ApartamentoDecoração

Apartamento com paredes em concreto combina tons de cinza, azul e mostarda

Por 27 de março de 2018 Sem comentários

O que poderia ter sido um problema foi a solução encontrada pelas arquitetas Sarah Bonanno e Marina Cardoso de Almeida, da Tria Arquitetura, para o projeto de reforma deste apartamento em São Paulo. As paredes estruturais de concreto foram descascadas, o que trouxe um equilíbrio perfeito entre construção e interiores, marcada pelo uso de tons de cinza, azul e mostarda. Com 110m² de área, esta foi a primeira reforma do apartamento desde a sua construção nos anos 70.

02-cozinha-concreto-azul-bebe

Todo projeto veio com a confirmação de que as paredes estruturais deveriam permanecer. Então, o objetivo era basicamente mudar o layout sem radicalizar. E neste novo layout, a área de serviço ficou um pouco menor, dando espaço ao home-office, que agora fica integrado à área íntima do imóvel. Ainda na área íntima, os dois quartos permaneceram, contudo, um deles foi transformado em sala de TV. Já a cozinha foi integrada à sala, dando uma sensação mais ampla do espaço.

03-cozinha-americana-sala-jantar

Para suavizar a frieza e brutalidade do concreto, as arquitetas escolheram usar cores em tons neutros e complementares. Na cozinha, eles usaram revestimentos que também aparecem em outras áreas para que não haja uma ruptura estética e que seja uma continuação da sala de jantar. Na área social e intimista, o piso de taco de madeira original foi restaurado.

A busca pelo equilíbrio foi o guia deste projeto. Se a decoração fosse feita em tons escuros, o resultado seria algo um pouco mais pesado, o que não era o objetivo do cliente. Portanto, apesar do elemento concreto, a marcenaria e o mobiliário seguiram uma linguagem mais suave em todos os espaços. Muita textura de madeira e tons pastel aliadas a móveis em mostarda e cores lenhosas trouxeram suavidade e leveza desejadas ao projeto.

04-cozinha-americana-sala-jantar

O apartamento tem três banheiros, dois nos quartos e um lavabo, todos inteiramente reformados. Um deles com toda a área de banho revestida de madeira, dando um toque moderno e aconchegante ao ambiente.

05-cozinha-americana-sala-jantar

06-cozinha-bancada-de-refeições

07-cozinha-bancada-de-refeições

08-detalhe-cozinha

09-detalhe-cozinha-sala-de-tv

10-sala-de-tv-linda

11-sala-tv-linda

12-escritório-portas-abertas

13-sala-de-estar-parede-de-concreto

14-sala-de-estar-parede-de-concreto

15-sala-de-estar-parede-de-concreto

16-sala-de-estar-parede-de-concreto

17-banheiro-quarto-menor

18-banheiro-quarto-maior

19-bancada-lavabo

20-planta-apto

fotos: Tria Arquitetura – Fotógrafa Júlia Ribeiro

Deixe uma resposta

Compartilhe com um amigo