ApartamentoDecoraçãoInspirações

Projeto de reforma que integra os ambientes e o resultado é incrível

9 de abril de 2018

E bastou fazer um post pra conhecer o trabalho da arquiteta Marcela Madureira pra gente virar fã e querer que todo mundo vire também! O projeto de reforma deste apartamento teve como objetivo melhorar a integração entre os ambientes através de uma arquitetura moderna. O apartamento é, originalmente, da década de 80 e tinha uma planta bastante compartimentada, o que não satisfazia a necessidade dos novos moradores. Segundo a arquiteta, para a realização da reforma, foram demolidas as alvenarias que separavam a cozinha, o hall social, a sala de tv, a sala de jantar e a sala de estar, fazendo com que todos esses ambientes fossem parcialmente integrados.

1-sala-rustica-mais-de-um-tapete

No hall, foi executado um painel de marcenaria branco que camufla a porta do elevador, a porta do lavabo e uma porta que dá acesso à cozinha de uma maneira leve, harmoniosa e minimalista. Uma grande estante de madeira e com estrutura de ferro tem um papel de destaque no projeto. Ela serve de divisória entre o hall de entrada e o home theater, dando mais privacidade a esse ambiente.

2-hall-minimalista

3-apartamento-com-sala-iluminada

4-estante-sala-de-tv-oled

Os materiais e revestimentos existentes já estavam bastante deteriorados e foram todos trocados. No piso foi utilizado madeira rustica, tipo demolição, fazendo um jogo de texturas com o concreto aparente dos elementos estruturais. A arquitetura tem uma base neutra, deixando as cores predominarem nos objetos, nos mobiliários e no paisagismo.

5-sala-integradas-tons-claros-lareira

A lareira, na área social, foi totalmente remodelada. A antiga tinha apenas uma pequena abertura emoldurada por uma peça de granito antiga. Foi então construída uma parede sobreposta a lareira original em tijolo maciço e nela foi desenhado um grande “rasgo” feito através de blocos cerâmicos resistente a altas temperaturas.

6-sala-integradas-tons-claros-barzinho

7-sala-integradas-tons-claros-barzinho

8-salas-integradas-com-vigas-e-pilares-em-concreto

9-sala-com-chaise

10-apartamento-com-sala-iluminada

11-estante-divisória

12-lareira-tijolinho-na-sala

13-sala-de-jantar-cadeira-de-palhinha

14-sala-de-jantar-cadeira-de-palhinha

Ainda segundo Marcela, a cozinha foi semi-integrada a área social através de portas tipo “camarão”, se adaptando assim as diversas necessidades cotidianas dos moradores. Foi criado também um painel com azulejos decorativos compondo com a marcenaria executada sob medida.

15-ilha-cozinha-incrivel

16-cozinha-com-revestimento-incrivel

17-cozinha-grande-incrivel

18-cozinha-integrada-com-sala-de-jantar

19-corredor-minimalista

20-home-office-com-sofá

Na área intima, composta por 3 dormitórios, não houve uma modificação significativa na disposição dos espaços, foi realizada apenas a troca dos revestimentos e um novo desenho de marcenaria para os armários internos.

21-quarto-todo-branco

22-lavabo-super-chique

23-planta-reforma-apto-260m2

fotos: Marcela Madureira – Fotógrafa: Maíra Acayaba

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo