ArquiteturaDecoração

Você gosta de plantas livres? Conheça os prós e contras

29 de julho de 2018

Arrisco dizer que quase todas as casas e apartamento postados aqui possuem planta livre. E antes da gente já pular para o assunto dos prós e contras, vale tentarmos definir o que seria uma planta livre. Livre ou aberta, aqui, diz respeito ao layout do imóvel, configurando um grande espaço que funciona como vários ambientes em um só ou um ambiente com várias funcionalidades. Normalmente, ambientes que compartilham o mesmo espaço são cozinhas e salas (estar, jantar e TV). No entanto, isso pode variar de acordo com o tamanho da sua casa/apartamento, uma vez que espaços menores tendem a agregar mais funções a esse tipo de espaço. Cabe ainda lembrar que plantas livres são ótimas opções para casas pequenas, mas longe se ser exclusividade delas. Casas grandes também podem se beneficiar, e muito, desse tipo de solução.

Prós

1-sala-grande-cozinha-integrada-cimento-queimado-forro-de-pinus

foto: John C Sanders

1. Melhor interação social – Plantas livres em um lar aumentam a oportunidade para a interação social, apenas pelo fato de não existirem paredes. Quando barreiras entre pessoas são removidas, fica muito mais fácil e natural não ignorar o outro, afinal de contas, vocês estão se vendo. Portanto, leve em conta onde colocar os assentos.

2-sala-grande-piso-de-madeira-salas-integradas

foto: Maienza Wilson

3-sala-aberta-integrada-varanda-e-cozinha

foto: Horst Architects

2. Mais luz natural – Sem aquele monte de paredes para bloquear a luz que vem de fora, fica claro que a planta livre proporciona uma melhor iluminação natural. E essa permeabilidade de luz tem um papel importantíssimo em pequenos espaços, deixando-os mais arejados, iluminados e com a sensação de serem maiores.

4-apartamento-pequeno-quarto-integrado-na-sala

foto: Curly Studio

3. Nunca mais fique fora de suas próprias festas – Se você gosta de receber pessoas em casa, sabe como é necessário interromper as conversas pra ficar indo e voltando da cozinha. Com a planta livre, esse problema deixa de existir.

5-sala-grande-cozinha-integrada-cimento-queimado

foto: CGA Partners

6-sala-de-estar-jovem-parede-de-cimento-queimado-integrada-com-a-cozinha

foto: Finn

4. Fique sempre de olho nas crianças – Essa vantagem é bem específica, mas não deixa de ser importante. Esse tipo de solução facilita muito quando você tem que cuidar de crianças pequenas e ainda precisa fazer as tarefas domésticas.

7-sala-integrada-com-cozinha-sofa-de-couro

foto: Sellars Lathrop Architects

Contras

12-salas-integradas

foto: Entrance

1. A casa precisa estar sempre organizada – Organizar e limpar um ambiente grande dá um pouquinho mais de trabalho. E pelo fato de ser aberto, qualquer bagunça pode ser vista de quase todos os ângulos.

8-sala-colorida-moderna-quadros-no-nicho-parede-preta

foto: Mandril Arquitetura

9-sala-tijolinho-aparente-integrada-com-cozinha-e-quarto

foto: Design 1

2. Falta de privacidade entre os membros da família – Dentro de uma família, como diria minha mãe, “cada um é um” e, normalmente, possuem horários e interesses diferentes. E como a planta livre tende a colocar todos no mesmo espaço, esses interesses e horários podem se tornar conflitantes.

10-salas-integradas-estante-incrivel

foto: Abramson Teiger Architects

11-apartamento-pequeno-divisória-em-cobogó

foto: Marcela Madureira

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo