6 razões para você morar em uma casa pequena

21 de outubro de 2013 Ambientes Pequenos, Casa

É natural, à medida em que conquistamos maior solidez financeira, procurar adquirir coisas maiores e melhores. O problema é que, quando o assunto é casa, as pessoas tendem a confundir maior com melhor. Pois é, em matéria de lar, tamanho não é documento e essa delicada escolha, a do tamanho da casa que irá morar, terá enormes implicações no seu bem-estar, estilo de vida e no seu bolso.

Não cansamos de mostrar exemplos aqui no blog de pessoas que moram confortavelmente em ambientes pequenos. Então, de uma vez por todas, vamos entender todas as vantagens de morar em uma casa pequena.

1. Você vai simplificar a sua vida

morar-casa-pequena-01

foto: Bea Johnson

Esta é, de longe, a principal razão para você morar em uma casa pequena: uma vida mais simples. E simples não significa sem conforto ou abrir mão das maravilhas da atualidade. A simplicidade é apenas um escudo que te protege do turbilhão de opções, demandas, escolhas e “necessidades” que o mundo joga sobre a sua vida. Acredite, a vida é muito mais simples do que parece e você precisa de muito menos coisas do que acha que precisa.

A restrição de espaço vai te mostrar que você pode viver bem com menos coisas e vai te ensinar a escolher o que é realmente importante para você. É isto que uma casa pequena fará por você. O interessante é que, com o tempo, algumas das lições ensinadas pelo seu pequenino lar começarão a se infiltrar em outros aspectos da sua vida. Você vai se sentir mais leve, com cobranças diferentes e com foco naquilo que tem significado. Sim, muitas coisas vão mudar!

Não há nada de errado com o luxo, mas todos aqueles que se livraram de muitos de seus pertences para morar em ambientes menores e levar uma vida com menos desperdício parecem estar muito felizes. A mudança mostrou para eles como a vida estava inundada de supérfluos. Veja a história de Bea Johson, em nosso post “Como decorar a casa para viver com menos” e entenda como ela simplificou sua vida.

Para você refletir um pouco, sugerimos que assista ao ato “Stuff” do lendário comediante George Carlin:

2. Uma casa menor cabe no seu bolso

morar-casa-pequena-02

foto: via Iyume

Parece óbvio, mas muitas pessoas parecem ignorar o fato de que uma casa menor é uma decisão financeira mais saudável na grande maioria dos casos, principalmente para os jovens em início de carreira. Na busca pela casa dos sonhos, muitos se apertam para comprar uma casa mais cara do que podem arcar, com muito espaço para colocar coisas que não poderão comprar. Sim, aquelas linhas de financiamento do governo parecem tão tentadoras e fazem seu poder de compra aumentar do dia para noite… E tudo fica mais difícil quando aquele conhecido compra uma enorme casa, não é mesmo?

Entenda que, especulação imobiliária a parte, a economia não se restringe apenas ao desembolso que se faz na hora da aquisição de uma casa pequena. Como dissemos anteriormente, uma casa menor vai te ligar em outra frequência, em outro estilo de vida, mais agradável para seu sofrido bolso.

3. Menos gastos com manutenção

morar-casa-pequena-03

foto: Matteo Rossi – veja mais detalhes aqui

Tenho um amigo que mora em uma casa com dois quintais, uma enorme garagem, piscina, duas salas, cozinha, churrasqueira e etc. Ele costuma dizer que a casa dele é uma microempresa, pois emprega duas faxineiras, um piscineiro e um jardineiro. Também paga uma empresa de segurança, que faz a manutenção de coisas como cerca elétrica e todo mês há um ou outro funcionário terceirizado para consertar alguma coisa na casa. Além disso, não se cansa de comprar insumos para limpeza e paga uma conta de luz e água que, sozinhas, poderiam sustentar uma casa pequena por alguns meses.

Se sua renda é um pouca apertada, uma casa pequena fará toda a diferença. Com um pouco de bom-senso, vai sobrar dinheiro no final do mês. Dinheiro que, em uma casa maior, iria para manutenção e contas mais caras, agora pode ser investido em bem-estar, diversão, cultura e viagens.

morar-casa-pequena-05

4. Móveis e decoração de qualidade

morar-casa-pequena-04

foto: Rob Lewis

Agora a equação da casa pequena começa a ficar mais interessante! A combinação de vida mais simples, contas mais suaves e economia que fez na hora de adquirir o imóvel vai liberar recursos para você investir no interior de sua casa. Recursos que serão bem investidos, pois você aprendeu o que realmente precisa para viver.

Móveis multifuncionais e planejamento podem fazer toda a diferença para quem mora em um espaço pequeno. Veja alguns exemplos de soluções incríveis para espaços pequenos:

1. O cubo, móvel que é cama, prateleira e armário
2. Design inteligente: apartamento pequeno com oito cômodos
3. A menor casa que você já viu!
4. Economizando espaço com móveis inteligentes
5. Lindo apartamento de apenas 10 metros quadrados

5. Um imóvel pequeno é mais fácil de vender

morar-casa-pequena-06

foto: Stadshem

Você ganha flexibilidade com uma casa pequena. Imóveis menores vendem mais rápido, pois, geralmente, o mercado é mais líquido para bens com valor absoluto menor. Assim, se você pretende mudar no futuro, você terá que esperar menos para vender sua casa. Às vezes, você não tem planos de se mudar, mas possui um emprego que, no futuro, pode demandar que você mude de cidade, por exemplo.

6. Fortaleça os laços com a família

morar-casa-pequena-07

foto: Tiny House Family

Finalmente, sua relação com a família será outra. Hoje em dia, é muito comum ver famílias onde há pouca interação entre pais e filhos, por exemplo. Muitas crianças “criadas” pelo mundo, pois passam o dia interagindo com a empregada, o professor, motorista e outros adultos que não são os pais. E quando chegam em sua enorme casa, vão direto para a caverna (quarto).

Uma casa pequena rompe a distância que a correria do dia-a-dia e alguns hábitos criaram em muitos lares. A geografia do pequeno lar não só força uma convivência mais próxima, mas também cria diversos desafios, que podem ser desagradáveis à primeira vista, mas constroem caráter.

Não há nada de errado com casas enormes e, é claro, elas também têm um série de vantagens, mas somos verdadeiros fãs de quem mora em lugares pequenos e consegue viver com menos.

Inscreva-se e receba atualizações diárias

  • http://Website Luzinha

    Muito legal e verdadeiro o post. Eu me criei numa casa enorme (família também), hoje minha mãe viúva vive só naquele casarão vazio e que demanda manutenção constante.

  • http://www.hertha.com.br Schwartz

    Adorei o post!
    Sou encantada por pequenas habitações.
    Moraria tranquila num cômodo de 25, 30 metros quadrados.. o único problema é o acúmulo de coisas ao longo dos 30 anos. :)

Não perca nenhuma atualização! INSCREVA-SE