Ambientes PequenosApartamento

Apartamento de 35 metros quadrados

Por 27 de março de 2014 Um comentário

Este projeto foi feito em parceria com uma grande amiga, a Gabi (para os íntimos). A Gabriela Fumagali, para os não íntimos, formou-se junto comigo, mas hoje mora e trabalha em Brasília. Foi um projeto feito, eu diria, em perfeita sintonia e o objetivo, além da otimização do espaço, era proporcionar melhor ventilação e iluminação natural aos ambientes, uma vez que no projeto original nós não tínhamos tantas janela assim.

As soluções encontradas e usadas pela Gabi para este apartamento são concisas, criativas e podem servir de incentivo e inspiração para muitas outras pessoas!

Vamos começar com o comparativo das plantas antes e depois para vermos com mais clareza todo o espaço e o que foi modificado nele:

planta antes e depois

Na área íntima, o projeto se deu pela integração entre a área de estudos e quarto, priorizando otimizar o espaço então segregado para organização do mobiliário, além de nichos em MDF para disposição dos materiais de estudo e decoração.

quarto-estudo-1

Para promover ventilação e iluminação natural à sala de estar, sugerimos a demolição da parede de alvenaria entre a sala e o quarto e a colocação de portas de correr em vidro temperado jateado, presas por roldanas superiores, além de janelas pivotantes na lateral que vão do teto ao piso.

sala tv-1

Como elemento central entre a sala e quarto foi projetado um armário em MDF de 1 metro de largura para televisão, com painel giratório para ambos os ambientes.

lavanderia-1

A fim de proporcionar um espaço separado para as visitas, eventualmente recebidas pela moradora do apartamento, criamos um ambiente reservado da sala de estar. A proposta aqui foi de inserir uma estante em vidro temperado sustentada por hastes metálicas, que saem do piso e vão até o teto. Ela fica atrás do sofá e age como elemento delimitador de espaço, sem, entretanto, separar a sala de estar deste hall de entrada. A bicama, em dias comuns, torna-se um sofá com almofadas e decoração, fazendo com que o hall de entrada seja um espaço aconchegante.

hall-1

sala-geral-1

Vale lembrar que muitos dos móveis da moradora foram reaproveitados e reintegrados no novo layout!

projeto por limaonagua e Gabriela Fumagali

  • Maíra Souza

    Incrível como com tão pouco espaço dá pra fazer um cantinho aconchegante desses. Decoração linda!

Compartilhe com um amigo