O tamanho dos tapetes é um assunto um tanto quanto controverso no mundo da arquitetura de interiores. Há quem ache que o tapete tem que ocupar toda a área da sala, ficando alguns centímetros debaixo dos sofás ou poltronas, outros acreditam que não há problema nenhum em usar um tapete menor em alguns contextos e ainda existem aqueles que usam um monte de fórmulas para calcular o tamanho exato que o tapete tem que ter. Aqui, a gente acredita que as variáveis chave são o seu gosto pessoal, seu orçamento e as peculiaridades de cada ambiente. Sabendo disso, e após a interessante discussão que o assunto tapetes gerou em nosso artigo 4 erros de decoração muito comuns, separamos alguns exemplos com tamanhos de tapetes em diversos ambientes que deram certo. Inspire-se!
foto: Apartment Therapy
O tapete pode vir até a bordinha dos assentos que você tiver na sala, sejam eles sofás ou cadeiras. O importante é sobrar bastante espaço para circular em volta da mesinha de centro sem que a borda do tapete fique no meio do caminho para atrapalhar. É uma ótima opção para salas mais descoladas e modernas, principalmente se o tapete tem uma cor ou uma estampa bacana.
foto: Ninainvorm
foto: Maletz Design
Aqui, nós temos a maneira mais clássica e que a maioria das pessoas prefere, que é quando o tapete fica alguns centímetros abaixo dos móveis, sendo eles os sofás, poltronas e cadeiras. Isso cria uma área bem definida desses móveis, que normalmente chamamos de área de conversação. Funciona para todos os tipos e tamanhos de sala, contudo, tapetes maiores custam mais caro.
foto: Genesis Architecture
foto: Jeffers Design Group
foto: Cynthia Lynn Photography
Diferente do que já foi dito, se sua escolha de tapete for uma pele de animal (fake ou não), o ideal é que os móveis fiquem mais afastados deste, uma vez que a beleza destas peles não se encontra só na sua estampa, mas também no seu formato. Portanto, nada de esconder o tapete para baixo do sofá! No entanto, se você não tem muita escolha e a sua pele vai ficar um pouco pra baixo dos móveis, trabalhe com o contraste entre o piso e a pele para que ela se destaque. A pele é ótima para deixar o ambiente aconchegante, coisa típica do estilo escandinavo.
foto: By Fryd
foto: Houzz
foto: CS Photographt
Já para os quartos, a ideia inicial é que o tapete proteja seus pés do chão frio, principalmente quando acaba de levantar da cama. Assim, utilizar um tapete que ultrapasse as laterais da cama é o ideal, mas um tapete no pé da cama também não é nada mal. Nesse caso, ele não cumprirá o papel de proteger você do chão frio, mas dará um up no ambiente!
foto: Maletz Design
foto: Elad Gonen Phoographyt
foto: Houzz