Procurando por apartamentos pequenos e bacanas para alimentarmos nossas mentes com criatividade me deparei com um lindo projeto, que não se parecia em nada com algo já postado por aqui antes, eu acho, rsrsrsrs. Trata-se da transformação de um prédio comercial de escritórios, o Hermes City Plaza, em um alojamento para estudantes com 218 apartamentos. O projeto é do pessoal da Standard Studio, que, nessa pegada de casas super pequenas, conseguiu com louvor implementar todos esses apartamentos de maneira simples, independente e criativa, no centro de Rotterdam, na Holanda. O desafio era transformar 15 metros quadrados em um casa estudantil completa. E por “completa” entenda como totalmente equipada com banheiro, cozinha, mesa de jantar, escrivaninha, sofá, cama queen e muito armário pra armazenamento. E tudo isso foi possível com muita criatividade no quesito aproveitamento de espaço, utilizando muito bem o que cada ambiente podia proporcionar, tanto horizontalmente, como verticalmente!
Segundo os responsáveis pelo projeto, a inspiração para o design vem do movimento das casas e apartamentos super pequenos, mais conhecido e difundido ao norte da Europa em países como Holanda, Suécia e Dinamarca. Nessas casas minúsculas, o espaço é usado de maneira mais inteligente e mais importante, fora do padrão. E por causa dessa necessidade de uma cama queen size, por exemplo, em uma das plantas dos apartamentos, a cama é presa no teto a 2 metros acima do chão e um grande guarda-roupa forma uma escada que dá acesso à cama. E como no banheiro do apartamento não há espaço para uma pia com bancada, ela foi combinada com a da cozinha. A pia é dividida por um painel em que de um lado é com espelho e de o outro uma lousa. Já na decor, uma combinação de cores claras com tons amadeirados não tem erro!
E como todo prédio estudantil que se preze, as instalações que você não encontra nos apartamentos podem ser encontradas dentro do edifício. De áreas comuns, como o terraço, sala de música, salas de TV, um bar, lavanderia e até uma área de estudo. Existem também comodidades individuais, como uma oficina para bicicletas e um jardim privado.
visto em: ArchDaily – fotógrafo Wouter van der Sar
Gostei das ideias. Muito top o site. Deus abençoe vocês