CasaDecoraçãoInspirações

20 imagens para você amar o piso de cimento queimado

10 de Março de 2017

O cimento queimado está conquistando muitos adeptos por ser uma opção rústica, elegante e, pasmem, barata! Ele é um material coringa, combina com tudo desde cerâmicas à madeira. Engana-se quem acha que um ambiente com piso de cimento queimado é frio e impessoal. A gente está aqui para provar a sua versatilidade!

Ele não é nada mais que um piso fabricado a partir de uma argamassa feita na obra com a mistura de cimento, areia e água. Queimar o cimento não tem nenhuma relação com fogo. Esse é apenas o nome dado ao processo de jogar o pó de cimento sobre a argamassa ainda mole. Então, a superfície deve ser desempenada, espalhando esse pó, deixando o conjunto bem lisinho. Após secar, estará pronto o cimento queimado.

piso-cimento-queimado-1

foto: Kababie Arquitectos

piso-cimento-queimado-2

foto: Boudreaux Design Studio

piso-cimento-queimado-3

foto: Kimberly Peck

cimento-queimado-4

foto: Segev Photography

cimento-queimado-5

foto: Cornerstone Architects

O material, como já falamos, é extremamente versátil e durável, e pode ser usado não só no piso, mas também em paredes e até em bancadas. A limpeza é bem fácil, pois a superfície é lisa e, assim, evita o acúmulo de sujeiras. Pode ser usado em todos os ambientes da casa e, se você morar em algum lugar muio quente, ele vai ser muito mais que bem-vindo. Possui uma grande resistência à abrasão e é bem difícil quebrá-lo. No entanto, uma das características mais comuns do cimento queimado são as trincas e fissuras. Essas pequenas fissuras fazem parte da natureza do material e dão até um certo charme urbano. Porém, as grandes trincas podem comprometer a resistência e a durabilidade do piso.

cimento-queimado-6

foto: Truex Cullins

cimento-queimado-7

foto: PBElemental

cimento-queimado-21

foto: David Churchill

cimento-queimado-9

foto: Avenue

cimento-queimado-10

foto: David Vandervort Architects

Como tudo na vida, é necessário contratar mão-de-obra especializada e experiente a fim de evitar maiores dores de cabeça no futuro. Muitos pedreiros afirmam que sabem trabalhar com esse tipo de piso, mas a realidade é que muito poucos sabem realmente executar um bom cimento queimado. Juntas de dilatação de plástico, madeira, pedra ou metal ajudam a evitar as fissuras, além de aditivos que podem ser misturados na argamassa para que o piso adquira mais resistência, evitando, assim, as tais trincas.

cimento-queimado-11

foto: Cornerstone Architects

cimento-queimado-12

foto: Daniel M. Martin Architect

cimento-queimado-13

foto: Gelotte Hommas

cimento-queimado-14

foto: Fougeron Architecture

cimento-queimado-15

foto: EMC Arquitectura

Uma dica antes de contratar um profissional: procure ver alguns pisos feitos por ele. Observe se ele se preocupou com o correto nivelamento e veja se o piso apresenta trincas esteticamente admissíveis. Cabe lembrar que na hora de dar uma cor ao seu piso o colocador deve usar a mesma marca e lote de cimento em um ambiente, para que a tonalidade se mantenha uniforme.

Para a finalização do processo, quando o piso estiver bem seco, é preciso aplicar cera ou resina.

cimento-queimado-16

foto: Audrey Matlock

cimento-queimado-17

foto: Alan Chu e Cristiano Kato

cimento-queimado-18

foto: Pangaea

cimento-queimado-19

foto: Kaplan Thompson

cimento-queimado-20

foto: Fabre de Marien

É ou não é para se apaixonar?

Se gostou, dê uma olhadinha em 20 imagens para você amar o piso de cimento queimado (parte 2).

43 Comentários

  • Amanda disse:

    Ola, gostaria de saber como faz pra ele ficar com esse brilho!! Obrigada

  • Bom dia

    Você teria o nome das empresas que executaram as obras que estão nas fotos,

    Atenciosamente,

    • Limão n'água disse:

      Oi Tania,

      Muitos desses projetos são fora do país, e os responsáveis por todos eles encontram-se nas legendas abaixo das fotos. Talvez eles tenham a informação que você gostaria.

    • Matheus disse:

      Tania, muitas empresas executam o cimento queimado, o unico problema é quantidade. As empresas normalmente não trabalham com residências devido ao fato da metragem ser muito pequena. Portanto para residencias vale a pena contratar algum pedreiro que conhece a técnica.

    • Ednalva disse:

      Oi Lúcia,
      Por se tratar de uma solução barata, ele é bastante comum nas periferias e, por isso, a maioria dos pedreiros sabe fazer. O único cuidado que você precisa ter, é verificar se o contrapiso está bem regularizado, porque, se não tiver, vão aparecer várias rachaduras (o meu, graças a Deus, está perfeito)! Boa sorte!

    • Matheus disse:

      Lucia, para preparar este cimento é necessário uma máquina que se chama “Alisadora de Concreto” ou também conhecidos como “Acabadoras”. Quando o concreto for lançado, é necessário fazer o acabamento com esta máquina para que a superfície fique lisa.

  • Ton Müller disse:

    Eu fico encantado com os posts deste blog! Parece que cada cenário saiu diretamente de um filme para a vida real. Ele me inspira na criatividade fotográfica de ambientes. Obrigado e sucesso, sou fã de vocês!

  • Carminha disse:

    Olá! Seu site foi uma inspiração para minha troca de piso e hoje, estou aplicando o cimento queimado no meu apartamento. Estou na dúvida sobre qual a melhor resina para aplicar, evitar trincas, umidade, etc… Você poderia indicar algumas? Pensei em acabamento fosco ou acetinado. Agradeço a ajuda.

  • Edilene Duarte disse:

    Olá, gostaria de saber se pode aplicar em cima de piso frio no caso ceramica, ou só pode fazer em cima de contra piso. Amei!!!

  • Priscila Rodrigues disse:

    Bom dia, quero muito fazer o piso queimado, só gostaria de saber se esse piso acumula muito pó? tenho alergia respiratoria por isso gostaria de saber.

  • Ednalva disse:

    Olá pessoal,
    Obrigada pelo post!
    Eu sou apaixonada por piso de cimento queimado, tanto que fiz na minha casa! Fica realmente lindo!
    No entanto, para quem gosta de praticidade, não é tão fácil assim, pois ele exige um pouco mais de cuidado que os pisos de cerâmicas. Para manter o brilho, por exemplo, é necessário encerar sempre! E também é bom manter alguns tapetes, no inverno, já que ele é bem frio. Para o verão, é excelente!
    Estou bastante contente com minha escolha e aconselho para aqueles que gostam!

    • Rose disse:

      Oi Ednalva, eu estou bem interessada neste tipo de piso, vc poderia me informar se a economia realmente vale a pena. Eu moro no Rio, vc saberia me indicar um profissional que faça este serviço. Um abraço Rose.

  • Rose disse:

    Olá, como vocês já informaram, esses projetos são fora do país, mas, é como colocar doce na boca de criança e depois tirar rsrsrs. Preciso saber como achar um profissional que faça esse serviço no Rio. Agradeço antecipadamente.

  • Heitor Lotti disse:

    Ola… tenho um piso de ladrilhos que quero substituir. Gostaria de saber se o cimento queimado pode ser aplicado diretamente sobre ele. Obrigado.

  • Marcos Pereira disse:

    Excelente solução! Ótimo resultado! Gostei muito!!

  • Lucia Moreira disse:

    Amigos fiz o meu piso ,a cor eu amei ,,mas esta ecritinho o mapa do brasil,,cheinho de trinquinhas,,,fiquei muito triste,,,agora ñ sei o k faço,,pois o pedreiro me disse k ja tinha feito varios de vermelhão,,,bem so se eu quebrar tudo e fizer novamente,,e quero muito este piso,gosto de mais

  • Aline disse:

    Bom dia, fiquei em duvida sobre as cores como faço pra fazer a cor q mais gostei ?

  • Alexandre Leal disse:

    Olá amigos. Parabenizo pelas fotos apresentadas, muito lindas sem dúvida. Moramos num prédio de 3 andares, composto por 4 blocos. No momento estamos reformando o hall de entrada e as escadas. Pergunta: vocês acham que poderia ser uma boa opção a utilização do piso queimado nas escadas do nosso bloco? Em tempo, a cidade é Brasília, cujo clima é bem seco. OBS: nosso hall de entrada possuirá alguns elementos rústicos. Agradeço a oportunidade de comunicação.

  • Alexandre Leal disse:

    Olá amigos. Muito show as fotos apresentadas. Parabéns. Pergunta: Tal piso queimado pode ser aplicado diretamente sobre granitina ou precisa ser feita uma base apropriada (contra-piso) sobre essa granitina ? Obrigado.

  • rafael moreira disse:

    ola,
    estou construindo mas nao sei oque vou fazer no piso, estava dando uma pesquisada e me interessei por esse modelo de piso,gostaria de saber como faço, para ter este resultado com esses efeitos como nas imagens acima?

    • limaonagua disse:

      Oi Rafael,

      Primeiro de tudo é necessário um bom profissional. Depois de aplicado o piso, existem resinas no mercado que podem ajudar na manutenção do mesmo e conferem um brilho bem bonito ao piso.

  • Elizabeth Maia disse:

    Esses pisos são maravilhosos. Mas eu tenho uma dúvida: como garantir que ele ficará mais claro ou mais escuro? Meu apartamento é pequeno e eu gostaria que ele ficasse bem clarinho sem muita variação no tom da cor. Obrigada pelos artigos.

  • Richard disse:

    Olá !!!!!
    Por favor gostaria de saber se a nata de cimento comum pode ser aplicada em um contra piso antigo ??

  • Tay Ribeiro disse:

    Olá, adorei as ideias do blog, e esta do cimento queimado me deixou bastante interessada, estou construindo minha casa agora e estou descobrindo muita coisa bacana. Tenho uma dúvida: posteriormente, caso eu mude de ideia é possivel colocar o piso de cerâmica sobre este piso? precisa de algum tratamento? grata

    • limaonagua disse:

      Oi Tay,

      O maior problema de você colocar um piso por cima de outro é o nível das portas… caso você venha a fazer isso, suas portas vão abrir normalmente? Ou elas vão pegar embaixo, quando você subir um pouquinho o nível do piso?

      Mas no quesito colocar por cima do cimento queimado, se ele estiver nivelado corretamente, basta o pedreiro “arranhar” o cimento para que a argamassa do piso cerâmico grude e fique bem firme na hora do assentamento.

  • Fernanda Stocchi disse:

    onde encontrar alguém em BH que faça este

    • Arone disse:

      Olá Fernanda. Acabei de fazer o piso de um restaurante com a empresa BH Art Pisos. O pessoal trabalha bem e o serviço ficou muito bom. O dono de lá chama-se Alex 8531-0542.

  • Pedro Osorio da Rosa disse:

    Ola Preciso saber urgente: posso passar nata de cimento comum misturado com cola branca em um contrapiso antigo e qual a espessura?

  • Vanessa Meloni disse:

    Gostaria de informar que a empresa dacapo, de Matozinhos está fabricando cimento queimado pronto. Caso tenham interesse em mais infornações do nosso produto estou às ordens. Vanessa Meloni – Representante Dacapo – 31 8806-1307 31 9291-1018.

  • Anne disse:

    Fiquei sabendo que o cimento queimado em apartamento racha por causa da movimentação do prédio. Trabalhar com as placas de cimento queimado seria a melhor opção?

  • Theodoora disse:

    Olá! Fiquei apaixonada pelo piso de cimento queimado “branco”! Nunca imaginei que poderia ser desta cor! Vocês poderiam me dar uma orientação de como é feito? Como faço para ficar branco? Obrigado

  • Ricardo Airton disse:

    Obrigado pelo post. Eu estava com um problema e esse post me ajudou muito.

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo