ArquiteturaCasaLuxo

Sobrado moderno com muito concreto e espaços abertos

25 de fevereiro de 2018

Situada em um bairro residencial de São Paulo, esta linda casa é um projeto do pessoal do Grupo SP. O escritório é fruto da associação de arquitetos formados em diferentes momentos que se reuniram para o desenvolvimento de concursos e projetos a partir de 2004. A casa possui uma configuração para um lote urbano (10m x 37m), com a concepção de um espaço aberto entre os muros de divisa do terreno a partir da construção de um bloco central fechado e duas paredes laterais. Segundo os arquitetos, um volume central em concreto armado concentra todos os programas de apoio e organiza toda a espacialidade da casa, conformando espaços laterais longitudinais contínuos. De um lado, uma varanda de acesso utilizada como uma biblioteca e do outro um vazio definido pela rampa de veículos, mas marcado pela presença de um jardim vertical, que aproxima a divisa, incorporando-a visualmente ao espaço interno. Esta disposição permite que o terreno seja inteiramente visualizado a partir do ingresso da casa. Da mesma forma é possível ver a rua da divisa posterior, ampliando sensivelmente a percepção de sua real dimensão.

1-fachada-casa-jardim-paulistano-moderna

No núcleo da edificação, situam-se a circulação vertical e as áreas molhadas. Cozinha e banheiros no piso inferior e banheiros no primeiro pavimento, além de um espaço para academia, uma suíte para hospedes e varandas no segundo pavimento, concentrando as máquinas na cobertura. A casa se organiza em três pavimentos, articulados em torno deste volume central. Os ambientes destinados à permanecia prolongada orbitam este volume central: salas de estar e de jantar no piso térreo e dois dormitórios no primeiro andar. Uma passarela liga os dormitórios situados em extremos opostos e permite o acesso à estante de livros que se apoia na empena estrutural com pé-direito duplo. Neste recinto, há uma iluminação zenital que ressalta o volume de concreto.

2-fachada-casa-jardim-paulistano-moderna

A solução estrutural mescla o concreto e o aço, os fechamentos metálicos e os revestimentos, resultando em uma arquitetura austera e sóbria. Uma casa que se volta para dentro, considerando o entorno e preexistências introspectivas, realçando os espaços da vida sem, no entanto, fechá-los ou enclausura-los. A arquitetura é, neste caso, quase neutra, colorida pelos livros, pelos objetos de arte e pela historia dos moradores.

3-fachada-casa-jardim-paulistano-moderna

O projeto é de 2012 e, em 2015, ganhou o 8º Prêmio Arquitetura & Construção “O MELHOR DA ARQUITETURA” – CATEGORIA CASA DE CIDADE, da Editora Abril.

4-fachada-casa-jardim-paulistano-moderna

5-fachada-casa-jardim-paulistano-moderna

6-fachada-casa-jardim-paulistano-moderna

7-circulação-concreto-estante

8-circulação-concreto-estante

9-circulação-concreto-estante

10-sala-integradas-moderna-concreto

11-varanda-garagem-area-externa

12-quarto-casal

13-circulação-pav-superior

14-circulação-pav-superior

15-planta-subsolo

16-planta-terreo

17-planta-1o-pavimento

18-planta-2o-pavimento

19-corte-projeto

20-corte-projeto

imagens: Grupo SP – Fotógrafo Nelson Kon

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo