Conheci o trabalho do Nido na época em que estava fazendo o meu trabalho de conclusão de curso da pós-graduação. Na verdade, conheci por causa de uma amiga que fazia pós comigo. Enfim, ele é cenógrafo, designer gráfico e de produtos e artista plástico. Dedica-se à criação de produtos e mobiliários e à produção de pinturas e giclês. Realiza projetos em parcerias com cooperativas, ONGs e grandes empresas. Nildo Campolongo cursou Engenharia Civil na Faculdade de Engenharias São Paulo, porém sempre se interessou pelas artes plásticas. Iniciou sua carreira na tipografia de seu pai e vem produzindo, nos últimos 20 anos, exposições, publicações, palestras e oficinas em universidades e instituições culturais, com ênfase na disseminação de conteúdos com valores sócio-ambientais no Brasil e no exterior.
foto: Casa do Leitor (SESC-SP) por Nido Campolongo
Nido passou a ser conhecido como o “artista do papel” por explorar peças recicláveis, desde 1994. A partir desse momento, ele, que também é cenógrafo, começou a reavaliar os resíduos que resultavam de suas criações e a incluí-los em novas obras de grande criatividade.
foto: FIESP por Nido Campolongo
Sua ideologia sustentável permitiu que seu nome ficasse mais conhecido no campo do design e das artes plásticas. Hoje, Nido foca-se na produção de mobiliário e pinturas. Além disso, procura disseminar a ideia de sustentabilidade através de parcerias com empresas e instituições, difundindo a importância do reaproveitamento de materiais.
foto: SOS Mata Atlântica 2009 por Nido Campolongo
No dia 09/03, o Programa Em Alta, veiculado pela Record News, fez uma reportagem muito interessante e bem montada sobre o Nido Campolongo e disponibilizou-na no Youtube.
Muito bacana, não?