Decoração

Qual a altura que devo pendurar os meus quadros?

27 de maio de 2018

Aqui, a gente não curte ficar ditando regra pra nada, no entanto, é bem verdade que vez ou outra, usamos algumas regras como um ponto de partida ou um norte, mesmo que depois a gente siga outro rumo. Então, se você decidiu redecorar sua casa, a começar pelas paredes, colocando algumas fotos, pinturas, gravuras, espelhos, vale começar escolhendo um tema e, em seguida, selecionar as imagens que você deseja exibir. Uma vez isso feito, você pode pensar que está com meio caminho andado, mas as coisas não são bem assim. Você também precisa decidir as proporções e, mais importante, a altura em que as imagens serão penduradas. É neste ponto onde a maioria das pessoas se perde. Existe altura certa para pendurar um quadro? Bem, a responta pra isso depende de uma série de fatores que vamos tratar a seguir.

5-FPR-Studio-Apartamento-pequeno

fonte: FPR Studio fotógrafo – Denílson Machado, MCA Estúdio

No geral, o que a gente aprende é que entre 145cm e 155cm é a altura média aproximada do nível dos olhos humanos, por isso, pendurar fotos e obras de arte a essa altura, geralmente, dá certo.

2-Gusvato-Paschoalim-Casa-Cor-2018

fonte: Gustavo Paschoalim Arquitetura – Casa Cor 2018 fotógrafo – Rafael Gap

No entanto, precisamos levar em conta como você e todos os outros estarão vendo essas fotos ou imagens. Você vai estar de pé ou você vai estar sentado? As imagens serão exibidas acima de um sofá, cabeceira ou algum outro elemento ou a parede será livre de móveis? Há algum tipo de moldura ou divisão nesta parede? Se os quadros forem vistos de uma posição em pé, convém usar a regra de altura que basicamente declara que você deve pendurar a arte a 145cm no centro. Então, o que isso significa exatamente? Isso significa que primeiro você precisa medir 145cm do chão, medir a imagem de cima para baixo, dividir o número ao meio e subtrair o espaço entre o fio e a parte superior do quadro (se for o caso) e acrescentar isso número aos 145cm iniciais. É aí que o prego deve ir para que o centro da imagem fique ao nível dos olhos.

6-Bianca-Da-Hora-Projetos-Apartamento

fonte: Bianca da Hora fotógrafo – Denilson Machado, MCA Estúdio

Mas a verdade é que existem inúmeras exceções para tal regra! Ela costuma ser ótima para espaços como corredores, halls ou foyers. Se você deseja exibir suas fotos na sala de estar ou na de jantar, é bem provável que precisará ajustar estas medidas em função do seu espaço. Se eles forem vistos de uma posição sentada, certifique-se de que o centro da imagem esteja no nível dos olhos medido ao sentar em uma cadeira ou sofá.

4-Cora-Mader-Arquitetura-Apartamento-pequeno

fonte: Cora Mader Arquitetura fotógrafo – Juliano Colodeti, MCA Estúdio

3-Leila-Dionizios-Casa-Paris

fonte: Leila Dionizios fotógrafo – Luís Alvarez

Mas a gente sabe que este quadro pode estar acima de um aparador, cabeceira, rack, mesa de jantar e até mesmo de uma bancada de banheiro ou lavabo. Nesses exemplos, para cada caso há uma proporção diferente! O que precisamos ter em mente sempre será a altura média dos olhos que estarão vendo aquele quadro e se há alguma limitação que me impeça de pendurá-lo a esta altura. Um exemplo disso? Um quadro em uma parede com boiserie, algum tipo de moldura ou até mesmo um painel a meia altura.

1-Paulo-Azevedo-Paula-Bignardi-Casa-Cor-2018

fonte: Paulo Azevedo e Paula Bignardi Arquitetura – Casa Cor 2018 fotógrafos – Marco Antônio e Rafael Gap

Há ainda quem diga que devemos deixar um espaço entre o quadro e o aparador, ou a cabeceira da cama, por exemplo, mas acho isso uma bobagem sem tamanho, uma vez que quadros apoiados nesses móveis deixam o ambiente lindo e moderno.

7-Leila-Dionizios-Projetos-Casa-linda

fonte: Leila Dionizios fotógrafo – Denílson Machado, MCA Estúdio

13-In-and-Out-Decor-Apartamento

fonte: In and Out Decor fotógrafa – Mariana Orsi

Mas e quando a gente tem um montão de quadros fazendo uma composição? Aí o importante é você tratar esta composição como uma peça só, e não cada quadro individualmente. O centro da composição, se possível, deve estar na altura do nível dos olhos, seja ele em pé, sentado ou deitado.

10-Nayara-Macedo-quarto-casal-com-quadros

fonte: Nayara Macedo fotógrafo – Juliano Colodeti, MCA Estúdio

14-kleber-arigucci-quarto-cabeceira

fonte: Kleber Arigucci fotógrafo – André Mortatti

15-Estudio-UVVA-Apartamento

fonte: Estúdio UVVA fotógrafa – Manu Oristanio

Outra coisa que pode mudar um pouco a altura para pendurar seu quadro é o tamanho dele. Muitas vezes, colocamos uma peça enorme em um espaço não tão grande assim para valorizar o ambiente. Neste caso, a gente precisa ajustar a altura para que o quadro consiga caber no espaço reduzido.

9-RAP-Arquitetura-sala-com-muitos-quadros

fonte: Rap Arquitetura E Interiores fotógrafo – MCA Estúdio

Vale ainda reforçar que tudo isso que falamos são apenas sugestões. Se você quiser fugir disso tudo e tentar uma coisa completamente diferente, sinta-se à vontade.

8-Diego-Revollo-Arquitetura-quarto

fonte: Diego Revollo fotógrafo – Alain Brugier

11-Babi-Teixeira-quadro-deslocado

fonte: Babi Teixeira fotógrafo – Denilson Machado, MCA Estúdio

12-Hobjeto-Apartamento-espelho-sala

fonte: Hobjeto fotógrafo – Denilson Machado, MCA Estúdio

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo