ArquiteturaDesign

Catedral de Notre Dame: arquitetos propõem 8 projetos para reformular e reconstruir este patrimônio da humanidade

Por 13 de maio de 2019 Sem comentários

Nas últimas semanas, a catedral gótica mais famosa do mundo ganhou o destaque nas notícias por um péssimo motivo! Um incêndio acometeu o prédio, destruindo a construção parcialmente. A partir daí, o governo francês começou a pensar em como avançar para recuperar esse patrimônio da humanidade. Recentemente, o primeiro-ministro francês, Édouard Philippe, disse aos jornalistas que o governo estava fazendo uma convocação internacional para que arquitetos propusessem suas ideias de como reconstruir a parte do teto e a icônica torre que desabou durante o incêndio. Ao invés de seguir a tradição de reconstruir e restaurar do jeitinho que era antes, ele teria dito que a França não estava procurando uma repetição do que era, mas sim “uma nova torre adaptada às técnicas e aos desafios de nossa era”. E na verdade, mesmo antes do anúncio do primeiro ministro, várias empresas de arquitetura e estúdios de design em todo o mundo vêm publicando seus conceitos para a nova torre da Notre-Dame de Paris. Embora reconhecendo as dificuldades de equilibrar o antigo e o novo, a maioria dos arquitetos e designers parece concordar que a igreja precisa avançar com o tempo. Muitos dos desenhos apresentados homenageiam a história da Notre-Dame, mas utilizam materiais modernos para um visual super contemporâneo. Sabendo disso, vamos dar uma olhada em 8 dos mais interessantes conceitos de Notre-Dame propostos até agora por arquitetos de todo o mundo.

1. Norman Foster

1-reforma-notre-dame-norman-foster

O aclamado arquiteto inglês Norman Foster é um dos maiores nomes a jogar publicamente seu chapéu no ringue, depois de anunciar suas intenções em uma entrevista ao The Times. Chamando a competição de “uma oportunidade extraordinária”, sua proposta leve e arejada pede um telhado e uma torre formada de cristal e aço inoxidável.

2. AJ6 Studio

2-reforma-notre-dame-alexandre-fantozzi

3-reforma-notre-dame-alexandre-fantozzi

O brasileiro Alexandre Fantozzi, do AJ6 Studio, com sede em São Paulo, apresentou um conceito muito bacana que homenageia os vitrais históricos de Notre-Dame. À noite, as luzes iluminam o telhado de vidro e a torre, criando um caleidoscópio de cores no céu noturno.

3. Godart + Roussel

4-reforma-notre-dame-Godart-Roussel

Os arquitetos franceses da Godart + Roussel também propuseram um telhado de vidro, mas o seu pináculo (ponto mais alto da torre) é bem diferente dos outros. Uma torre elegante e minimalista se eleva para o céu, dando um aceno ao que uma vez existiu sem tentar substituí-lo.

4. David Deroo

5-reforma-notre-dame-David-Deroo

Esta versão elegante e modernizada de Notre-Dame é a visão do artista e arquiteto David Deroo. As formas onduladas do telhado dão vez ao telhado destruído, enquanto os materiais fornecem um toque contemporâneo à obra.

5. Studio NAB

6-reforma-notre-dame-Studio-NAB

O design inovador dos franceses do Studio NAB transforma o telhado da catedral em uma estufa educacional, enquanto a torre funciona como um apiário. O design sustentável integraria a igreja ainda mais na comunidade. A ideia é criar um espaço para os desprivilegiados aproveitarem oportunidades de desenvolvimento profissional, bem como oficinas para crianças locais. Esta visão para o espaço é uma das mais “diferentonas”.

6. Studio Fuksas

7-reforma-notre-dame-Studio-Fuksas

Os italianos Massimiliano e Doriana Fuksas do Studio Fuksas criaram um conceito moderno e interessante que homenageia a arquitetura gótica clássica da catedral. A torre foi inspirada por um cristal Baccarat, com toda a estrutura feita para ser iluminada à noite. Assim, Notre-Dame continuará sendo um farol claro de Paris, dia e noite. Segundo os arquitetos, a torre de cristal deve ser entendida como “um símbolo da fragilidade da história e da espiritualidade”, enquanto a luz é “um símbolo de imaterialidade”.

7. Vizum Atelier

8-reforma-notre-dame-Vizum-Atelier

9-reforma-notre-dame-Vizum-Atelier

Os eslovacos do Vizum Atelier propuseram uma visão decididamente única da Catedral de Notre-Dame de Paris. Em seu conceito, uma espiral leve é ​​coroada por um raio de luz que alcança os céus. Este movimento para conectar o céu e a terra é um renascimento da Notre-Dame, que serve para lembrar que “durante os tempos góticos, os construtores tentavam, de fato, alcançar o céu”.

8. Alexander Nerovnya

10-reforma-notre-dame-Alexander-Nerovnya

O arquiteto russo Alexander Nerovnya está em sintonia com muitos dos outros arquitetos para a catedral com o telhado de vidro. No entanto, seu conceito apresenta uma torre que mais se assemelha ao recurso arquitetônico destruído. Como muitos outros arquitetos, Nerovnya acredita firmemente que esta é uma oportunidade para avançar em direção ao futuro, em vez de tentar substituir o que foi perdido.

E caso você tenha interesse na história da catedral sugiro assistir a esse vídeo do Nerdologia!

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo