Design

Bordados feitos à mão usam a linha de maneira muito criativa para imitar cabelo

Por 27 de setembro de 2018 Sem comentários

Já foi a época que artesanato era coisa que a gente só achava na casa da nossa avó, afinal, hoje, vivemos uma espécie de renascimento da produção artesanal, que muitas vezes é impulsionada por um sentimento anti-industrial, outras vezes, por um sentimento puramente nostálgico. Tivemos esse “gap” temporal, onde as coisas industrializadas que eram consideradas bacanas, mas o fato é que as marcas de um trabalho manual são as impressões digitais de um artesão, e os processos manuais começaram, mais uma vez, ser extremamente valorizados. No mercado, eles se tornaram sinônimo de qualidade. E pra provar que o artesanato deve ser valorizado cada vez mais, apresento a artista bordadeira Sheena Liam, que conseguiu “pensar fora do bastidor de madeira” para produzir um retrato único. Durante o ano passado, ela surpreendeu o mundo do artesanato criando tranças de cabelo com linhas de bordar, adicionando um elemento tridimensional às suas mulheres bordadas bidimensionalmente. Entendeu? É difícil explicar, mas você já vai entender.

1-bordado-moderno-menina-de-trança

O cabelo é o centro do trabalho criativo da Liam. A maioria de seus trabalhos são senhoras, bordadas em fio preto, com longas tranças que cascatam dos bastidores circulares. Eles transmitem uma atitude quase despreocupada em relação às suas madeixas, enquanto as mulheres despreocupadamente trançam os cabelos ou deixam alguns fios cair por trás das orelhas. Do ponto de vista técnico, isso requer um planejamento cuidadoso de Liam, pois ela não só calcula ponto por ponto, como também a quantidade de folga em cada fio. Um fio fora de lugar poderia quebrar a ilusão de que essas mulheres estão emergindo do tecido e entrando na vida real.

2-bordado-moderno-menina-cabelo-liso

Liam continuou sua exploração de bordados de cabelo e seu compromisso com o assunto permitiu que ela experimentasse uma variedade de penteados e poses em seus modelos. Como ela cria cada vez mais e mais, seu trabalho continua a crescer em sua complexidade. Siga-a no Instagram para ver tudo!

3-bordado-moderno-menina-de-trança

4-bordado-moderno-meninas-de-trança

5-bordado-moderno-menina-cabelo-liso

6-bordado-moderno-menina-de-trança

7-bordado-moderno-menina-prendendo-cabelo

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo