ArquiteturaCasa

Um sobrado inacreditavelmente lindo

2 de julho de 2018

Sabe quando você imagina a casa dos seus sonhos? Pois é, parece que o pessoal do Estúdio BRA andou visitando meus sonhos e fizeram esse lindo projeto! Este sobrado de 105m², que fica na cidade de São Paulo, foi reformado para receber os novos moradores, um jovem casal e seu lindo cachorro. Segundo os arquitetos responsáveis, antes, a casa contava com espaços muito compartimentados, com pouca iluminação e com pé-direito baixo, o que não atendia às expectativas dos novos moradores. Para que a casa se adaptasse às vontades dos clientes, a estrutura antiga foi demolida e foram mantidas apenas as alvenarias que circundavam o lote, que eram feitas de tijolo maciço e tinham função estrutural. Após tal demolição, o lote urbano que mede 4×24 metros foi ocupado com o novo programa que se dividiu em três níveis: térreo, superior e cobertura jardim.

1-casa-sobrado-moderna-e-linda

No térreo, a organização espacial é clara, uma super integração entre a cozinha, sala de estar, jardim e churrasqueira, livre de quaisquer fechamentos verticais. Tudo se inicia no recuo frontal em que o paisagismo formado por espécies nativas da mata atlântica torna a chegada à casa muito mais aconchegante e viva! O acesso ao sobrado se dá por uma grande porta pivotante e, aos fundos, uma porta de vidro de correr, que quando abertas por completo propiciam a extensão de toda área social.

2-casa-sobrado-moderna-e-linda

3-entrada-sala-espaços-integrados

Ainda de acordo com os arquitetos, a mesa de jantar, que fica junto à ilha de cocção em mármore, organiza de um lado a cozinha e do outro a circulação de quem vai à sala de estar. A cozinha é composta por móvel desenhado em marcenaria pelos próprios arquitetos, piso em ladrilho hidráulico e bancada em pedra. Juntos, os ambientes possuem 3,60 x 5,15m.

4-sala-e-varanda-gourmet-integrados

Na sala de estar, a estrutura fica aparente: pilares metálicos, vigas metálicas, lajes painel, tijolos maciços e por fim a estante em chapas metálicas que também foi desenhada pelos arquitetos responsáveis. No jardim central, entre o estar e a churrasqueira, há uma linda Jabuticabeira adulta, transplantada na fase final da obra. Além de contribuir com o conforto térmico, a árvore dá frutos para a felicidade e sorte dos moradores.

5-cozinha-americana-madeira-e-branco

6-entrada-sala-espaços-integrados

Na parte final do lote, a churrasqueira e o lavabo se dividem abaixo da laje de cobertura, que também abriga outras árvores frutíferas de porte médio.

7-cozinha-integrada

8-sala-e-cozinha-integradas

9-sala-e-cozinha-integradas

10-fachada-integrada-no-entorno

O percurso até o pavimento superior acontece a partir de uma escada executada em dois lances que não se tocam, o primeiro em concreto armado polido e os demais em chapa metálica dobrada.

11-casa-sobrado-moderna-e-linda

12-casa-sobrado-moderna-e-linda

A escada metálica vai até a cobertura, que é acessada a partir de escotilha automatizada. A nova estrutura, somada ao piso elevado para a passagem da infraestrutura, possibilitou a instalação de um gramado com jardim e horta no mesmo nível do deck em madeira. A lavanderia e os equipamentos de infraestrutura resolvem-se em um volume que pode ser aberto ou fechado por portas metálicas perfuradas do tipo camarão.

13-laje-com-telhado-verde

O pavimento superior se divide entre as duas suítes.

14-vista-quarto-casal

15-laje-com-telhado-verde

Todos os acabamentos, sejam eles novos ou reaproveitados, conversam muito bem entre si, dando um ar jovem e moderno para toda decoração da casa! Linda de morrer!!

16-cozinha-integrada

17-cozinha-integrada

18-detalhe-escada-de-chapa-dobrada

19-jardim-externo

20-laje-com-telhado-verde

21-estante-da-TV-com-action-figures

22-vista-quarto-casal

23-planta-terreo

24-planta-superior

25-planta-cobertura

Fotos: Estúdio BRA – fotógrafa: Maíra Acayaba

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo