-composição-tamanhos-variados-almofadas

foto: Lindsay Pennington Inc – veja mais dicas aqui

– Almofadas! Seja no sofá, na cama, na cadeira, no banco ou na poltrona, ajudam na composição do ambiente e no conforto. Sem contar que são super práticas. Enjoou do ambiente? Troque as almofadas. Isso pode te surpreender!

Compartilhe com um amigo