Ambientes PequenosApartamentoInspirações

Piso verde traz unidade e muita personalidade a este apartamento pequeno

24 de junho de 2018

Uma reforma com um resultado incrível foi o que o pessoal da Vão conseguiu neste lindo apartamento, que fica na região central da cidade de São Paulo. Um marcante piso verde marca todos os ambientes criando unidade e aumentando a sensação de continuidade deste maravilhoso apartamento pequeno.

1-apartamento-pequeno-chão-azul-turquesa

Uma das primeiras soluções adotadas no projeto foi, segundo os arquitetos, demolir todas as alvenarias internas da recortada planta original, para que a paisagem e a luz natural, enquadradas pelos caixilhos originais de madeira, pudessem fazer parte do espaço. Para aumentar a sensação de amplitude dentro dos 46m² de área interna, a divisão entre ambientes se fez através de um mobiliário que flutua suspenso, sem tocar o incrível piso verde que inunda todo o apartamento. Tal volume de madeira em meio à planta tem dupla função, abrindo-se tanto para a sala de estar como para o quarto, enquanto um lado é armário para livros e eletrônicos, o outro serve como guarda-roupas.

2-apartamento-pequeno-chão-azul-turquesa

A funcionalidade da bancada de concreto também auxiliou na organização e ganho espacial, pois nela estão embutidos os utensílios de lavanderia, cozinha e o lavabo do banheiro, separado destas por um espelho suspenso na bancada. Por ser o único ambiente fechado e com pouca incidência de luz natural, o banheiro foi envolto por painéis de vidros translúcidos ao invés de alvenarias. Ainda de acordo com os responsáveis pelo projeto, o tratamento acidado dado aos vidros garante a privacidade, mas também permite a passagem filtrada de luz, tanto da diurna que provém do quarto, como da artificial interna que o transforma, à noite, em uma grande lanterna. Essa luz artificial é emitida pela divisória técnica entre o sanitário e o chuveiro, que concentra também todas as tubulações hidráulicas, facilitando a sua manutenção, caso necessário. O armário alto na cozinha é um outro elemento importante, pois se constitui como uma segunda lanterna voltada para a sala. Como as lanternas, as outras luminárias indiretas estão soltas do teto, liberando a laje e as vigas de concreto descascado de qualquer outra interferência visual

3-sala-apto-pequeno-moderna-concreto

4-cozinha-americana-com-mesa

5-cozinha-americana-com-mesa

6-cozinha-americana-com-mesa

7-movel-separa-sala-e-quarto

8-movel-separa-sala-e-quarto

9-movel-separa-sala-e-quarto

10-quarto-banheiro-divisória-vidro

11-banheiro-com-divisória-em-vidro

12-pia-banheiro-pra-fora-do-ambiente

Imagens: Vão Arquitetura – Fotógrafa: Rafaela Netto

Deixe um comentário

Compartilhe com um amigo