Este lindo projeto da FGMF Arquitetos tem uma fachada que destoa de tudo em seu entorno, quase “espartana” à primeira vista. Confesso que demorei um pouquinho para me acostumar, mas depois já estava pronta pra juntar minhas coisas e mudar pra lá! A entrada da casa é linda de morrer e já te prepara pro que você vai encontrar, uma sala de estar integrada à cozinha através de pequenas passarelas, seguida da piscina, mirante e a vista. Aliás, que vista! Essa vista justifica qualquer transparência utilizada em qualquer uma das fachadas. Além desse vidro todo, a residência tem toda a estrutura primária em aço contra placas de concreto e foi dividida da seguinte maneira maneiras: térreo (cozinha, lavandaria, banheiro, sala de esta, varanda gourmet, piscina e mirante), superior (quartos e jardins) e mais baixo (home theater, adega, sala de visita e escritório com varanda).
A Casa Mirante tem fortes raízes modernistas, como o uso intensivo de brise-soleil, plantas e concreto, mas propõe relações com a vista, a natureza. Foi feita para um jovem casal com crianças pequenas e está localizado em um condomínio na Aldeia da Serra, perto de São Paulo.
Com uma incrível estrutura metálica e lajes de concreto apoiadas na mesma, as vedações são principalmente de vidro temperado ampliando a importância da estrutura. Essa concepção, quase orgânica, garante iluminação e uma estreita relação com a natureza do entorno. Nas laterais, aparecem “persianas” verticais com espaçamento variável que agem como um envelope para o edifício, atuando como um filtro entre o externo e o interno.
visto em: Dwell – fotos: Rafaela Netto e Renato Caiuby