CasaDecoraçãoInspirações

15 ambientes que ensinam como usar tons pastel

25 de outubro de 2013

Tons pastel reapareceram com tudo de uns tempos para cá. Mudaram seu nome para “candy colors” e fizeram um sucesso enorme na moda. Rapidamente, o sucesso se espalhou para outras áreas e as pessoas criaram adaptações. De repente, o tom pastel já estava em todo lugar.

Na decoração não poderia ser diferente, aliás, a decoração e a moda do vestuário andam de mãos dadas. Após alguns anos sumidas, designers abraçaram as candy colors novamente. Se você também é um amante desses tons, seguem algumas dicas de como incorporá~los em sua casa de maneira moderna e divertida.

Afinal de contas, o que é um tom pastel? Um tom pastel pode se referir a uma cor clara ou escura, no entanto, com menos saturação. Assim, são menos vibrantes, com menos brilho e mais suaves. Por isso são mais discretas, costumam passar uma sensação de paz e calma e, sem dúvida, deixam qualquer ambiente mais chique.

Vamos, então, a algumas dicas!

Uma ideia legal, ao usarmos os tons pastel, é usar diferentes intensidades de um mesmo tom. Assim, eles se complementam e acabam dando destaque às cores estão fora do tom.

tons-pastel-1

foto: Sophisticate Interiors

tons-pastel-3

foto: Design House of the Hamptons

tons-pastel-2

foto: 3 Doors Down Home Staging & Interior Redesign

Procure combinar tons pastel com com bastante branco. Quando você escolhe misturar várias cores pastel, não necessariamente no mesmo tom, o branco é o elemento ideal para equilibrá-las. Assim, o resultado é um ambiente claro, leve e bem alegre!

tons-pastel-4

foto: Bemz

tons-pastel-5

foto: My Scandinavian Home

tons-pastel-6

foto: My Scandinavian Home

Combine as candy colors com cores mais fortes e alegres. Quando você acrescenta uma cor que chama mais atenção que o resto, faz com que esse resto, ou seja, as outras cores pastel, atuem como cores neutras. Cores complementares, como azul e amarelo, ou verde e rosa, funcionam bem com essa técnica.

tons-pastel-8

fotos: Mark English Architects

tons-pastel-9

fotos: Houzz

tons-pastel-10

fotos: Willey Design

Use no ambiente que você quiser! Há quem diga que banheiros e cozinhas em tons pastel remetam àquelas cozinhas das nossas avós e, portanto, acham um tanto quanto ultrapassado. Usar tons pastel em texturas inesperadas nesses ambientes pode dar o toque de modernidade que faltava.

tons-pastel-11

fotos: Kristina Crestin

tons-pastel-13

fotos: Bathrooms and more store

tons-pastel-12

fotos: Homedit

Misture-as com materiais naturais. Isso inclui, madeira, pedra, tijolos, couro, plantas, enfim o que sua imaginação for capaz de pensar.

tons-pastel-7

foto: My Scandinavian Home

tons-pastel-14

foto: By Fryd

tons-pastel-15

foto: Jerry Jacobs Design

FATO

1. Sim, soa um pouco estranho, mas o plural de “tom pastel” é “tons pastel”.
2. O pastel da expressão se refere a bastões de pintura. Veja mais detalhes aqui.

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo