Trabalhar com concreto, vidro, aço e tomar um cuidado especial com a sala de estar eram as demandas dos clientes para esta casa, batizada de House Boz. Utilizar concreto no design de casas é uma tendência que veio para ficar, afinal, este não é mais aquele material chato, frio e com cara de canteiro de obras. Muito pelo contrário, quando bem utilizado, torna-se um belo elemento de decoração e que também valoriza a arquitetura da casa.
Com um terreno amplo e uma paisagem repleta de elementos naturais, ficou impossível não explorar a interação interior e exterior. Um prato cheio para os arquitetos da Nico van der Meulen Architects, ainda mais quando a demanda dos clientes era trabalhar com transparências e vidro.
O concreto, além de trazer um ar chique para muitos projetos, também é um dos materiais mais versáteis existentes. Há várias opções de cores, texturas e padrões disponíveis no mercado.
Na paleta de cores, predominam os tons neutros, principalmente o cinza. O colorido, principalmente o laranja, aparece nos detalhes como nas cadeiras, vasos, tigela e almofadas. Cores um pouquinho mais fortes são essenciais para o equilíbrio desta sala, quebrando um pouco a monotonia dos tons neutros.
A casa ganhou o Lafarge Award de melhor uso decorativo do concreto na categoria arquitetura e também recebeu o prêmio como o melhor projeto com concreto entre todas as categorias.
fotos e projeto: Nico van der Meulen Architects – via Archello
Nossa..Parece até a casa do homem de ferro!