CuriosidadesDesign

Designers criam colmeias reais que você pode montar na parede de sua casa

21 de fevereiro de 2018

Os designers Dustin Betz e Mike Zaengle criaram o BEEcosystem, uma espécie de colmeia de observação modular. A estrutura hexagonal, inspirada em um favo de mel, pode ser fixada em paredes (dentro ou fora de casa/empresa/restaurante) e apresenta uma frente transparente para que os usuários possam assistir e aprender sobre suas abelhas residentes. Ao contrário das colmeias de observação mais comuns no mercado, que têm tamanho fixo, o BEEcosystem é modular e permite que o usuário expanda sua colmeia anexando corpos (HexHive) magnéticos. Os pontos de conexão de cada colmeia magnética apresentam telas de ventilação deslizantes que se abrem, permitindo que as abelhas se movam livremente. O BEEcosystem também possui um tubo de transferência que as abelhas podem usar para ir e vir de dentro e por fora. Um alimentador na parte superior pode ser usado para complementar a colmeia quando necessário. Muito diferente de um aquário de formigas, esse de abelhas possui uma barra superior que pode ser removida para recolhermos o mel que produzem!

1-BEEcosystem.jpg

E mais do que simples fabricante de mel, as abelhas desempenham um papel vital no nosso sistema alimentar global. Como polinizadores, devemos agradecê-las por uma em cada três mordidas de alimentos que comemos. A maioria das culturas de frutas e vegetais dependem completamente do inseto para sua produção. No entanto, com 3,5 milhões de colmeias menos do que em 1947, as abelhas estão em declínio em números recorde devido a um fenômeno chamado Transtorno de Colapso de Colônias – Colony Collapse Disorder. Os designers do BEEcosystem esperam que eles possam construir uma comunidade, uma “rede de colmeia” de apicultores que possam se apoiar mutuamente através da partilha de melhores práticas e estratégias de divulgação educacional da indústria.

2-BEEcosystem.jpg

Para aqueles que querem apoiar a causa do BEEcosystem, mas sem o necessário conhecimento e habilidades apícolas, Betz e Zaengle criaram um programa de embaixadores. O projeto permite aos especialistas em apicultura visitar clientes potenciais, como restaurantes, hotéis e centros educacionais para ensinar como cuidar de suas colmeias – em funcionamento somente nos EUA.

3-BEEcosystem.jpg

As colmeias estão em pré-venda no site e os preços não são nada convidativos… Uma HexHive custa US$ 599! Eles ainda vendem conjuntos com 2,3,4 e 5, sendo esta maior avaliada em US$ 2.599.

4-BEEcosystem.jpg

5-BEEcosystem.jpg

6-BEEcosystem.jpg

via: My Modern Met

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo