Decoração

11 imagens que mostram como usar luminária de trilho na iluminação

13 de maio de 2018

A luminária de trilho pode ser considerada uma solução prática, barata e lindérrima de distribuir pontos de luz pelo teto do seu ambiente, sem precisar gastar muito ou perder espaço com rebaixo ou sancas de gesso. Vale a gente lembrar que, em um projeto de interiores, a iluminação deve vir sempre após o layout dos móveis. Isso quer dizer que é preciso definir a posição dos móveis e objetos antes de pensar nos pontos de luz. Assim sendo, separamos 11 imagens que nos mostram como podemos usar os trilhos e também vamos falar sobre algumas vantagens desse tipo de iluminação.

foto: Lawrence Architecture

Vantagens da iluminação com trilho:

  • Requer apenas um ponto de luz no teto e não demanda uma distribuição em vários pontos como fazemos com a iluminação embutida.
  • Não diminui a altura do pé-direito e nem gastamos com forro de gesso.
  • Permite distribuir pontos de luz sem obra, sem sujeira e possibilita que você mude essa distribuição a qualquer momento.

foto: Ashbury Construction

E você não precisa prender somente spots no trilho. Fazendo o mix com pendentes, por exemplo, a sua iluminação perde um pouco da vibe industrial e fica mais interessante, aconchegante e charmosa.

foto: Corynne Pless

Vale ainda lembrar que esse tipo de iluminação, apesar de combinar com todos os estilos de decoração, tende a deixar o ambiente um pouco menos formal e com aquele tcham industrial. Para evidenciar a iluminação, você pode contrastar a cor do trilho e dos spots com a cor do teto. Mas se você quer deixar seu ambiente com uma pegada mais arrumadinha, vale utilizar-se de trilhos e spots da cor do teto.

foto: David Robertson Design

foto: Thomas Roszak Architecture

foto: Svoya Studio

foto: Art Decor Design

foto: DISTINCTidENTITY

foto: DISTINCTidENTITY

foto: Andrade Scroback Arquitetos

foto: Melina Romano Interiores

Outra vantagem absurda da luminária de trilho que eu não mencionei ali em cima é que você acha uns dois mil tutoriais na internet de como fazê-la!!! E caso você seja preguiçoso e não queira procurar, de todos os tutoriais que eu vi, esse que o Edu do Homens da Casa fez está bem esmiuçado, explicadinho e impossível de não entender! E como se fosse pouco esse material, ele ainda fez ou outro tutorial no Youtube que o resultado só vendo pra você crer!

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo