Ambientes PequenosCasaCozinha

10 cozinhas compactas e ideais para pequenos espaços

16 de julho de 2014

As cozinhas compactas não são muito difundidas, principalmente no nosso pais, onde ter uma cozinha grande com tudo dentro é o desejo de quase todo mundo. Contudo, o espaço está ficando cada vez mais escasso e, portanto, cada vez mais caro, principalmente em grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo. Então, atender aos desejos de todos fica um tanto quanto complicado.

Mas essa falta de espaço não é o fim do mundo, apenas um novo desafio, pois no final das contas a praticidade e a funcionalidade andam de mãos dadas com a otimização de espaço. As pequenas cozinhas que que separamos a seguir estão cheias de funções, além de soluções geniais de design, tudo isso em um espaço super compacto.

Clever-Kitchen

Essa cozinha circular é um projeto da Compact Concepts, da Nova Zelandia. Ela ocupa um pouco menos que 2m² e tem tudo que qualquer pessoa pode precisar em uma cozinha: geladeira, lava-louça, micro-ondas, cafeteira, forno, fogão e ainda há espaço para armários e gavetas. Tudo isso nesta forma circular!

Miniki-1

Miniki-2

Essa cozinha compacta da Miniki é perfeita para apartamentos pequenos onde a cozinha faz parte da sala. Tem a opção de 3 módulos básicos. O mais simples deles vem com uma pia e um armário embaixo. Há também um modelo com um frigobar, um cooktop com duas bocas e ainda um outro com tudo o que uma cozinha tem direito. Tudo isso em com várias opções de cores.

Kitchoo

Essa é outra cozinha compacta, dessa vez da Kitchoo. É inovadora, moderna e perfeita para pequenos espaços. Feita em madeira e com a bancada de pedra, possui duas bocas de indução, uma pia com a torneira telescópica, um frigobar e dois gavetões. Há a possibilidade da troca da madeira e também dá pra colocar uma lava-louça.

cozinha compacta-2

cozinha compacta-1

Esse exemplo é pra lá de versátil! Uma hora, é um móvel compacto, mas em seguida pode se transformar em uma bancada cheia de funções e compartimentos que estavam escondidos. Fechado, o móvel parece uma simples ilha de cozinha, mas é expansível até virar uma área de refeições para 4 pessoas. Os responsáveis por essa maravilha são os designers Albrecht Seeger e Martin Klinke. Fotos: Marco Warmuth

cozinha compacta-4

cozinha compacta-3

A customização é muito importante quando falamos de cozinha. Por mais que existam elementos básicos, nossa rotina e conhecimentos culinários fazem com que a necessidade de cada um seja diferente. Os designers alemães Robert Schierjott e Ulrich Kohl criaram essa cozinha que aceita a customização de seus usuários. A unidade toda ocupa mais ou menos 1m² e é feita de dois módulos, que transformam esse “cubo” em uma área para cozinhar, incluindo uma pia, bancada, um lugar para o gás e ainda alguns armários.

cozinha-compacta-5a

Esse tipo é ideal para as pessoas que gostam de cozinhas com ilhas, mas não têm muito espaço para tal. Encontramos essa maravilha no designboom. Ela foi criada pelos designers Kristin Laass e Norman Ebelt e, quando fechada, ocupa 1m². Abra-a e tenha um espaço extra para sentar, além de fogão de indução, forno e armários. A Small Type, como foi batizada, ainda é um protótipo.

Minikitchen

Desenhada por Joe Colombo, a Minikitchen da Boffi parece um carrinho que combina um fogão, um mini refrigerador, gavetas e compartimentos pra guardar coisas, tomadas, uma tábua e uma mini bancada de apoio retrátil.

cozinha compacta-6

Caso prefira algo não tão moderno, com linhas mais clássicas, essa unidade é inspiradora. Atrás de suas portas você encontra tudo que precisa: um frigobar, forno, pia e um monte de lugar pra guardar suas coisas! Idealizado por Michael Culshaw e Emma Bell da Culshaw Bell.

Ecooking

A Ecooking, da italiana Clei, é uma unidade vertical com o intuito de, é claro, economizar espaço. Os módulos, apesar de pequenos, são extremamente funcionais e vem em muitas cores!

cozinha compacta-7

E se você tivesse uma peça que pode ser uma cozinha, sala de estar e um escritório que ocupa muito pouco espaço? Foi o que pensaram os orientais do Atelier OPA na hora de desenvolver essa peça. Combina o essencial de uma pequena cozinha em uma peça compacta, mas nem por isso foram comprometidas a forma e funcionalidade.

Todas essas peças e unidades não possuem revendedor no Brasil, contudo, servem de inspiração para qualquer projeto que necessitem de soluções criativas e inteligentes!

Um comentário

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo