Boas Ideias

Casas ecológicas e modernas no meio da floresta

Por 23 de outubro de 2013 4 Comments

Primeval Symbiosis é um projeto do estudante de arquitetura e design de interiores Konrad Wójcik, que planeja instalar casas dentro de florestas sem deixar as marcas que o homem costuma deixar na natureza. É um desafio e tanto, mas Konrad projetou tudo para que suas casas não interfiram na beleza e na dinâmica das florestas. A grande beleza por trás do projeto é a possibilidade de expansão urbana sem desflorestamento.

Para o designer, não faz sentido a tecnologia ser um agente de destruição ambiental, como acontece em alguns casos. É possível que o meio ambiente e avanços tecnológicos tenham uma relação mutuamente benéfica. Assim, as casas concebidas por Konrad vão muito além de conceitos modernos de arquitetura, mas também incorporam tecnologia de ponta e noções avançadas de planejamento urbano.

casa-moderna-floresta-01

As casas foram projetadas para se inserirem discretamente nas florestas. A estrutura principal é um poste, que se posiciona no ambiente como mais uma “árvore”. A casa oferece tudo que duas pessoas precisam para viver confortavelmente. Quando necessário, há como abrigar até quatro pessoas.

casa-moderna-floresta-02

casa-moderna-floresta-03

casa-moderna-floresta-04

casa-moderna-floresta-05

O conceito criado por Konrad Wójcik surgiu de sua admiração por árvores. A observação permitiu que ele encontrasse soluções na natureza. Se as árvores servem de abrigo e proteção para tantos animais, por que não podemos usá-las da mesma maneira? Ao mesmo tempo, a humanidade enfrenta problemas de desmatamento. Com isso em mente, o designer começou a juntar as pecinhas para tentar resolver um dos grandes desafios da expansão urbana.

A estrutura de poste da Primeval Symbiosis cria possibilidades e muda totalmente a maneira como ocupamos novos espaços. A arquitetura dessas casas representa um grande avanço, com impacto significativamente menor no meio ambiente:

casa-moderna-floresta-06

tradução: Limão n’água

As indústrias líderes na produção recursos ecologicamente corretos estão na Europa. Recentemente elas criaram o certificado C2c (cradle to cradle). Para carregar o selo, o material deve ser 100% reciclável e modular, o que facilita a reutilização do material. Todo o mobiliário da casa possui o certificado C2C! Outros elementos da estrutura também são recicláveis.

casa-moderna-floresta-07

tradução: Limão n’água

casa-moderna-floresta-08

A casa possui 4 níveis bem definidos com otimização de espaço. Além disso, o projeto prevê uma casa auto-sustentável, que poderá ser instalada em qualquer local do mundo, sem necessidade de conexão com as redes locais de energia. Assim, o que há de mais moderno em energias limpas foi incorporado à casa. Há diversos painéis solares e hélices que aproveitam energia gerada pelo vento.

casa-moderna-floresta-09

casa-moderna-floresta-10

arquiteto: Konrad Wójcik
veja mais detalhes do projeto em Primeval Symbiosis
via CJWHO

  • Richard

    Tem um design espetacular, no entanto foi desenhado para pessoas jovens, para idosos irá apenas dificultar a vida.

  • Rafael

    Ruim seria pendurar um quadro, hehehe! Tem a coluna principal!

  • Fantástico, como nosso amigo falou foi projetado para pessoas mais novas. Se adaptaria muito bem também na praia, como chalés só sem tanto revestimento de madeira.

  • Barbarah Sands

    Achei bem interessante este projeto, mas ficaram algumas coisas pendentes: Nao mostra como é o espaço interno do banheiro, a energia é limpa mas e a conexão com agua e rede de esgoto? No quarto tem um colcão, mas onde o casal guardaria seus pertences? Acho que faltou pensar algumas coisinhas nesse projeto… A idéia realmente é linda, uma casa que nao causa impacto ambiental agressivo e que propicia aos moradores uma vida na natureza, mas tem que ser planejado para pessoas reais….

Compartilhe com um amigo