É na proporção que se encontra o erro número 1 que as pessoas cometem quando o assunto é decoração. Afinal de contas, é preciso um certo treino e experiência para projetar um ambiente todo proporcional, onde as coisas cabem e têm o seu devido lugar. Mas se você não tem essa experiência e não pode contratar um profissional, você pode ter em mente essas 4 dicas que vamos passar para tentar minimizar o erro.
O que você não precisa ter medo de exagerar
Grandes peças, normalmente, vêm com grandes preços, mas estamos buscando proporção. Estamos criando prioridades. Portanto, se você precisa juntar dinheiro para comprar certo, junte dinheiro.
1. Tapetes
foto: Cynthia Lynn Photography
foto: Jay Jeffers
Tapetes grandes não são baratos, a gente já sabe disso, mas é preferível você não comprar a adquirir um tapete sub-dimensionado. Vá com as dimensões que você aferiu e não compre menor porque é mais barato.
2. Quadros
foto: Lindsay Pennington Inc
foto: Morrison Dilworth + Walls
Se você gosta de quadros, uma dica que pode te ajudar muito na hora de escolher um tamanho certo é o “0,57”. Como funciona? Veja o comprimento livre de parede que você tem. Entenda-se livre a parede lisa, sem porta no meio, janela ou prateleira, nada disso. Pegue o comprimento dessa parede e multiplique por 0.57, o resultado vai ser o tamanho do comprimento do seu quadro. Um exemplo: você tem uma parede livre de 2,00m. Multiplicando 2 por 0,57, temos 1,14m, que é o espaço que você deve ocupar com um quadrão só ou com um conjunto deles.
3. Pendentes
foto: mode:lina architekci
foto: Cornerstone Architects
Quantas vezes já vimos por aí lustres e pendentes pequenos demais para a superfície que estão iluminando? Pois é, as pessoas tendem a comprar luminárias menores com medo da luz ofuscar a vista e esquecem que elas têm a escolha de comprar lâmpadas com potências variadas. Outra opção, ao invés de uma maior, é colocar várias luminárias menores e em sequência.
O que você precisa ter medo de exagerar
A não ser que você prefira uma ambiente com aspecto entulhado, para esta peça, maior nem sempre é sinônimo de melhor.
1. Sofás
foto: Alvhem
foto: HAO Design
Deve existir espaço de circulação entre os móveis da sua sala. O resultado decorativo vai ser melhor e prático também, ou seja, uma sala pequena precisa de um sofá pequeno! Não há nada mais feio e desconfortável do que um sofá muito grande para o espaço que se tem. Essas dicas aqui podem te ajudar nessa tarefa da escolha do sofá.