Aqui, a gente não curte ficar ditando regra pra nada, no entanto, é bem verdade que vez ou outra, usamos algumas regras como um ponto de partida ou um norte, mesmo que depois a gente siga outro rumo. Então, se você decidiu redecorar sua casa, a começar pelas paredes, colocando algumas fotos, pinturas, gravuras, espelhos, vale começar escolhendo um tema e, em seguida, selecionar as imagens que você deseja exibir. Uma vez isso feito, você pode pensar que está com meio caminho andado, mas as coisas não são bem assim. Você também precisa decidir as proporções e, mais importante, a altura em que as imagens serão penduradas. É neste ponto onde a maioria das pessoas se perde. Existe altura certa para pendurar um quadro? Bem, a responta pra isso depende de uma série de fatores que vamos tratar a seguir.
fonte: FPR Studio fotógrafo – Denílson Machado, MCA Estúdio
No geral, o que a gente aprende é que entre 145cm e 155cm é a altura média aproximada do nível dos olhos humanos, por isso, pendurar fotos e obras de arte a essa altura, geralmente, dá certo.
fonte: Gustavo Paschoalim Arquitetura – Casa Cor 2018 fotógrafo – Rafael Gap
No entanto, precisamos levar em conta como você e todos os outros estarão vendo essas fotos ou imagens. Você vai estar de pé ou você vai estar sentado? As imagens serão exibidas acima de um sofá, cabeceira ou algum outro elemento ou a parede será livre de móveis? Há algum tipo de moldura ou divisão nesta parede? Se os quadros forem vistos de uma posição em pé, convém usar a regra de altura que basicamente declara que você deve pendurar a arte a 145cm no centro. Então, o que isso significa exatamente? Isso significa que primeiro você precisa medir 145cm do chão, medir a imagem de cima para baixo, dividir o número ao meio e subtrair o espaço entre o fio e a parte superior do quadro (se for o caso) e acrescentar isso número aos 145cm iniciais. É aí que o prego deve ir para que o centro da imagem fique ao nível dos olhos.
fonte: Bianca da Hora fotógrafo – Denilson Machado, MCA Estúdio
Mas a verdade é que existem inúmeras exceções para tal regra! Ela costuma ser ótima para espaços como corredores, halls ou foyers. Se você deseja exibir suas fotos na sala de estar ou na de jantar, é bem provável que precisará ajustar estas medidas em função do seu espaço. Se eles forem vistos de uma posição sentada, certifique-se de que o centro da imagem esteja no nível dos olhos medido ao sentar em uma cadeira ou sofá.
fonte: Cora Mader Arquitetura fotógrafo – Juliano Colodeti, MCA Estúdio
fonte: Leila Dionizios fotógrafo – Luís Alvarez
Mas a gente sabe que este quadro pode estar acima de um aparador, cabeceira, rack, mesa de jantar e até mesmo de uma bancada de banheiro ou lavabo. Nesses exemplos, para cada caso há uma proporção diferente! O que precisamos ter em mente sempre será a altura média dos olhos que estarão vendo aquele quadro e se há alguma limitação que me impeça de pendurá-lo a esta altura. Um exemplo disso? Um quadro em uma parede com boiserie, algum tipo de moldura ou até mesmo um painel a meia altura.
fonte: Paulo Azevedo e Paula Bignardi Arquitetura – Casa Cor 2018 fotógrafos – Marco Antônio e Rafael Gap
Há ainda quem diga que devemos deixar um espaço entre o quadro e o aparador, ou a cabeceira da cama, por exemplo, mas acho isso uma bobagem sem tamanho, uma vez que quadros apoiados nesses móveis deixam o ambiente lindo e moderno.
fonte: Leila Dionizios fotógrafo – Denílson Machado, MCA Estúdio
fonte: In and Out Decor fotógrafa – Mariana Orsi
Mas e quando a gente tem um montão de quadros fazendo uma composição? Aí o importante é você tratar esta composição como uma peça só, e não cada quadro individualmente. O centro da composição, se possível, deve estar na altura do nível dos olhos, seja ele em pé, sentado ou deitado.
fonte: Nayara Macedo fotógrafo – Juliano Colodeti, MCA Estúdio
fonte: Kleber Arigucci fotógrafo – André Mortatti
fonte: Estúdio UVVA fotógrafa – Manu Oristanio
Outra coisa que pode mudar um pouco a altura para pendurar seu quadro é o tamanho dele. Muitas vezes, colocamos uma peça enorme em um espaço não tão grande assim para valorizar o ambiente. Neste caso, a gente precisa ajustar a altura para que o quadro consiga caber no espaço reduzido.
fonte: Rap Arquitetura E Interiores fotógrafo – MCA Estúdio
Vale ainda reforçar que tudo isso que falamos são apenas sugestões. Se você quiser fugir disso tudo e tentar uma coisa completamente diferente, sinta-se à vontade.
fonte: Diego Revollo fotógrafo – Alain Brugier
fonte: Babi Teixeira fotógrafo – Denilson Machado, MCA Estúdio
fonte: Hobjeto fotógrafo – Denilson Machado, MCA Estúdio