Esse projeto, assinado pelos poloneses do Kameleonlab, é o resultado de uma reforma em uma típica casa polonesa dos anos 70. A casa, inicialmente, era pequena e tinha dois andares. O objetivo era quase duplicar a área útil do imóvel. No final da reforma, a casinha que parecia um cubinho branco, tornou-se um majestoso cubo negro (Black Cube). A casa cresceu em duas direções, para um lado e para dentro do jardim, ganhando espaço para a sala de estar, no térreo, e uma suíte no andar superior.
A privacidade era um item muito importante a ser considerado na reforma. Pelo fato do terreno estar localizado em uma área de alta densidade populacional, as fachadas frontais e laterais possuem o mínimo possível de aberturas. Portanto, a falta de iluminação natural na parte da frente da casa é compensada com algumas claraboias na cobertura e grandes aberturas com vidro na fachada posterior, iluminando a sala, corredores e a escada.
O layout da casa foi todo reorganizado a fim de setorizar e separar diferentes zonas de uso. O pavimento térreo possui planta livre e fluida e é dedicado à família e aos amigos, enquanto no pavimento superior encontra-se a área privativa dos quartos.
Um dos aspectos importantes desse projeto era criar uma transição sutil entre o ambiente interno e o jardim. Uma estrutura de aço permeia toda a varanda e sustenta a suíte da casa. A varanda permitiu que a transição entre o espaço interno e externo do ficasse do jeito que os clientes queriam. Ela acaba por servir como uma extensão da sala, onde as portas de vidro podem ser abertas quando conveniente.
imagens: Kameleonlab.