Sabe aquele projeto aconchegante e que inspira a gente a querer reformar a nossa casa? É o caso desse lindo apartamento de 86 metros quadrados assinado pela arquiteta Jessica Ruy. Segundo a Jessica, o apartamento originalmente já possuía cômodos generosos e bem arejados. Porém, havia pontos um tanto inconvenientes que deveriam ser modificados: a existência de “dormitório de empregada”, obsoleto para os tempos atuais, além de circulação cruzada entre área social e íntima, uma vez que a entrada da cozinha era feita através do mesmo corredor de acesso aos dormitórios. Assim, o “dormitório de empregada” foi aberto e transformado em sala de jantar, fazendo a integração entre a cozinha, sala de estar e escritório. A circulação passou a ser mais funcional, isolando as áreas social e íntima do apartamento. A antiga porta de entrada para a cozinha deu lugar a um grande armário, que serve de apoio para guardar objetos diversos, otimizando o espaço. Através dessas alterações foi possível garantir não só amplitude como conforto para receber família e amigos, além de proporcionar melhor conforto ambiental, ao criar ventilação cruzada e uma incrível iluminação natural.
O mobiliário segue também a ideia de funcionalidade e integração dos ambientes, a exemplo do móvel para TV, que se estende até a sala de jantar como banco que, aliado à mesa de jantar extensível, consegue acomodar várias pessoas.
Já nos dormitórios, duas abordagens distintas, de acordo com a necessidade de quem os utiliza. No de casal, buscou-se uma atmosfera tranquila, propícia ao relaxamento e, no quarto infantil, o lúdico se faz presente com mobiliário ao alcance da criança, a fim de estimular a criatividade com autonomia.
fotos: Jessica Ruy – fotógrafo Rodrigo Tarifa
Um espetáculo !!!! me inspirei para a reforma da minha casa.