Boas IdeiasDIYQuarto

Stencil, uma ótima alternativa aos papéis de parede

Por 23 de fevereiro de 2016 Sem comentários

Um estêncil (do inglês stencil) é uma técnica usada para aplicar um desenho ou ilustração com aplicação de tinta, através do corte ou perfuração em papel ou acetato. É um procedimento super simples que pode gerar resultados incríveis, apresentando-se como opção mais barata ao papel de parede. Então, se você é daqueles que gosta de colocar a mão na massa e tem um ambiente que precisa de uma reformulada, considere o estêncil, como você verá a seguir.

Essa técnica pode ser empregada em parede, tecido, toalha e o que mais você conseguir pensar, basta, é claro, escolher a tinta adequada a cada tipo de material.

A responsável por esse DIY (faça você mesmo) é uma designer chamada Anna Joyce. Ela dá a dica: é preferível que o acabamento da tinta da parede debaixo seja fosco, pois assim a tinta acrílica será mas bem absorvida e as chances de você borrar sua parede diminuem bastante.

1-estêncil-em-parede

Você vai precisar basicamente de:

1- tinta acrílica da cor que você preferir;
2- uma esponjinha pra você dar batidinhas no estêncil com a tinta (pode ser rolinho de espuma também);
3- acetato pra você cortar o seu molde (estêncil);
4- pincel pra dar acabamento, caso necessite;
5- adesivo em spray ou fita crepe.

2-estêncil-em-parede-materiais

O passo-a-passo é bem simples. Uma vez seu molde cortado no acetato, você tem 2 opções: passar o adesivo em spray e aí você vai grudando na parede e pintando onde achar que deve, ou você prende com fita crepe. O ideal é prestar bem atenção no seu estêncil pra ele não ficar solto e deixar vazar tinta por baixo dele. Para minimizar a chance disso acontecer, trabalhe com pouca tinta de cada vez e dê batidinhas de leve até o desenho ficar todo preenchido.

3-estêncil-em-parede-pintura

Para usar o rolinho, deixe uma área maior de acetato pra você poder passar o rolo sem perigo de sujar sua parede. Aqui também você usa pouca tinta de cada vez.

4-estêncil-em-parede-pintura

Repete-se o processo até preencher a sua parede. Se precisar, depois de seco, volte com um pincel fininho, retocando onde achar necessário.

5-estêncil-em-parede-pintura

Repare que a designer não fez algo linear e certinho. Você pode fazer se quiser e tudo bagunçadinho também fica lindo!

6-estêncil-em-parede-pintura

Separamos imagens que mostram que, com um pouco de criatividade, essa técnica substitui qualquer papel de parede! Inspire-se!

7-estencil-triangulo

foto: Apartment Therapy

8-estencil-seta

foto: One Project Closer

9-estencil-batman

foto: Pöm

10-estencil-triangulo

foto: Gil Loves Glam

11-estencil-bolinha

foto: Design Sponge

12-estencil-bolinha

foto: Apartment Therapy

Reparou que pra quarto de criança é fantástico, né?

via Design Sponge

Compartilhe com um amigo