ArquiteturaDecoração

Você pode gastar menos com a reforma: faça um projeto online de arquitetura e decoração

Por 16 de novembro de 2016 Sem comentários

Ter um projeto em mãos antes de iniciar qualquer reforma ou intervenção que se queira fazer em casa é fundamental (leia o artigo até o final, para descobrir como ganhar um projeto de graça). O projeto é a base de tudo! É a partir dele que podemos calcular custos, estimar o tempo da obra, além de, claro, ter uma ideia de como será o resultado final antes dele ficar pronto de fato. É um processo trabalhoso, que exige muitas decisões antecipadas a fim de minimizarmos os erros lá na frente, na hora da obra, ou até mesmo depois de concluída. E por isso a contratação de um profissional da área, como um arquiteto, passa a ser fundamental. Ele vai apresentar soluções para questões de espaço, layout, utilização do ambiente, mobiliário, além levar em consideração todos custos adequados às necessidades de cada cliente especifico. Em suma, ter o projeto em mãos vai evitar muito retrabalho e vai gerar economia.

projeto-sala-1

Porém, às vezes, nossa vida corrida de hoje em dia não nos dá o tempo necessário para visitarmos um profissional fisicamente. Se, por um lado, fazer um projeto junto com o arquiteto é uma tarefa muito prazerosa, por outro, você terá que tomar uma série de decisões durante o processo e tudo isso demanda preciosas horas de reunião, que nem sempre a gente tem, não é verdade?

projeto-sala-5

projeto-sala-2

projeto-sala-3

É nesse contexto que aparece o projeto de arquitetura ou decoração online. Se vocês já nos seguem há algum tempo, com certeza já se depararam com um projeto online, feito via internet entre o cliente e o profissional. Mas como isso funciona? Quais as vantagens de se fazer um projeto online? Calma, que a gente vai explicar tudo, tim tim por tim tim.

cozinha-2

cozinha-3

O que difere um projeto online de um projeto convencional é que você, consumidor, fica responsável por algumas etapas da elaboração do projeto que o profissional faria na maneira convencional. E isso acaba resultando em menos tempo gasto pelo profissional e, consequentemente, o projeto online acaba saindo mais barato do que o projeto convencional.

varanda-1

varanda-2

O primeiro passo para que o profissional dê início ao seu projeto é que você envie algumas informações, como fotos e medidas do ambiente onde vai acontecer a reforma, e plantas feitas pelo responsável da construção de sua residência. Em um projeto convencional, isso é papel do profissional, que vai até a sua casa, tira fotos e mede tudo.

qt-joana-rev03-01

qt-joana-rev03-02

qt-joana-rev03-05

qt-joana-rev03-09

Ao enviar a planta do ambiente, tome cuidado para não omitir qualquer medida ou dados como a existência de janelas, portas e pilares, por exemplo. Descreva o que deseja do espaço, o que não quer, além de fornecer informações sobre os gostos e hábitos pessoais dos moradores que farão uso do cômodo. Vale lembrar que, quanto mais informação o cliente fornece sobre o espaço, melhor será o resultado de seu projeto.

sala-cozinha-1

sala-cozinha-2

sala-cozinha-3

Além do preço menor, esse tipo de serviço online permite que o cliente coloque o projeto em prática no seu ritmo. Ele pode contratar, por exemplo, um projeto para um cômodo ou, se preferir, para o apartamento inteiro. Não há a preocupação de ter que fazer tudo de uma vez. Com o projeto em mãos, você pode fazer aos poucos, conforme for conveniente para você e para o seu bolso.

HELLOMOTOIDEN
Sala Antes

sala-depois-1
Sala Depois

sala-depois-2
Sala Depois

Nesse modelo online, o cliente vai receber um projeto com todo detalhamento para transformar o ambiente que ele contratou. Assim, ele receberá arquivos com as perspectivas 3D, planta baixa humanizada, planta de elétrica, planta de hidráulica, planta de piso, detalhamento de marcenaria, planta de gesso/iluminação e um item fundamental para o cliente botar tudo em prática: a famosa lista de decoração, onde cada item proposto no projeto, é listado com a respectiva quantidade, local de compra e preço. Ou seja, uma verdadeira receita de bolo para transformar sua casa ou um cantinho. E tudo isso sem sair de casa.

HELLOMOTOIDEN
Banheiro Antes

banheiro-depois-1
Banheiro Depois

banheiro-depois-2
Banheiro Depois

Assim como em qualquer projeto, é necessário conversar com o seu arquiteto o tipo de interferência a ser feita. Se o objetivo é fugir do quebra-quebra e reaproveitar ao máximo os móveis e objetos de decoração que você já tem ou se a mudança será mais radical. Outro exemplo é se você aluga um apartamento. Nesse caso, certamente, não vai querer gastar com móveis planejados ou grandes reformas, pois não poderão ser aproveitados em suas futuras residências. Por isso, o arquiteto te ajudará a montar uma decoração que se encaixe em suas necessidades.

fabricio-rev-01-01

fabricio-rev-01-02

fabricio-rev-01-03

Por fim, vale ainda lembrar que, assim como qualquer outra contratação, é preciso cautela na hora de buscar o profissional para te atender. Procure indicações e use as redes sociais para conversar com outras pessoas que tenham contratado o serviço. E é ai que a Marcela e o Marcel entram! Ela é arquiteta e ele é engenheiro. No final de 2013, perceberam esse nicho no mercado e montaram um escritório virtual e colaborativo que pudesse oferecer projetos de decoração e arquitetura a preços acessíveis, sem perda de qualidade, a um maior número de brasileiros. Afinal, com tamanho continental, o Brasil tem inúmeros lugares nos quais o arquiteto não existe ou ele é muito caro. Assim surgiu a Arquilego.

fabricio-rev-01-04

fabricio-rev-01-09

fabricio-rev-01-10

O processo é 100% virtual e colaborativo. O cliente participa virtualmente de todas as etapas, desde o início. Seja um projeto de uma casa, a decoração de um apartamento ou um simples cômodo, quem dita o tom é você e eles vão transformar o seu ambiente num espaço funcional, personalizado e que você tenha orgulho de mostrar por aí.

E não paramos por aqui! Se você tem um ambiente aí meio sem graça precisando de uma cara nova, o pessoal da Arquilego vai dar o projeto pra você! Basta você se inscrever na lista de emails deles dizendo porque você deve ganhar um projeto de decoração. Um único sortudo será selecionado para esse prêmio super legal! Corra e inscreva-se na lista da Arquilego agora, pois o vencedor será anunciado no fim do mês.

O resultado da campanha vai aparecer lá no Instagram deles no dia 30/11/2016.

Boa Sorte!

*Todas as imagens que ilustram esse post são projetos da Arquilego.

aviso_artigo_patrocinado_thumb

Deixe uma resposta

Compartilhe com um amigo