Eu tenho um caso de amor com casas térreas, fato. Não tenho nada contra os sobrados e até acho que resultam em fachadas muito mais imponentes, mas a minha paixão é mesmo por casas térreas! Sim, eu morro de preguiça de subir e descer escada, mas juro que não é por isso não. Acho que é mesmo pelo desafio arquitetônico de trabalhar esta fachada para deixá-la tão interessante como a de um sobrado costuma ser. Bom, o motivo pouco importa, pois o foco aqui é compartilhar este projeto maravilhoso do pessoal do ArqBr Arquitetura e Urbanismo, que é a Casa Güths. O imóvel, projetado pelos arquitetos Eder Alencar e André Velloso, fica em um condomínio fechado em Brasília e possui aproximadamente 280m².
Segundo os arquitetos, a intenção dos proprietários era construir uma casa térrea, em princípio, para os finais de semana, dando destaque para os espaços de convívio e lazer. A forma e o tamanho do terreno foram os principais desafios a serem superados, uma vez que se pretendia uma ocupação térrea e com a liberação da maior área verde possível.
A implantação resultou da ideia de organizar a ocupação do terreno, bem como a de setorizar o programa de necessidades a partir de dois volumes principais. No primeiro, os espaços íntimos estão dispostos de forma linear. Já o segundo, concentra os espaços sociais. Esses volumes foram articulados de modo a criar uma praça na parte posterior do lote, espaço mais reservado e que potencializa a convivência social de moradores e convidados.
A composição da fachada revela o tratamento dado aos espaços: àqueles mais fechados (de uso íntimo), vemos mais o concreto, aos de uso social, tem-se permeabilidade do ripado de madeira e aos de uso recreativo, totalmente abertos, sem nada mesmo.
fotos: Joana França e Haruo Mikami
impresionante…!