DIYInspirações

DIY – Um lindo quadro de origami modular

Por 12 de setembro de 2019 Sem comentários

Eu tinha dado um tempo nessa vibe DIY, ou seja, de faça você mesmo. As coisa começaram a ficar mais corridas, o tempo ficou um pouco escasso e, nos minutinhos que me sobravam, eu preferia fazer outras coisas a procurar projetos legais de DIY pra fazer… Mas enfim, as coisas foram voltando pro lugar e eis que me deparo com essa lindeza de projeto do site Design Sponge, que confesso já ter visto no passado ,afinal esse projeto foi postado lá em 2015, mas que nunca tinha ido atrás. Origami sempre foi uma coisa que curti muito fazer e quando você conhece o mundo dos origamis modulares, é um caminho sem volta!

1-quadro-origami

Você vai precisar de:

– Papel de origami ou qualquer outro papel cortado em quadrado. A artista responsável por essa peça disse que curte fazer com papéis com gramatura mais grossa do que de origami, entre 120 e 150, pois ela disse que os módulos ficam mais firmes e seguros. Pra fazer essa peça em específico ela usou por volta de 100 folhas, mas isso vai variar dependendo do tamanho que se deseja o quadro final;
– Cola PVA;
– Fita adesiva;
– Papel cartão, cartolina ou algum outro papel mais grosso pra servir de base;
– Estilete;
– Pincel pra usar a cola;
– Uma moldura do tamanho que você quiser.

2-quadro-origami

1. Corte o papel cartão para que ele caiba na sua moldura e, com um lápis, delimite a área que você quer que o origami ocupe.

2. Dobre os módulos. Para ajudar no passo a passo, a artista fez esse vídeo em stop motion. Ela fez isso 100 vezes, mas você vai fazer quantas vezes forem necessárias pro tamanho da peça que você escolheu.

3-quadro-origami

3. Agora é a montagem. Primeiro você encaixa 3 peças pra criar uma espécie de pirâmide, daí você segue encaixando até preencher toda a área delimitada por você com o lápis. Durante esse processo, você pode testar como gostaria das cores e o movimento que elas vão dar na sua peça. Monte e desmonte até que fique satisfeito com o resultado.

Segue mais um vídeo que ajuda no processo de montagem.

4-quadro-origami

5-quadro-origami

4. Agora, com muito cuidado, vire sua “escultura” de cabeça pra baixo. Cole as beiradas da peça com a fita adesiva (use a transparente!) e depois aplique a cola PVA em toda parte de trás do seu origami. Desvire a peça e limpe o excesso de cola que possa ter vazado para o lado direito da peça. Centralize mais uma vez no papel que vai servir de base.

6-quadro-origami

7-quadro-origami

https://www.youtube.com/watch?v=5iVKVzPPRD4

8-quadro-origami

6. O tempo de secagem da cola é de 1 a 2 horas, normalmente. Agora, é só por na moldura!

9-quadro-origami

Apesar de não ser um módulo difícil de dobrar, a montagem pode ser um pouco mais chata. Portanto, se você não tem muita experiência com origami, sugiro testar fazer antes com algum papel mais barato do que o papel de origami.

visto em: Design Sponge

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo