Paisagismo

3 plantas perfeitas para quem não tem muito tempo para cuidar da casa

Por 12 de junho de 2015 Sem comentários

Quantas vezes você comprou um vaso de planta e ele foi murchando, murchando e morreu? Você não está sozinho no mundo, pois isso acontece com muito mais frequência que você imagina. Seja por fata de conhecimento de botânica e jardinagem, seja por falta de tempo ou por falta de memória, o fato é que sem um mínimo de cuidado, as plantas morrem mesmo. Então, a gente para e pensa: “mas as plantinhas são tão lindas e agradáveis, não é possível que vou ter que comprar um vaso artificial”. Qual o segredo então? O segredo é escolher a planta certa pra você. Aquelas que são mais fáceis de cuidar, que são tolerantes à rotina maluca, pressa diária e ao esquecimento. Suportam nossa falta de tempo e se adequam ao nosso estilo de vida. Por isso, listamos 3 plantas que costumam se encaixar muito bem à nossa rotina.

1. Cactos e suculentas

3-cactos-suculentas

foto: Ryland Peters & Small

De todas as plantas que iremos citar, os cactos e as suculentas sã as mais óbvias, devido a sua periodicidade de rega. Gostam muito sol e vivem bem sob a luz natural. Apenas regue quando a terra estiver bem seca. No verão, apenas uma rega por semana é o suficiente. Já no inverno, regue no máximo de uma a duas vezes ao mês, não precisa mais que isso. É importante molhar apenas a terra, evite que a água caia sobre as folhas, pois elas podem vir a apodrecer. Utilize vasos com furos para drenagem da água.

4-cactos-suculentas

foto: The Eclectic

2. Espada-de-São-Jorge

1-espada-de-são-jorge

foto: Rikki Snyder Photography

É muito conhecida por ser amuleto de proteção que afasta o mal olhado e a inveja. Atrai boa sorte e purifica as energias. Particularmente, eu gosto do desenho da Espada-de-São-Jorge: ficam ótimas em vasos. É de longe uma das nossas preferidas! É uma planta extremamente resistente. Pode ser cultivada em vasos ou em grupos, formando bordaduras ou mesmo para compor maciços, que deverão ser mantidos a meia-sombra, mas também pode ser a pleno sol. Regue apenas quando a terra estiver bem seca. Pode ficar no hall, no banheiro, na sala, pois ela é muito versátil!

2-espada-de-são-jorge

foto: Beth Kooby Design

3. Palmeira ráfia

6-rafia

foto: Thom Filicia

Muito popular, essa palmeira de origem chinesa é encontrada com muita facilidade, até nos supermercados. É adequada para cultivo em vasos destinados a interiores iluminados, ou seja, deve ficar próxima a uma janela. Regue regularmente, a cada dois dias mais ou menos (dá pra ser 2 vezes por semana). Contudo, não a deixe encharcada. Não é preciso que ela receba sol diretamente. Ela é muito popular nos projetos de interiores por aí. Você com certeza já viu uma ao lado do sofá, do rack da TV e da mesa de jantar, por exemplo.

5-rafia

foto: Anthony Wyer

7-rafia

foto: Arcanum

Compartilhe com um amigo