CuriosidadesDesignPaisagismo

Vaso de planta robótico que persegue o sol e reclama quando há falta de água!

18 de julho de 2018

Você aí que curte uns vasinhos de planta, já notou como algumas plantas crescem em direção à luz do sol, não é verdade? Isso é chamado de heliotropismo, um fenômeno em que as folhas apontam na direção da luz, a fonte de seus nutrientes. E na maioria das vezes, você precisa colocar suas plantas em locais adequados, para que recebam iluminação suficiente. Só que, de vez em quando, também é necessário ficar mudando essa planta de lugar para o sol não torrar suas folhas… Mas graças a um robozinho muito simpático, você nunca mais precisará se preocupar com o fato de suas plantas ficarem muito ou pouco expostas ao sol. Uma empresa chinesa, chamada Vincross, construiu uma criatura mecanizada que persegue a luz e se retira para a sombra para garantir que a planta prosperará.

1-vasinho-robótico.jpg

O pequeno robô é a ideia do engenheiro Sun Tianqi. Através da Vincross, ele desenvolveu primeiro um robô chamado HEXA, que foi adaptado para abrigar uma pequena planta suculenta. Parte vaso e parte caranguejo, o dispositivo de seis pernas pode detectar quando a suculenta precisa de luz ou sombra e até mesmo sapatear no chão quando precisa de água.

Mas, independentemente de como o vasinho inteligente sabe o que é necessário para uma suculenta, é uma maneira incrível e adorável de cuidar de uma planta. Além de ser uma babá robótica, o dispositivo ainda pode dançar quando está feliz e até brincar com você.

2-vincross-succulent-planter-3

3-vincross-succulent-planter-2

4-vincross-succulent-planter-8

5-vincross-succulent-planter-7

6-vincross-succulent-planter-4

7-vincross-succulent-planter-5

No site da Vincross, apenas encontramos mais dados apenas sobre o HEXA original, que eles vendem por 949 dólares na versão standard e 999 dólares na versão que vem com um carregador sem fio.

visto em: My Modern Met

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo