Decoração

Conheça 4 tipos de piso mais utilizados em apartamentos

Por 4 de agosto de 2020 Um comentário

Existem uma série de pontos que precisam ser observados de forma atenta antes de adquirir um imóvel. A localização, o tamanho e a disposição dos ambientes são fatores essenciais que desde o início da jornada são bastante estudados. Mais adiante, detalhes técnicos e estéticos a respeito da estrutura começam a ganhar mais atenção.

Uma dessas preocupações acontece quando precisamos escolher o tipo de piso ideal para cada cômodo. Pode parecer um pormenor, mas quem busca comprar apartamento no Rio de Janeiro ou em cidades próximas ao mar, por exemplo, deve fazer a escolha certa para não ter dor de cabeça depois. Nos parágrafos a seguir falaremos um pouco sobre os tipos mais populares de piso das casas brasileiras. Confira!

pisos-01
imagem: ittoilmatar – Shutterstock

Cerâmica, o campeão de vendas no Brasil

Comercializados em diversos tamanhos, os pisos de cerâmica possuem um excelente custo-benefício e trazem uma imensa variedade de modelos para você compor seus ambientes. Por oferecem altíssima resistência à abrasão, limpeza fácil e longevidade são perfeitos para as diversas temperaturas encontradas nas regiões brasileiras.

A ascensão do porcelanato em casas e apartamentos

pisos
imagem: RossHelen – Shutterstock

Com características similares à cerâmica por ser altamente resistente, impermeável e de fácil higienização, o porcelanato se coloca como uma ótima e variada alternativa para qualquer ambiente da casa. As três principais opções que você irá encontrar em lojas de material de construção são:

  • Acetinado – Perfeito para quem não quer se preocupar com manchas ou riscos já que não possui acabamento em brilho.
  • Polido – Ideal para salas e ambientes comuns da casa, como corredores. De limpeza fácil, seu efeito brilhante dá um ar de sofisticação para qualquer ambiente!
  • Esmaltado – Uma versão semelhante ao porcelanato acetinado, mas com uma fina camada de esmalte em sua finalização que pode ou não conferir texturas diferenciadas em seu acabamento.

Os diferentes tipos de pisos de madeira

piso-madeira-sala
imagem: Photographee.eu – Shutterstock

Uma excelente opção para quem busca transformar o lar em um ambiente elegante e aconchegante, os pisos de madeira também são escolhidos em projetos que buscam aquecer interiores pois são isolantes térmicos e são ideais para famílias que possuem algum tipo de alergia já que não acumulam poeira.

Com alternativas para todos os gostos e bolsos, o piso de madeira pode ser encontrado desde sua nobre forma em parquet de madeira até o popular taco, muito popular em casas e apartamentos mais antigos. Além disso, você também pode encontrá-lo em formato de assoalho, laminado e até em sua versão “sustentável” – o piso de madeira demolição.

O clima retrô proporcionado pelo ladrilho hidráulico

pisos-04
iamgem: Joao Serafim – Shutterstock

Bastante utilizado em interiores de casas durante o fim século 19 e mais adiante, entre as décadas de 30 e 40, o ladrilho hidráulico foi apresentado como uma opção mais em conta que o mármore para pisos e paredes daquela época.

A tendência desse tipo de piso voltou com tudo nos últimos anos e não é raro encontrá-lo em ambientes mais sofisticados formando belíssimos e coloridos padrões em residências e estabelecimentos comerciais.

Conclusão

Além dessas opções, não deixe de pesquisar também sobre outros pisos menos populares como o piso vinílico, a ardósia, o granito e cimento queimado – cada um com suas particularidades e aplicações. Boa sorte com seu projeto!

aviso_artigo_patrocinado_thumb

Um comentário

Deixe uma resposta

Compartilhe com um amigo